terça-feira, 27 de julho de 2010

Datafolha: Luciano Ducci é o melhor prefeito do Brasil


Saiu uma das pesquisas mais esperadas na província, a do ranking Datafolha de melhor prefeito do País, aquele em que Beto Richa apareceu em primeiro lugar por 8 vezes consecutivas. Mudou o prefeito, não mudou a colocação da Prefeitura de Curitiba: Luciano Ducci é o melhor prefeito do Brasil. Com nota média de 6,5 e aprovação de 50%, com apenas 5% de desaprovação. “É uma conquista que compartilho com minha equipe e com a população de Curitiba, que tem atuado em parceria com a Prefeitura e tem nos ajudado a fazer uma administração que atende às necessidades das pessoas em cada bairro de Curitiba”, afirmou Luciano Ducci.
Luciano Ducci está à frente de Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, nota média de 6,3; Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, nota 5,8; Gilberto Kassab (DEM), São Paulo, 5,5; José Fortunatti (PDT), Porto Alegre, 5,4; João da Costa (PT), Recife, 5,3; e João Henrique Carneiro (PMDB), Salvador, 4,5. Vale lembrar que Luciano Ducci está há apenas 4 meses à frente da Prefeitura de Curitiba.

Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/
Fonte: http://www.psbnacional.org.br/
Fonte: http://www.datafolha.com.br/
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/

PSB nas cabeças


Só deu PSB no ranking Datafolha de prefeitos e governadores. Além de Luciano Ducci, que lidera o ranking nacional de prefeitos, o partido emplacou também o melhor governador, Eduardo Campos, do PSB de Pernambuco. O partido teve ainda o segundo melhor prefeito, Márcio Lacerda, de Belo Horizonte. Orlando Pessuti ficou em terceiro lugar no ranking de governadores, com nota 6,3.

Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/
Fonte: http://www.psbnacional.org.br/
Fonte: http://www.datafolha.com.br/
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/

domingo, 25 de julho de 2010

As Razões da Insegurança Pública

O Brasil tornou-se um dos países mais violentos do mundo e o Paraná está no centro do problema, como uma das principais rotas nacionais do tráfico de drogas, poderoso combustível do crime organizado. Nas grandes e pequenas cidades, no meio rural e nos centros urbanos, a constatação é unânime: a violência é um dos maiores fatores de preocupação das famílias.

Nosso plano de trabalho será concluído em julho, mas desde já é imperativo aprofundar a discussão sobre as possíveis soluções, pois a segurança dos paranaenses não pode continuar sendo negligenciada.

Um diagnóstico preliminar indica medidas a serem priorizadas. A primeira delas, absolutamente inadiável, é a recomposição dos efetivos policiais, de acordo com critérios técnicos, demográficos e de índices de ocorrências em cada município. O número de policiais civis (3.075) e militares (17.116) é menor do que há 20 anos. Nesse período, a população do Paraná cresceu quase 30% e a violência aumentou de maneira alarmante.

Em dezenas de municípios o número de soldados da PM caiu drasticamente nos últimos anos. É o caso de Quatiguá, onde estive em abril. O município de sete mil habitantes tinha nove policiais em 2002. Hoje tem apenas quatro. Não são poucos os casos em que há apenas um policial em serviço.

O aumento da violência no Estado, medido pelo índice de homicídios, está diretamente associado à redução dos efetivos da PM, que ocorreu de forma ainda mais dramática na Região Metropolitana de Curitiba, onde o número de soldados, que era de 4.880 em 2002, caiu para os atuais 3.442.

Desses, apenas 1.977 estão incumbidos do patrulhamento das ruas e das emergências comunicadas pelo telefone 190. Há que se considerar ainda que 20% estão em férias, licença ou em cursos, o que significa que temos hoje um contingente de apenas 1.582 policiais.

Levando-se em conta ainda que o serviço é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana e o ano inteiro, os policiais são empregados em regime de escalas de serviço, divididos em quatro equipes. Assim, cada equipe terá no máximo 395 policiais. Na prática, pelo sistema inadequado de gestão adotado, temos no trabalho de atendimento direto à população uma relação de um policial para cada 8.442 habitantes na Região Metropolitana de Curitiba.

A ampliação dos efetivos é uma condição essencial para fortalecer o policiamento ostensivo e facilitar a realização de operações conjuntas com participação da Polícia Federal, em ações incisivas capazes de desarticular as gangues do tráfico.

