quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hermas Brandão Júnior 40123 - Candidato a deputado estadual



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Sou advogado, 39 anos, Serventuário da Justiça do Estado, casado e pai de duas filhas; comecei a trabalhar aos 16 anos de idade em minha cidade natal, Andirá. À época a cidade era pequena, mas meu pai, Hermas Brandão tinha um forte ideal pelo e para política, e quando ele foi eleito prefeito da cidade (1977) eu também comecei a ter ideal pela política. E como o tempo é mestre das nossas vidas, terminei a faculdade de Direito, e hoje decidi encarar a política paranaense, ou melhor, à Assembléia Legislativa do Paraná.

2 - Por que quer ser candidato a deputado ?

A decisão de meu pai pela prefeitura de Andirá teve um impacto muito forte em nossa família. E muito mais em mim. Hoje ele tem uma história política importante no Paraná, mas se afastou da vida pública. Com a ida do meu pai para o Tribunal de Contas do Estado, muitos dos paranaenses que nos apoiavam ficaram sem uma liderança política na Assembléia Legislativa. Eu entendi essa necessidade e decidi lançar-me candidato a deputado estadual. Foi uma decisão bem analisada e pensada por mim e pelas pessoas muito próximas a mim. Agora é o momento certo, é o meu momento!

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Eu creio no dialogo e no debate com os cidadãos. A partir disso podemos conhecer as necessidades mais imediatas dos paranaenses. Isso é o básico! Mas eu entendo que em áreas como segurança é fundamental a especialização e a inteligência, e também investimentos de infra estrutura para que as polícias desempenhem correta e de maneira segura a proteção dos cidadãos.

Na saúde, a proposta é investir em atendimento na própria região, estabelecer e construir hospitais ou postos de atendimentos locais para, à medida do possível, fazer o tratamento sem precisar ter que transferir as pessoas para a Capital do Paraná, é manter aos munícipes, atendimento médico conforme o caso, evitar ter de percorrer quilômetros para atendimento.

À educação, o turno integral vai manter os alunos nas escolas com atividades intelectuais e esportivas; aos docentes, esses são os elos principais da educação, oferecer uma remuneração digna e proporcionar aprimoramento, e volto a dizer, o dialogo entre eles (corpo docente e funcionários) e nós (Poder Legislativo) para entender e adequar as escolas o ensino.

E claro, não menos importante, como deputado estadual creio que é fundamental estar atento e fiscalizar as atividades do Poder Legislativo, mas isso não significa animosidade ou enfrentamento entre as partes.

4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?

Aos jovens, precisamos integrá-los à uma sociedade que está se modernizando a todo instante, mas é fundamental que se preserve o respeito ao próximo, o caráter, o respeito às instituições governamentais e às Leis, e principalmente às famílias, os país.

Nas regiões, urbana ou rural, precisamos oferecer ensino condizente, atividades de lazer que os integre à realidade daquela região do Estado, do País, e por quê não dizer do mundo. A Internet é um grande instrumento para isso, mas claro com responsabilidade e mantendo o foco!

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Pois bem, eu noto que a política no Paraná está complicada, recentemente aconteceram alguns fatos que expuseram os políticos paranaenses e a própria Assembléia Legislativa. O Legislativo Paranaense precisa, e com urgência, de uma reconstrução de imagem e de ideais. Política é decisão de vida, de sacerdócio, eu acredito na minha fé e no bom caráter de uma vida pública. Meu pai é exemplo disso! Mas meu foco na política paranaense é sim a melhoria da vida dos paranaenses. Quero dialogar com a população, e para isso tenho viajado o Paraná. Para nos conhecer e ouvir a diferentes matizes da realidade social paranaense.

Dessa maneira, e mantendo as portas abertas, quero conversar com os agricultores que forem ao meu gabinete na Assembléia Legislativa, mas também a população dos grandes centros urbanos. Minha prioridade é fazer um a política justa e de portas abertas.

Acesse: http://www.hermasbrandaojr.com.br/

Um forte abraço para minha gente do Paraná

Hermas Brandão Júnior 40123

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

NOTA DE DESAGRAVO AOS MORADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA


Ontem, 28/09, no debate organizado pela RPC, canal12, o Senador Osmar Dias chamou de “playboys” moradores da Região Metropolitana. “Lá não tem cowboys e sim, só playboys”, foi a infeliz frase de Osmar.

Nós, da Juventude Socialista Brasileira, repudiamos esta afirmação do Senador. Quem conhece a realidade das pessoas que habitam a Região Metropolitana sabe que se trata de insulto inaceitável e um desrespeito sem tamanho com aquela gente séria e trabalhadora.

O termo“playboy” é usado àquelas pessoas nascidas em berço esplendido, pessoas que não precisam trabalhar para ganhar seu sustento, pessoas que não contribuem em nada para o crescimento das suas comunidades.

Se o Senador Osmar Dias conhecesse moradores de verdade da Região Metropolitana, certamente não teria essa opinião sobre eles.

Gente que acorda as 5 da manhã para ir trabalhar, muitas vezes em outras cidades, como Curitiba, gente que vende o almoço de hoje para pagar o jantar de ontem, gente que deixa os filhos em creches para ir a labuta, não pode, de jeito nenhum, ser taxado de “playboy”.

O povo da Região Metropolitana merece respeito, Osmar.

Saiba, Senador, que Curitiba e RMC reúne mais de 26 municípios, tem mais de 3 milhões de habitantes, um PIB acima de R$ 65 bilhões e é a maior potência do sul do Brasil.

Lá não é local de playboys, como o Sr. disse, e muito menos de mega-latifundiários que destrata sua população, os taxa de vagabundos com a vida mansa sem sequer conhecer sua realidade, seu dia-a-dia.

Nós, da Juventude do PSB, nos solidarizamos aos amigos moradores da Região Metropolitana de Curitiba, sabendo que tal insulto proferido pelo Senador Osmar Dias será respondido com o abrir das urnas no dia 03 de outubro.

Juventude Socialista Brasileira de Curitiba
JSB/Curitiba

PS: Gostaríamos de saber o que pensam os mais de 3 milhoes de habitantes que moram em Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Dr. Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Araucária, Balsa Nova, Agudos do Sul, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Tico Kuzma 4045 - Candidato a deputado federal



1- Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Leônidas Edson Kuzma nasceu em 23 de julho de 1971, em Curitiba, capital do Paraná. Tico Kuzma, como é conhecido, é o segundo filho do casal Leônidas e Lindamir Kuzma.

Sempre morou em Curitiba. Durante sua infância, conheceu muitas cidades do Paraná, pois acompanhava seu pai, que era delegado de polícia, em viagens por cidades onde trabalhava. De família tradicional e muito religiosa, Kuzma diz que Deus e a família são os grandes alicerces da sua vida.

Tico Kuzma cursou Eletrônica no Cefet-PR. Freqüentou também as aulas do curso de Administração de Empresas das Faculdades Santa Cruz, onde se formou.

Trabalhou como representante comercial da Batavo, já atuou como fiscal federal do CREA-PR, como técnico da Empresa Yok Equipamentos e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria.

Sua estréia na política foi em 2004, quando se elegeu vereador, com 3.199 votos, sendo o eleito com menos votos. Dois anos mais tarde, foi candidato a deputado estadual, não sendo eleito. Porém, com 18.807 votos, ficou entre os dez mais votados na capital.

O seu pai, que é o seu grande exemplo de vida e honestidade, foi assassinado em um assalto, em 2006, fato que deixou o vereador obstinado em lutar por mais segurança e paz. Por isso, criou a Campanha Basta de Violência - Queremos mais Segurança no Paraná e também aderiu ao Movimento Nacional Luta Sim – Luto Não.

Em 2008, Tico Kuzma, com 7.298 votos, reelegeu-se vereador pelo PSB. Diz que um vereador deve ter sempre em mente o princípio de zelar pela coisa pública; que a política deve ser um instrumento transformador da vida das pessoas e que está tentando colaborar para transformar e melhorar a vida do povo de Curitiba.

2 - Por que quer ser deputado estadual/federal ?

Aceitei o convite e desafio do nosso prefeito Luciano Ducci para ser candidato a deputado federal.

Primeiro por que o PSB não tem nenhum deputado federal , e é muito importante para o PSB, para Curitiba e para o Paraná termos um representante na Câmara Federal.

Segundo, por que acredito que a experiência como vereador da capital me deu experiência e me capacitou para poder desempenhar um bom trabalho na Câmara Federal.

Sinto-me preparado e capacitado para dialogar, reinvidicar e brigar pelo nossa gente e pelo nosso Estado. Atualmente não temos o respeito que nosso Estado merece. O povo paranaense trabalha muito, colabora bastante e paga muitos impostos, mas não recebe a devida atenção do Governo Federal.

A união dos nossos representantes políticos ao lado da gente do Paraná é muito importante para encontrarmos soluções e novas propostas para um novo Paraná. Juntos vamos garantir um futuro melhor para nossas famílias.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Buscarei entre outras coisas, defender as famílias do Paraná, apresentando propostas e buscando recursos para a educação, saúde e segurança das famílias.

* redução dos impostos federais que incidem nos custos do transporte coletivo, para baixar o valor das passagens.
* Regulamentação da emenda 29, para que os recursos da Saúde não sofram desvio de finalidade.
* Mais recursos federais para a Segurança Pública.
* Incentivos para a mobilidade em bicicleta e a pé. Buscando recursos para a revitalização das calçadas.
* Propor a Criação de um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
* e muito mais propostas construidas ouvindo as pessoas.

4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?

* Ampliação dos CAPS e das Comunidades Terapêuticas e dos leitos hospitalares para tratamentos dos dependentes quimicos.
* Construção de mais salas de aula para o ensino médio.
* Criação de cursos profissionalizantes no segundo e terceiro ano do ensino médio.
* Nova lei antifumo federal.
* Programas de promoção à saúde.
* Mais investimentos federais para promoção do esporte e lazer.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Tudo na nossa vida é política e infelizmente muitos não acompanham a política de perto. Parabéns a você que esta lendo esta entrevista, o voto consciente é muito importante.

Você é especial e muito importante para fazermos a diferença em nossa cidade e nosso país.

Precisamos do seu voto para defendermos a nossa bandeira de " é mais família , é mais segurança".

Entretanto, tão importante quanto escolher bem um candidato e acompanhar o seu trabalho depois de eleito.

Assim peço que me ajude agora e depois também , apresentando idéias, sugestões e criticas.

Um abraço,

Tico Kuzma 4045

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Emilia Belinati 40789 - Candidata a deputada estadual



1 - Conte um pouco de seu histórico - pessoal (se desejar) e profissional ?

Nasci em um pequeno sítio em Londrina. Estudei a vida inteira em escolas públicas, e após me formar em Educação Física, fui professora em instituições municipais e estaduais. Em 1990 fui eleita a única mulher deputada estadual, sendo eleita, por dois anos consecutivos, como a melhor parlamentar por um comitê de jornalistas. Quatro anos depois, fui eleita a primeira mulher vice-governadora do Paraná, cargo que ocupei durante dois mandatos, assumindo o governo do estado mais de 50 vezes. Sou cristã e há muitos anos congrego na Comunhão Cristã Abba.

2 - Porque quer ser candidata a deputada ?

Eu tenho convicção de que o meu chamado é servir às pessoas utilizando os dons e talentos que Deus me deu. Eu tenho habilidade e experiência com política. Conheço o Paraná e as necessidades do seu povo. Vou defender os princípios e valores cristãos e morais em cada projeto de lei votado na Assembleia Legislativa. O meu trabalho será feito com temor a Deus e respeito às pessoas. Manifestarei o amor ao próximo através de leis justas para toda a população paranaense.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

O foco do meu trabalho é a família. É valorizar e proporcionar uma boa estrutura familiar para os paranaenses. Para isso, os valores e princípios cristãos serão defendidos e valorizados na Assembleia Legislativa.

Os temas ligados ao bem estar das famílias terão destaque na hora de votar e de propor leis:

- Foco no combate às drogas, promovendo tratamento adequado aos dependentes químicos e investindo em medidas de prevenção. O aumento da violência no Estado está diretamente ligado ao avanço deste problema.