Fortalecer o policiamento comunitário com a criação de conselhos municipais de segurança e uma efetiva aproximação entre policial e cidadão parece-nos um excelente caminho rumo à paz social. Mas desde que a sua implementação se faça conforme as características do bairro ou cidade sob jurisdição da polícia comunitária.

É essencial observar critérios como população, parâmetros sociais, índice de ocorrências e modalidade de crimes mais freqüentes. Isso pode viabilizar uma parceria com as guardas municipais, existentes em 24 cidades do Estado.

A integração real entre as polícias Civil e Militar, mediante a adoção de documentos universais e a padronização de sistemas e cadastros, terá efeitos contundentes no combate ao crime, sobretudo nos casos de roubo de veículos e assaltos a residências, dando resposta rápida e eficaz ao cidadão lesado.

Esta eficiência que se almeja não será alcançada sem o combate sem tréguas aos eventuais desvios de conduta. Contudo, não há melhor maneira de enfrentar a corrosão moral em qualquer corporação sem uma política de valorização do organismo policial, o que inclui a PM, a Polícia Civil, o Instituto Médico Legal e o Instituto de Polícia Técnica.

O Estado deve deixar bem claro que está atento ao bem-estar pessoal e profissional do policial. Precisa assegurar condições de trabalho, dotando as corporações de armas e equipamentos modernos, veículos, munição e combustível. Não é admissível que um policial deixe de fazer patrulhamento por falta de gasolina em sua viatura.

A rearticulação da Polícia Militar e o investimento vigoroso nas ações de inteligência para prevenção e investigação são outras providências imprescindíveis.

Também é essencial controlar a circulação de armas de fogo, atuar nas causas básicas – desemprego, impunidade, desigualdade social e falta de oportunidades para os jovens – e agir com rigor absoluto na repressão ao tráfico.

Futuramente, vamos aprofundar este debate, bem como examinar a experiência exitosa de Curitiba a partir da Secretaria Antidrogas, criada em minha gestão.

Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba, é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB.

Fonte: http://www.betoricha.com.br/

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Amigos e amigas da JSB Curitiba



Iniciamos nosso trabalho de reestruturação da Juventude do PSB de Curitiba há pouco mais de 4 meses. Juntamos um grupo com vontade de trabalhar e com os mesmo ideais e, desde então, começamos a nos reunir e planejar ações que buscassem o desenvolvimento e fortalecimento da JSB.

Tivemos, desde o início, o forte apoio da Valderes Hallu, secretária do PSB Mulher, Tico Kuzma, vereador de Curitiba, nosso presidente do PSB de Curitiba, Ubirajara Schreiber, e de nosso maior líder, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, além de tantos outros incentivadores e apoiadores que foram fundamentais para nosso progresso.

Tivemos a oportunidade de participar de várias reuniões do partido, cursos de formação política do PSB Mulher, palestra do Dr. Leandro Meller (Presidente da FAS), realizamos uma Ação em Prol das Vítimas das enchentes ocorridas em Curitiba e ajudamos a formar, em parceria com juventudes de outros partidos, o Movimento das Juventudes Pró-Beto - Juntos Podemos Mais - entre outras ações que tivemos a honra de realizar com o aval do partido.

Agora, chegou a hora de retribuirmos ao PSB, todo apoio que sempre tivemos!

Realizaremos no dia 14/08, às 16h, na RTP Eventos (Rua Emanuel Voluz, 1000), EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA JSB, com o intuito de reunirmos todos nossos amigos e colaboradores para agradecermos tudo o que fizeram pela juventude.

Além disso, teremos um espaço destinado a todos estes amigos que agora são candidatos nestas eleições. Vamos ouvir as propostas de cada um e as idéias para melhorar a vida das pessoas.

Estamos ajudando na eleição de todos os candidatos do PSB a deputado estadual e federal, e torcemos para que nossas bancadas sejam vitoriosas!

Esperamos todos vocês neste nosso evento. É o momento de nos unirmos ainda mais para que nosso partido demonstre sua verdadeira força e figure como um dos grandes partidos do nosso estado, como sempre foi.

Contamos com vocês!

Juntos, somos mais fortes!!!