- Promover a educação de qualidade, com a valorização de professores, atenção aos alunos e maior participação da comunidade. É necessário ampliar e melhorar o acesso à educação profissionalizante, além disso, os jovens e crianças que necessitam de cuidados especiais precisam de mais cuidado e de estruturas adequadas.

- Destinar mais recursos à saúde, que deve ser mais humana, com atendimento de qualidade. A população precisa ser respeitada e os profissionais valorizados. Além disso, é necessário melhorar a atenção básica da saúde e o acesso a serviços especializados em todos os municípios.

- Ampliar projetos sociais e religiosos que proporcionam assitência social, financeira e psicológica para as famílias, pois é importante investir no desenvolvimento humano, incentivando-o a valorizar e a contribuir ativamente com a sociedade em que vive.

O meu compromisso é lutar para que haja mais paz, justiça e alegria para a sua família.

4 - Tem projetos, idéias especialmente para os jovens ?

Estamos perdendo os nossos jovens para as drogas e, neste sentido, trabalharei com a prevenção e o combate ao uso de drogas, promovendo capacitação para o mercado de trabalho, incentivando projetos que levem cultura e prevenção às escolas e comunidades, entre outras coisas.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Está em nossas mãos o futuro do nosso estado e do nosso país e a dinâmica e disposição dos jovens pode fazer toda a diferença. Independente de religião, precisamos valorizar as famílias e pensar no bem estar de toda a população agindo com integridade, honestidade e respeito aos eleitores que depositaram seu voto de confiança em um candidato.

Minha trajetória na vida pública demonstra a seriedade e comprometimento com o qual exerço meu trabalho e é por isso, por este compromisso com o povo paranaense, que me coloco à disposição para defender o interesse do cidadão na Assembleia Legislativa.

Acesse: http://www.emiliabelinati.com.br/

Emilia Belinati 40789

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1º Evento Político da JSB Curitiba






A juventude do PSB de Curitiba realizou na terça-feira (21/09/2010) seu primeiro evento político que contou  com a presença de cerca de 120 jovens.

Estiveram no evento também o candidato a deputado federal - Tico Kuzma 4045, e o candidato a deputado estadual - Hermas Brandão Júnior 40123.

Nosso prefeito - Luciano Ducci, participou também do encontro e pediu apoio aos candidatos.

Sábias e boas palavras foram ditas pelos candidatos, alertando para o voto consciente.

Agradecemos novamente a todos aqueles que participaram e colaboraram para a realização do primeiro encontro da juventude do PSB.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Marcio Pheper 4013 - Candidato a deputal federal



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Sou filho de pequenos comerciantes do Velho Oeste (Cascavel) e aos 10 anos de Idade anos já cuidava do antigo "PS" (Posto telefônico) na Cidade de Céu Azul. Devido as quebras financeiras, como Plano Cruzado e todos os outros, rodamos o oeste buscando nosso sustento. Na minha juventude vivi em São Miguel do Iguaçu, Foz, Mchal C. Rodon. Depois de ser líder estudantil no interior, cheguei 12 anos atrás em Curitiba onde busquei estudo de qualidade. Me formei como Filósofo e Ator pela PUCPR (2.000). Na UTFPR me especializei em Sociedade, Técnologia e Educação. Pela PUCPR Ministrei Oratória para formação de equipes de liturgia e catequistas da Igreja Católica e Luterana. Professor Concursado - Colégio Estadual do PR, poeta e escritor, ocupo hoje a Presidência do Instituto Luz de Fomento Cultural.

2 - Por que quer ser deputado ?

Quero ser deputado porque não suporto mais ver a violência como norma social. Não suporto mais saber que eu já fui assaltado e que praticamente todos os meus amigos foram assaltados, ou seqüestrados, ou furtados. Ou assassinados: como alunos que perdi assim.

Quero ser deputado para propiciar a jovens o esporte possibilitando que tragam medalhas para o Brasil em 2016. Para ver assassinos longe das ruas. Para poder deixar minha filha brincar e não me preocupar com pedófilos postos na rua pela "justiça". E por + um monte de porques educacionais, sociais e ambientais...

Quero ser deputado porque sei que posso contribuir para uma política ética e para uma sociedade melhor e mais justa.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Segurança Pública e Justiça - Prisão Perpétua para criminosos cruéis (pedido de plebiscito);

- Organização do trabalho nos presídios e reestruturação do sistema carcerário;

- Educação, Cultura e Esporte

* COC - Centros Olímpicos e Culturais - Centro de Excelência em Esporte, Cultura e Educação Profissionalizante - base de instalação do Ensino Integral. Nossos jovens ficarão Meio Período na Escola ou Colégio e Meio Perído no COC onde se descobrirão enquanto artistas, esportistas e profissionais, recebendo valores disciplinares e ganhando sensibilidade - o que significa prevenção à violência;

* Salário Federal para Professores – com o projeto professores da rede pública terão uma revolução na profissão a partir da destinação de verbas do fundo gerado pelo pré-sal.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

COC - Centros Olímpicos e Culturais - Centro de Excelência em Esporte, Cultura e Educação Profissionalizante - base de instalação do Ensino Integral - Meio Período na Escola ou Colégio e Meio Perído no COC se descobrindo enquanto artista, esportista e profissional, recebendo valores disciplinares e ganhando sensibilidade - o que significa prevenção à violência.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Um abraço a todos e sabedoria na escolha desse ano. Desconfie de campanhas milionárias para deputado. O que será que leva alguém a despejar milhões para ser um deputado ou fazer um? Parece uma espécie de investimento. Esses churrascos que compram votos agora serão descontados aos triplos depois que os candidatos gastões forem eleitos. Não colabore com esse lixo! Vote consciente! Procure um candidato que não seja ladrão ou corrupto. Eu tenho um interesse na política: fazer história. Quero provar que é possível ser honesto e político ao mesmo tempo. Os que votam em mim votam por ideal, por não compactuarem com o chiqueiro eleitoral. São os idealistas, os socialistas e realistas.

Acesse: http://www.marcio4013.blogspot.com/

Marcio Pheper 4013

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aldair Rizzi 4050 - Candidato a deputado federal



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Nasci em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, em 1951. Comecei minha jornada no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Posteriormente prestei concurso público para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde adquiri um grande aprendizado como professor, pró-reitor de Planejamento, Orçamentos e Finanças; diretor de Ciências Sociais Aplicadas e vice-reitor. De 2003 a 2007 fui Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Logo depois, presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Sou membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e fui, por duas vezes, vice-presidente da região Sul da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas (Abipti).

2 - Por que quer ser candidato a deputado ?

Decidi ser político como cidadão. Gosto de política e tenho condições pleitear uma cadeira na câmara federal. Minha experiência, competência e envolvimento com o governo federal me dão condições de contribuir com o nosso país e fortalecer a política nacional.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Quero fortalecer a política no Paraná com novos investimentos e projetos na defesa dos interesses dos paranaenses. Minhas principais propostas são: reforma política, reforma tributária, geração de empregos e desenvolvimento regional, garantia de recursos federais para ciência e tecnologia, defesa das políticas públicas nas áreas da saúde e educação, ampliação de vagas no ensino público superior, fortalecimento dos recursos para formação profissional, mais autonomia para os municípios, políticas públicas para a segurança nos municípios, ações para preservação do meio-ambiente, melhoria de estradas e infraestrutura nos municípios, mais créditos para pequenos e médios produtores rurais e empresários no Paraná, maior desenvolvimento industrial regional com mais empregos e geração de renda.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

O jovem paranaense, como todo jovem, precisa ter estabilidade. Vou lutar para a geração de emprego e capacitação do jovem para o mercado de trabalho, trazendo recursos federais, ampliando o número de vagas no ensino superior gratuito e defendendo as políticas públicas nas áreas da saúde e da educação. Esse conjunto de fatores vai favorecer o desenvolvimento e o futuro do jovem paranaense.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Nenhuma atividade é mais nobre do que a política, porque quem a exerce assume responsabilidades só compatíveis com qualidades morais e de competência. A atividade política só se justifica se o político tiver espírito republicano, ou seja, se suas ações, além de buscarem a conquista do poder, forem dirigidas para o bem público, que é sempre preciso buscar. Um bem público que variará de acordo com a ideologia ou os valores de cada político, mas o qual se espera que ele busque com prudência e coragem. É uma atividade importante, porque o político, na sua capacidade de definir instituições e tomar decisões estratégicas na vida das nações, tem uma influência sobre a vida das pessoas maior do que a de qualquer outra atividade. Estou apto a assumir essas responsabilidades e conto com vocês.

Um abraço do amigo Aldair Rizzi.

Acesse: http://www.aldairrizzi.com.br/

Aldair Rizzi 4050

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Marcos Franco 40100 - Candidato a deputado estadual



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Tenho 38 anos, moro em Paranavaí desde de 1976, sou engenheiro Agrônomo, fui Secretário do Desenvolvimento Econômico de Paranavaí entre 2006 a 2008, foi quando percebi q poderia fazer mais pela minha cidade e região.

2 - Por que quer ser candidato a deputado ?

O Paraná é muito Rico, porém são 20 anos nas mãos de somente 2 pessoas, é necessário uma modernização, uma mudança, políticas que respeitam as pessoas, e que as coloque como o foco de uma gestão mais humana, é por isso que me candidatei.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Buscar o desenvolvimento sócio-economico do Paraná, um desenvolvimento sustentável, ou seja, com dignidade, sem assistencialismo. A População quer trabalhar para ter uma condição de vida melhor, e as políticas públicas são fundamentais para esta condição.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

Buscar o desenvolvimento através da qualificação profissional, também promover o desenvolvimento regional, de maneira que o jovem não tenha necessidade de ficar longe da família tão cedo. Outra importante solicitação dos jovens é quanto ao primeiro emprego, uma dificuldade pela falta de experiência, as empresas deveriam oferecer vagas para o primeiro emprego, é uma proposta.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Muito legal este espaço, passamos efetivamente por um momento de renovação, e precisamos de deputados comprometidos com políticas públicas que atendam as necessidades prioritárias da população, de todo Paraná. Quando tiverem oportunidade venham conhecer a região Noroeste do Pr, Estamos no início do Estado, uma região muito rica, com economia forte, e o desenvolvimento em potencial. Por isso peço seu voto, vote bem, vote 40100, para Deputado Estadual Marcos Franco.

Acesse: http://www.marcosfranco40100.com.br/

Marcos Franco 40100

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Irani Pereira 4011 - Candidato a deputado federal



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Nasci em 03 de outubro de 1966, na cidade de Santo Antônio do Sudoeste.

Eu e os meus cinco irmãos recebemos do pai e da mãe a formação necessária para sermos pessoas honradas, honestas, sensatas e trabalhadoras. Com meus pais aprendi a respeitar sempre o próximo e preservar as raízes da família. A gente tem que se lembrar de onde viemos para dar valor em tudo que conseguimos conquistar.

Em 1987, aos 24 anos. Na busca da oportunidade de uma vida melhor, vim sozinho para região de Foz do Iguaçu. E foi no ramo de construção e urbanismo que descobri a minha vocação profissional, fora a política, que é a minha grande paixão na vida.

Sabe somos em muitos irmãos, mas graças a Deus e a educação que os nossos pais nos deram, conseguimos (irmãos) crescer na vida familiar e profissional e sermos abençoados na vida familiar. Veja o caso do meu irmão mais novo, RENI PEREIRA. Juntos, ajudamos organizar o PSB e lançamos o Reni candidato a deputado estadual em 2002.

Dinheiro pra campanha quase não tínhamos pra fazer a campanha. O que tínhamos era um projeto na área de tecnologia (um parque) pra ser aprovado, muita força de trabalho e vontade de ver o Partido Socialista Brasileiro do Paraná com pelo menos 2 deputados estaduais eleitos com cerca de 14 mil votos. O que ninguém acreditava. Para surpresa de todos o RENI se elegeu e o Luciano Ducci também, e eu hoje sou o vice-presidente estadual do PSB ao lado do companheiro Severino Araujo (Presidente da sigla) construindo a história do PSB no Paraná.