Miguel Machado
Presidente da JSB Curitiba

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Eleições 2010 - TRE/PR Publica lista de candidatos do PSB


O TRE-PR publicou na edição 125 do Diário da Justiça Eletrônico a relação completa de todos os candidatos que requereram registro de candidatura para a disputa eleitoral de 2010. Foram feitos 922 requerimentos de registro, assim divididos:

07 candidatos a governador
07 candidatos a vice-governador
12 candidatos a senador
24 candidatos a suplente de senador
289 candidatos a deputado federal
583 candidatos a deputado estadual

A data de publicação é a do dia 08/07/2010, portanto, a partir do dia seguinte, ou seja, dia 09/07/2010, começou a contar o prazo de 05 (cinco) dias corridos para a apresentação de eventuais pedidos de impugnação de candidatura, prazo esse que se encerrou dia 13/07/2010.

"A Exmª. Srª Desª. REGINA AFONSO PORTES, Presidente deste Tribunal, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que foram protocolizados nesta Secretaria, em 05/07/2010, os pedidos de registro de candidatos do(a) 40 - PSB, abaixo relacionados, para concorrer às Eleições de 03/10/2010.


Nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 64/90, c/c art. 37 da Resolução TSE nº 23.221/2010, caberá a qualquer candidato(a), partido político, coligação partidária ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação deste edital, impugnar, em petição fundamentada, o(s) pedido(s) de registro de candidatura.

No mesmo prazo e forma, qualquer cidadão(ã) no gozo de seus direitos políticos, poderá dar a notícia de inelegibilidade, nos termos do art. 38 da referida Resolução.

Curitiba, 06 de julho de 2010.

DESª REGINA AFONSO PORTES Presidente"

Fonte: http://www.tre-pr.jus.br/

A JSB Curitiba deseja a todos os candidatos do partido uma excelente campanha eleitoral, lembrem que nossa meta é de eleger 5 deputados estaduais e 2 deputados federais, que DEUS abençõe todos vocês!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

É lançada a Juventude do PSB em Maringá


No dia 02/07/2010 (sexta-feira), mais de 100 lideranças jovens de Maringá e região estiveram reunidas no escritório regional do Deputado Estadual Wilson Quinteiro (PSB). Na ocasião foi lançado oficialmente o JSB/Maringá (Juventude Socialista Brasileira) tendo como presidente a jovem Gabriela Quinteiro.

Na oportunidade, membros das juventudes do PSB Jovem, Juventude PSDB, Juventude DEMOCRATAS e Juventude do PHS, afirmaram a posição da juventude maringaense em apoiar o candidato Beto Richa (PSDB) para o Governo do Paraná, formando assim um grande grupo suprapartidário em prol da candidatura do tucano.

Foram discutidos também as ações que serão desenvolvidas pelos jovens durante a campanha, bem como ações após o período eleitoral, que irá envolver toda essa grande Juventude.

Estiveram presentes lideranças jovens de diversos segmentos da sociedade, bem como; Juventude Católica, Evangélica, Rural, Comércio, Indústria, Cultura, Eventos, Movimentos Estudantis, Diretórios Acadêmicos, Centros Estudantis e agremiações, entre outros jovens representantes de diversas classes e profissões.

Fonte: http://psbjovemmga.blogspot.com/

A JSB Curitiba deseja aos jovens companheiros socialistas da JSB Maringá, sucesso nessa longa caminhada eleitoral e dizer que juntos somos mais fortes!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Educação, pressuposto básico para o desenvolvimento


Fator central de emancipação social e econômica dos povos de países avançados, a educação é apontada há décadas como o mais importante obstáculo ao desenvolvimento brasileiro.

No Paraná, como de resto em quase todo o País, houve avanços significativos nas duas últimas décadas, sobretudo na universalização do acesso ao ensino fundamental e na ampliação do número de vagas nas universidades. O desafio maior é avançar na qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes e estancar os altos índices de evasão escolar.

Nosso plano de governo será concluído em julho, mas as diretrizes básicas nesta área estão definidas. Garantir qualidade à educação fundamental, avançar gradualmente na educação integral nas escolas estaduais, ampliar o ensino tecnológico profissionalizante (nos níveis médio e superior) e aproximar escola e comunidade são alguns dos propósitos centrais de nosso programa.

A educação de excelência no seu nível básico exige investimento firme na 1) qualificação e valorização do professor; 2) modernização didático-pedagógica capaz de motivar o aluno; 3) criação de um sistema anual de avaliação; e 4) adequação e melhoria das escolas, equipadas com bibliotecas, laboratórios de informática e quadras esportivas.