2 - Por que quer ser candidato a deputado ?

Estamos há muito tempo discutindo alternativas para a conclusão de um amplo programa de resgate econômico em todo o Paraná, mas em principal nas regiões onde a economia entrou na UTI.

Vemos que não é justo um estado tão rico e com um povo tão trabalhador, passar pelos problemas que vem enfrentando. Necessitamos urgente voltar a crescer e deixar de perder dinheiro. Temos potencial para desenvolver nosso estado e nossa região, mais que outras regiões do Brasil. Nosso crescimento está estagnado por causa da nossa elite política.

Reconhecemos nas nossas análises, que para todo o nosso Paraná tomar a rota do desenvolvimento, é preciso despertar as suas potencialidades, que passa pelo campo, vai até as suas modernas cidades.

Ao entrar na área do turismo, devemos aproveitar todas as belas paisagens que o Criador nos presenteou, passando pelo turismo de negócio onde somos craques.

Temos ainda nosso porto (PARANAGUÁ) e as nossas ricas fronteiras, que fervilha um vasto comércio internacional. Temos que saber aproveitar o privilégio do “nosso Paraná” ser o maior portal de entrada para o MERCOSUL, sendo a região Oeste paranaense a cara do MERCOSUL.

Para que o crescimento aconteça de fato, obras em infraestrutura tem que ser feitas atendendo todas as regiões. Buscar mais recursos na esfera federal para projetos que contemplam a educação das nossas crianças, dos nossos jovens e do aprimoramento dos adultos também.

Muitas são as nossas necessidades. Mas o mais importante mesmo é arrumar ocupação e renda, principalmente para os jovens e chefes de família, para colaborar na diminuição dos índices de criminalidade e para auxiliar o resgate do indivíduo.

É somente lá na esfera federal que podemos discutir soluções viáveis para criarmos alternativas de ocupação e renda para o nosso amado povo paranaense.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Vou defender mais escolas técnicas profissionalizante para jovens e alunos, além de cursos profissionais para treinamento em áreas específicas.

Saúde, por mais repasse aos municípios, dando ênfase as cidades mais carentes e populosas.

Incentivo ao esporte, porque certo é o dito, “Mente sã, corpo são”; e o esporte disciplina as pessoas naturalmente.

Buscar mais incentivos a agricultura familiar, orgânica e agronegócio; apoiar ações culturais que no desenvolvimento dos jovens e crianças, além de educar, tem o melhor, ocupa toda essa moçada bonita com algo saudável e construtivo.

A Potencialização do Turismo no Paraná, buscando apoio aos bons projetos do Paraná.

Defender mais incentivos federais a região costeira no nosso Paraná, principalmente a pesca e as fazenda marinhas. Além de tentar mais verbas para a construção do Cais Leste no Porto de Paranaguá.

Duplicação da BR-277 no trecho entre Medianeira e Cascavel, para o melhor desenvolvimento da região e pelo fim das mortes de trânsito na área.

E a minha menina dos olhos, a criação em esfera federal da TRIM. A TRIM é um elo nodal, uma área de Translado Internacional de Mercadorias do MERCOSUL, que deve ser implantada em Foz do Iguaçu. Assim melhor aproveitaremos à dádiva que Deus que o Paraná tem de ser a CARA do MERCOSUL na América do Sul. E a cidade de Foz do Iguaçu, o maior Portal de entrada do CONESUL. Estamos no centro da região mais rica da América do Sul. Em um raio de 3.000 Km à qualquer direção, está localizada a maior densidade demográfica da America do SUL, com aproximadamente 160 milhões de habitantes (leia-se, Consumidores). Não podemos seguir perdendo esse nicho e devemos usufruir da nossa posição favorável no hemisfério Sul, sim.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

Sim, e é na área do turismo de eventos e congressos acadêmicos, esportivos e de negócios empresárias. Uma incubadora, que além de gerar a oportunidade do primeiro emprego e renda, educa, profissionaliza, enriquece culturalmente, dá oportunidade que vão abrir as portas para novas oportunidades. E ainda, apresentar a esses jovens entre 16 a 24 anos, o mundo dos grandes negócios, das grandes corporações, dos atletas de excelência e aos mestres acadêmicos e sua gigantesca bagagem de conhecimento.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Primeiro eu quero agradecer a oportunidade da Juventude do nosso partido, estar tendo está iniciativa tão boa e democrática. Na sequência eu quero lembrar a todos que 03 de Outubro está chegando. Eu acredito nas pessoas e que para ser merecedor de um voto, tem que se partir do princípio da confiança. Que esta sim, a confiança é conquistada ao longo do tempo, unindo as vertentes do que representamos e somos na vida social, na pessoal, na profissional e na publica-partidária. Na verdade é como as pessoas conjugam estas coisas e veem a possibilidade de estas características serem utilizadas para o bem comum, aliada a várias propostas viáveis que vem ao encontro com as necessidades do povo do Paraná, visando sempre mais melhorias na vida da nossa gente, que levam a votar neste ou aquele candidato.

E é por tudo isto acima enfatizado que me levam a acreditar ser merecedor destes votos de confiança, o seu voto para deputado federal pelo PSB do Paraná.

Acesse: http://www.iranipereira.com.br/

Irani Pereira 4011

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gustavo Fruet 456 - Candidato a Senador



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Nasci em Curitiba, onde também fiz toda a minha formação escolar e acadêmica. Tenho 47 anos e sou formado em Direito pela UFPR, mesma instituição onde concluí mestrado e doutorado, também em Direito. Depois de atuar alguns anos nessa área, em 1996 fui eleito para meu primeiro cargo eletivo – o de vereador em Curitiba. Dois anos depois, meu pai, Maurício Fruet (que nos anos 80 foi prefeito de Curitiba) era candidato a deputado federal e faleceu inesperadamente a poucos dias das eleições. Atendendo a um apelo de amigos e lideranças políticas, aceitei o desafio de assumir a candidatura e fui eleito para o primeiro mandato de deputado federal. Depois fui reeleito em 2002 e em 2006, quando tive a honra de ser o deputado federal mais votado do Paraná, recebendo a confiança de mais de 210 mil paranaenses.

2 - Por que quer ser Senador ?

Não faço política por apego a cargos ou funções, mas movido por uma paixão lúcida e pela crença de que esta é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Este ano recebi a convocação do meu partido para disputar o Senado e, depois de três mandatos de deputado federal, avaliei que era hora de enfrentar este desafio. Acredito que posso colaborar para que o Senado, desgastado depois de tantos escândalos, resgate o seu verdadeiro papel, que é o de fazer boas leis e fiscalizar os atos do governo e a utilização de recursos públicos. Também quero ajudar o Paraná a recuperar o espaço merecido na federação, com projetos e recursos que favoreçam o desenvolvimento do Estado.

3 - Quais são suas principais propostas para o estado do Paraná ?

O Paraná precisa, antes de mais nada, restabelecer a harmonia na relação entre o governo estadual, o governo federal e os representantes do Estado no Congresso Nacional. Nos últimos anos, a postura do governador estimulou o conflito e a divergência. Precisamos trabalhar pela convergência, superando divergências políticas pelo bem do Paraná. Entre as minhas propostas para o Estado está a mudança na cobrança do ICMS da energia, que hoje vai para os estados onde a energia é consumida. São R$ 800 milhões a mais por ano para o Paraná, que podem ser investidos em educação, saúde, segurança. Também precisamos garantir que o Paraná seja beneficiado pelo pré-sal e trazer mais recursos federais para investimento em infraestrutura, educação, tecnologia, saúde e segurança.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

Quero ser o senador da educação – e não há nada que possamos fazer de melhor pelos nossos jovens do que garantir a eles o acesso a uma educação de qualidade. No Senado vou trabalhar para destinar à educação parte dos valores arrecadados com contribuições sociais, para que estados e municípios possam investir mais em educação e pagar melhor os professores. Vou defender também o aumento das vagas em cursos técnicos profissionalizantes, para que os jovens possam se preparar para o mercado de trabalho. Outra preocupação é garantir melhores condições de segurança. O Brasil perde milhares de jovens para a violência todos os anos. Vou trabalhar por mais recursos para a segurança, a fim de proteger os nossos jovens da violência e das drogas.

5 - Deixe aqui sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Fico muito feliz quando vejo jovens interessados em política. Apesar de todo o desgaste sofrido pela atividade política, em função de tantos escândalos, é importante saber separar o joio do trigo e entender que a política é uma atividade digna e necessária. Omitir-se é abrir espaço para os mal intencionados. Por isso, faço um apelo aos jovens para que participem e se informem sobre a trajetória de cada candidato. Coloco a minha trajetória para o julgamento do eleitor. São 14 anos de atividade política em que tenho procurado agir com responsabilidade, coerência e firmeza. Tenho a honra de ter o reconhecimento de entidades como o Diap, que há oito anos inclui meu nome na lista dos 100 parlamentares mais influentes, e de jornalistas e internautas que há quatro anos me conferem o Prêmio Congresso em Foco. Lembro que este ano vamos votar duas vezes para senador e espero contar com seu apoio.

Acesse: http://www.gustavo456.com.br/

Gustavo Fruet 456

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O poder da internet nas eleições 2010



Em epóca de eleições, estamos acostumados a esperar o fim do jornal nacional e começar a propaganda política. Ou então passear pela cidade e ver carros adesivados, pessoas com camisetas, faixas nas ruas e os famosos “santinhos”.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o maior acesso a internet e o sucesso das mídias sociais, a última eleições nos Estados Unidos mostraram que esse panorama deve mudar: a propaganda política na internet, mais conhecida como marketing digital político, veio para ficar e mais; veio para decidir as eleições.

O presidente Barack Obama, quando ainda estava nas prévias, só sobreviveu a esse período graças ao mais novo método de angariar fundos para a campanha: a doação eletrônica.

Como num e-commerce, você clica, decide entre boleto ou cartão de crédito, e realiza sua doação. Simples assim.

Obama utlizou outras ferramentas na internet para vencer as eleições. A principal delas foram as mídias sociais.

Fazendo os eleitores sentirem-se “próximos” de seu candidato, Obama se tornou um deles. Essas pessoas viam o candidato como se fosse mais no mundo virtual. Alguém como eles. Muito diferente dos “superstars” que os candidatos a presidência parecem ser.

Utilizando uma estratégia de quando ainda era um líder comunitário, ele usou e abusou de um aparelho acessível a todos e que agrantia tanto agilidade nas ações de campanha como velocidade na comunicação com os eleitores: as mensagens para aparelhos celulares.

De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, a internet já influencia mais o eleitor do que os poderosos jornais e revistas, ficando atrás apenas da televisão (por enquanto).

Portanto, provavelmente você irá se lembrar do ano de 2010 como o ano em que a internet mudou a cara da política no Brasil.

Fonte: http://www.magoweb.com/

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Hermas Brandão Júnior 40123 - Candidato a deputado estadual



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Sou advogado, 39 anos, Serventuário da Justiça do Estado, casado e pai de duas filhas; comecei a trabalhar aos 16 anos de idade em minha cidade natal, Andirá. À época a cidade era pequena, mas meu pai, Hermas Brandão tinha um forte ideal pelo e para política, e quando ele foi eleito prefeito da cidade (1977) eu também comecei a ter ideal pela política. E como o tempo é mestre das nossas vidas, terminei a faculdade de Direito, e hoje decidi encarar a política paranaense, ou melhor, à Assembléia Legislativa do Paraná.

2 - Por que quer ser candidato a deputado ?

A decisão de meu pai pela prefeitura de Andirá teve um impacto muito forte em nossa família. E muito mais em mim. Hoje ele tem uma história política importante no Paraná, mas se afastou da vida pública. Com a ida do meu pai para o Tribunal de Contas do Estado, muitos dos paranaenses que nos apoiavam ficaram sem uma liderança política na Assembléia Legislativa. Eu entendi essa necessidade e decidi lançar-me candidato a deputado estadual. Foi uma decisão bem analisada e pensada por mim e pelas pessoas muito próximas a mim. Agora é o momento certo, é o meu momento!