Exemplo disso é a Rede Municipal de Bibliotecas de Curitiba, reconhecida pelo governo federal com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio por seus efeitos positivos nos percentuais de leitura entre os alunos, que têm à disposição um acervo de mais de 700 mil livros. Não basta melhorar a escola. É preciso que o aluno tenha acesso a ela. E para isso o Estado deve investir na melhoria das estradas vicinais usadas pelos alunos e implantar o Plano Estadual de Transporte Escolar.

O Estado, em parceria com as prefeituras, precisa construir atalhos que levem a novas políticas integradas para a juventude, criando perspectivas de fixação das novas gerações em suas cidades de origem. Essencial, nesse aspecto, é ampliar e modernizar o ensino profissionalizante, direcionando-o para as áreas técnica e tecnológica, conforme as vocações e características de cada região.

E aqui, além dos municípios, o governo federal é parceiro potencial em pesquisa, ciência e tecnologia, através do Instituto Federal de Educação, a fim de atender à demanda do mercado por profissionais cujo perfil terá um papel de vanguarda no desenvolvimento do País.

As universidades também têm um papel central neste processo. Elas já atuam como pólos aglutinadores de atividade econômica, social, cultural e empresarial. Mas acredito que, pela massa crítica de doutores, mestres e especialistas já formada no conjunto das instituições de ensino superior mantidas pelo Estado, é possível projetar novas possibilidades no que se refere ao investimento em ciência e tecnologia e em iniciativas de cooperação, como na relação entre comunidade e escola, que pode ser aberta às famílias dos alunos nos finais de semana para atividades de lazer e cultura, serviços comunitários e oficinas de capacitação profissional.

* Ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa é candidato do PSDB ao Governo do Paraná.

Fonte: http://www.betoricha.com.br/

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Amigos do Paraná


Agradecemos todas as palavras de apoio e incentivo que ouvimos nestas últimas 24 horas após a publicação da CARTA ABERTA da Juventude do PSB sobre o nosso posicionamento nestas eleições.

Nossa carta foi publicada em vários sites e blogs, sendo um deles o site político mais acessado no Estado, e a repercussão foi ótima.

Ouvimos críticas, sugestões, idéias que adotaremos. Mais do que isso, aprendemos muito porque consideramos o debate a arma mais poderosa para estimular o exercício da Democracia.

O contato com os leitores, amigos e colaboradores nos fazem crescer e a juventude do nosso partido fará ainda mais diferença no futuro.

Não podemos também de deixar de agradecer a coordenadora do PSB Mulher, Valderes Hallu, o presidente do PSB de Curitiba, Ubirajara Screiber, o nosso prefeito de Curitiba, Luciano Ducci – principal liderança da nossa legenda no estado e a todos aqueles que acreditam em nosso trabalho.

Sem o apoio de vocês, essa somatória de forças que estamos iniciando e que está dando origem a um movimento partidário forte e unido, não seria possível.

Continuamos na luta. Nossos objetivos são claros.

A força do PSB elegerá 5 deputados estaduais e 2 deputados federais. A militância da JSB estará com todos eles e também ao lado de Beto Richa e Flavio Arns para o governo do estado e de Ricardo Barros e Gustavo Fruet para o Senado.

Obrigado!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Carta aberta da JSB Curitiba

A Juventude do PSB/Curitiba, atráves da reunião de sua Comissão Executiva realizada na data de 12/07, deliberou:

        A JSB Curitiba não tem candidatos oficiais a deputado estadual e a deputado federal, portanto, apoiará todos os candidatos do partido que tiverem identidade e compromisso com as políticas públicas da juventude, tanto no âmbito estadual como federal;
        Realizará evento de confraternização com a data ainda a ser definida para reunir e dar espaço a todos os candidatos que queiram manifestar suas idéias para a juventude;
        Deixa à disposição de todos os candidatos do partido os espaços de seu twitter (twitter.com/jsbcuritiba) e seu blog (jsbcuritiba.blogspot.com) para canal de comunicação com a juventude;
        Manteremos diálogo com as juventudes do PSDB, PPS, PP e DEM, através de reuniões periódicas para somar esforços na campanha majoritária, porém relativo às eleições proporcionais, deliberamos que todos os membros da JSB Curitiba estarão apoiando os candidatos a deputado pelo partido;
        A JSB Curitiba está com Beto Richa (PSDB) e Flávio Arns (PSDB) para o governo do estado assim como Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB) para o Senado;

Juventude Socialista Brasileira de Curitiba - JSB Curitiba

sábado, 10 de julho de 2010

Aprovada a PEC da Juventude

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (07/07/2010), com 52 votos favoráveis, e em regime especial de tramitação, a proposta de emenda à Constituição (PEC 42/08) que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Carta para atender os interesses da juventude. Esse capítulo, que trata atualmente dos interesses da família, da criança, do adolescente e do idoso, passa a incluir também o jovem, conforme a chamada "PEC da Juventude".