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Eu creio no dialogo e no debate com os cidadãos. A partir disso podemos conhecer as necessidades mais imediatas dos paranaenses. Isso é o básico! Mas eu entendo que em áreas como segurança é fundamental a especialização e a inteligência, e também investimentos de infra estrutura para que as polícias desempenhem correta e de maneira segura a proteção dos cidadãos.

Na saúde, a proposta é investir em atendimento na própria região, estabelecer e construir hospitais ou postos de atendimentos locais para, à medida do possível, fazer o tratamento sem precisar ter que transferir as pessoas para a Capital do Paraná, é manter aos munícipes, atendimento médico conforme o caso, evitar ter de percorrer quilômetros para atendimento.

À educação, o turno integral vai manter os alunos nas escolas com atividades intelectuais e esportivas; aos docentes, esses são os elos principais da educação, oferecer uma remuneração digna e proporcionar aprimoramento, e volto a dizer, o dialogo entre eles (corpo docente e funcionários) e nós (Poder Legislativo) para entender e adequar as escolas o ensino.

E claro, não menos importante, como deputado estadual creio que é fundamental estar atento e fiscalizar as atividades do Poder Legislativo, mas isso não significa animosidade ou enfrentamento entre as partes.

4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?

Aos jovens, precisamos integrá-los à uma sociedade que está se modernizando a todo instante, mas é fundamental que se preserve o respeito ao próximo, o caráter, o respeito às instituições governamentais e às Leis, e principalmente às famílias, os país.

Nas regiões, urbana ou rural, precisamos oferecer ensino condizente, atividades de lazer que os integre à realidade daquela região do Estado, do País, e por quê não dizer do mundo. A Internet é um grande instrumento para isso, mas claro com responsabilidade e mantendo o foco!

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Pois bem, eu noto que a política no Paraná está complicada, recentemente aconteceram alguns fatos que expuseram os políticos paranaenses e a própria Assembléia Legislativa. O Legislativo Paranaense precisa, e com urgência, de uma reconstrução de imagem e de ideais. Política é decisão de vida, de sacerdócio, eu acredito na minha fé e no bom caráter de uma vida pública. Meu pai é exemplo disso! Mas meu foco na política paranaense é sim a melhoria da vida dos paranaenses. Quero dialogar com a população, e para isso tenho viajado o Paraná. Para nos conhecer e ouvir a diferentes matizes da realidade social paranaense.

Dessa maneira, e mantendo as portas abertas, quero conversar com os agricultores que forem ao meu gabinete na Assembléia Legislativa, mas também a população dos grandes centros urbanos. Minha prioridade é fazer um a política justa e de portas abertas.

Acesse: http://www.hermasbrandaojr.com.br/

Um forte abraço para minha gente do Paraná

Hermas Brandão Júnior 40123

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Carlão Zimmer 40104 - Candidato a deputado estadual



1 - Conte um pouco de seu histórico - pessoal (se desejar) e profissional ?

Carlos José Zimmer, bancário da Caixa há 29 anos, casado, três filhos: Carlos Jr (Médico), Eduardo (Informática e professor) e Fernando (Jornalista), esposa: Claudia Zimmer (Bióloga). Professor, pós graduado pela UFPR (Economia do Trabalho). Atuo nos movimentos sociais há 20 anos, atualmente diretor da Federação dos Bancários do Paraná, Secretário Executivo da Coordenação Federativa de Trabalhadores do Paraná, Membro eleito da CIPA do Edifício Sede I da Caixa, Membro Efetivo do Fórum Permanente das Pequenas e Micro Empresas do Paraná, Integrante do Conselho Deliberativo da Associação de Pessoal da Caixa (suplente), Presidente do Conselho Estadual do Trabalho (2007 a 2009). Filiado e militante do PSB desde 1989. Fundador da SSB – Sindicalismo Socialista Brasileiro do PSB Nacional.

2 - Porque quer ser candidato a deputado ?

Meus 50 anos de idade e minha trajetória de militância me empurram para o parlamento. Acredito que tenho muito a contribuir para a sociedade e em especial para a sociedade organizada. Concorro consciente do trabalho que poderei realizar e acima de tudo sendo apoiado por pessoas que questionam o sistema há muito tempo. Ser o porta voz no parlamento de propostas oriundas da sociedade.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

- Representar o movimento organizado da sociedade.
- Lutar pelo fim do voto obrigatório.
- Disseminar a importância da educação ambiental.

4 - Tem projetos, idéias especialmente para os jovens ?

- Colocar em cheque a obrigatoriedade do voto. O jovem tem refletido e muito sobre essa questão. Está na hora de se buscar a ruptura desse formato. Mobilizar a sociedade e o movimento organizado em busca desse debate e quiçá um plebiscito sobre o tema.
- Educação ambiental – vamos deixar umplaneta melhor para nossos filhos.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Não sou candidato de mim mesmo. Sou uma ferramenta do movimento organizado em busca de representação, ou seja, quando provocamos a reforma política no sistema que vivemos forçamos o debate sobre os segmentos serem representados no parlamento.

Esse é meu papel como candidato e acima de tudo questionar a perpetuação no poder de parlamentares que não representam nada ou ninguém.

Acesse: http://www.carlaozimmer.com.br/

Um forte abraço!

Carlão Zimmer 40104

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tico Kuzma 4045 - Candidato a deputado federal


1- Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Leônidas Edson Kuzma nasceu em 23 de julho de 1971, em Curitiba, capital do Paraná. Tico Kuzma, como é conhecido, é o segundo filho do casal Leônidas e Lindamir Kuzma.

Sempre morou em Curitiba. Durante sua infância, conheceu muitas cidades do Paraná, pois acompanhava seu pai, que era delegado de polícia, em viagens por cidades onde trabalhava. De família tradicional e muito religiosa, Kuzma diz que Deus e a família são os grandes alicerces da sua vida.

Tico Kuzma cursou Eletrônica no Cefet-PR. Freqüentou também as aulas do curso de Administração de Empresas das Faculdades Santa Cruz, onde se formou.