A proposta, que vai à promulgação pelo Congresso Nacional, modifica ainda o artigo 227 da Constituição, com o mesmo objetivo de incluir menção ao jovem. Pela proposta, esse artigo passa a ter a seguinte redação: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

A PEC já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, a partir dos trabalhos de uma comissão especial, e o primeiro signatário da proposta original foi o deputado Sandes Júnior (PP-GO). No Senado, a PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com três emendas de redação, cujo relator foi o então senador Expedito Júnior (PR-RO).

A votação foi acompanhada por representantes de diversas entidades de varias frentes do segmento juvenil, entidades estudantis e pelos representantes da Juventude Socialista Brasileira, João Marcos Vidal (Taubaté), Fabricio Lopes (Cubatão) e Amanda Lavor, membros do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude), além de Gabriel Villarim, que representa a JSB no Congresso Nacional.

Esta aprovação representa um marco para a juventude brasileira e abre caminho para assegurar direitos historicamente reivindicados. A mobilização realizada pelas redes sociais foi fundamental para sensibilizar os senadores para importância do tema. A JSB Paulista por sua vez, se orgulha de ter entre seus quadros militantes que não se intimidaram com as dificuldades e encararam até o ultimo minuto desta aprovação.

O PSB é referencia nas Políticas Públicas de Juventude nas suas administrações.
 
A JSB Curitiba deseja sabedoria aos administradores públicos na aplicação dos futuros recursos proventos dessa PEC.
 
Fonte: http://www.psbnacional.org.br/

terça-feira, 6 de julho de 2010

Senado deve votar PEC da Juventude nesta semana


As lideranças do governo e da oposição no Senado se comprometeram a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 042/2008) nesta semana. A Proposta, conhecida como PEC da Juventude, insere o termo "jovem" no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, garantindo-lhes o acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às crianças, adolescentes e idosos.

A Proposta, que tramita no Congresso Nacional desde 2003, foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, sua aprovação pelo Senado é determinante para consolidar as políticas públicas de juventude na agenda nacional, assegurando a melhoria da qualidade de vida de 50 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos. "A PEC dá segurança jurídica ao tema, permitindo o avanço das políticas juvenis, além de indicar a necessidade de um Plano Nacional de Juventude, estabelecendo metas a serem cumpridas pela União, em parceria com estados e municípios e organizações juvenis nos próximos dez anos". O plano deve conter ações nas áreas de cultura, saúde, esporte, cidadania, trabalho, inclusão digital e educação, deflagrando, segundo o presidente do Conjuve, processo contínuo e articulado de investimentos em juventude.

Danilo Moreira explica que seria muito importante a aprovação da PEC também pelo caráter simbólico, pois 2010 foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Juventude. Na sua opinião, o reconhecimento desse segmento na Constituição Federal seria um sinal para o mundo que o Brasil realmente aposta no presente e investe no futuro.

Informações da Secretaria Nacional de Juventude

Fonte: http://www.psbnacional.org.br/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Convenção PSB Paraná



O candidato ao governo do Estado do Paraná pelo PSDB e ex-Prefeito de Curitiba, Beto Richa marcou presença na nossa Convenção realizada (10/06/2010) no Clube Dom Pedro I. “PSB e PSDB caminham juntos em Curitiba e também caminharão juntos pelo Paraná pedindo votos para o Beto”, destacou o Presidente da JSB Curitiba, Miguel Machado.

A JSB Curitiba marcou presença no evento levando faixa de apoio ao candidato Beto Richa e, parabenizou a decisão do PSB pela bela aliança formada.



Foto: Vice-Presidente Guilherme Pickler, Presidente Miguel Machado e Beto Richa (PSDB), candidato ao governo do Estado do Paraná.