Trabalhou como representante comercial da Batavo, já atuou como fiscal federal do CREA-PR, como técnico da Empresa Yok Equipamentos e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria.

Sua estréia na política foi em 2004, quando se elegeu vereador, com 3.199 votos, sendo o eleito com menos votos. Dois anos mais tarde, foi candidato a deputado estadual, não sendo eleito. Porém, com 18.807 votos, ficou entre os dez mais votados na capital.

O seu pai, que é o seu grande exemplo de vida e honestidade, foi assassinado em um assalto, em 2006, fato que deixou o vereador obstinado em lutar por mais segurança e paz. Por isso, criou a Campanha Basta de Violência - Queremos mais Segurança no Paraná e também aderiu ao Movimento Nacional Luta Sim – Luto Não.

Em 2008, Tico Kuzma, com 7.298 votos, reelegeu-se vereador pelo PSB. Diz que um vereador deve ter sempre em mente o princípio de zelar pela coisa pública; que a política deve ser um instrumento transformador da vida das pessoas e que está tentando colaborar para transformar e melhorar a vida do povo de Curitiba.

2 - Por que quer ser deputado estadual/federal ?

Aceitei o convite e desafio do nosso prefeito Luciano Ducci para ser candidato a deputado federal.

Primeiro por que o PSB não tem nenhum deputado federal , e é muito importante para o PSB, para Curitiba e para o Paraná termos um representante na Câmara Federal.

Segundo, por que acredito que a experiência como vereador da capital me deu experiência e me capacitou para poder desempenhar um bom trabalho na Câmara Federal.

Sinto-me preparado e capacitado para dialogar, reinvidicar e brigar pelo nossa gente e pelo nosso Estado. Atualmente não temos o respeito que nosso Estado merece. O povo paranaense trabalha muito, colabora bastante e paga muitos impostos, mas não recebe a devida atenção do Governo Federal.

A união dos nossos representantes políticos ao lado da gente do Paraná é muito importante para encontrarmos soluções e novas propostas para um novo Paraná. Juntos vamos garantir um futuro melhor para nossas famílias.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Buscarei entre outras coisas, defender as famílias do Paraná, apresentando propostas e buscando recursos para a educação, saúde e segurança das famílias.

* redução dos impostos federais que incidem nos custos do transporte coletivo, para baixar o valor das passagens.
* Regulamentação da emenda 29, para que os recursos da Saúde não sofram desvio de finalidade.
* Mais recursos federais para a Segurança Pública.
* Incentivos para a mobilidade em bicicleta e a pé. Buscando recursos para a revitalização das calçadas.
* Propor a Criação de um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
* e muito mais propostas construidas ouvindo as pessoas.

4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?

* Ampliação dos CAPS e das Comunidades Terapêuticas e dos leitos hospitalares para tratamentos dos dependentes quimicos.
* Construção de mais salas de aula para o ensino médio.
* Criação de cursos profissionalizantes no segundo e terceiro ano do ensino médio.
* Nova lei antifumo federal.
* Programas de promoção à saúde.
* Mais investimentos federais para promoção do esporte e lazer.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Tudo na nossa vida é política e infelizmente muitos não acompanham a política de perto. Parabéns a você que esta lendo esta entrevista, o voto consciente é muito importante.

Você é especial e muito importante para fazermos a diferença em nossa cidade e nosso país.

Precisamos do seu voto para defendermos a nossa bandeira de " é mais família , é mais segurança".

Entretanto, tão importante quanto escolher bem um candidato e acompanhar o seu trabalho depois de eleito.

Assim peço que me ajude agora e depois também , apresentando idéias, sugestões e criticas.

Um abraço,

Tico Kuzma 4045

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Amigos leitores do blog

A partir da próxima semana, nosso blog da Juventude do PSB de Curitiba, começará a publicar entrevistas concedidas pelos candidatos do partido, tanto de Curitiba e Região Metropolitana quanto de qualquer outra região do estado, com o intuito de buscar maior interação entre candidatos e jovens do Paraná.

A entrevista é composta por 5 perguntas e visamos passar aos leitores o maior número de informações sobre projetos, trajetória política e idéias de cada candidato.

No mês de agosto, tivemos 1.568 visitas ao blog e este número tem demonstrado crescimento contínuo. Nossa expectativa é de alcançarmos agora, neste último mês de campanha, a meta de 3.000 acessos.

Nosso blog está à disposição e torcemos para que o espaço de diálogo com a juventude seja bem aproveitado pelos candidatos.

Portanto, você candidato do partido que não foi contactado pela JSB Curitiba e deseja participar também das entrevistas, entre em contato com a gente.

Saudações da JSB e boa sorte a todos!

Juventude do Partido Socialista Brasileiro de Curitiba - JSB

Roteiro de perguntas aos candidatos do PSB a deputado estadual e deputado federal, realizado pela Juventude do partido – JSB

1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

2 - Por que quer ser deputado estadual/federal ?

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ética na Política



Com objetivo de esclarecer a sociedade sobre o papel da instituição e pedir-lhe que fique de olho nos políticos.

Queremos mostrar à população que a OAB é seu aliado na cobrança de uma atitude ética entre os políticos eleitos.

A intenção é mostrar que a responsabilidade do eleitor vai além do voto, fiscalizar o trabalho dos políticos que ele ajudou a eleger é fundamental.

A OAB tem um papel fundamental no combate a corrupção e os desmando por parte dos políticos. Boa parte dos políticos se elege com proposta de apresentar projetos em benefícios da população, ao eleger constata que os eleitores foram enganados, visto que estes políticos que apresentaram uma proposta de trabalho em beneficiar a população carente, sequer chegam assumir os cargos, são convocados para assumir secretaria junto ao Executivo, estes ficam por volta de 03 anos e meio exercendo cargo de confiança, em véspera das eleições estes políticos assumem o cargo na câmara ou senado e passa a visitar suas bases para se reeleger sem ter colaborado em suas bases, ou seja, volta novamente prometendo novos benefícios para a população carente.

A OAB deve apresentar um projeto no sentido de que estes políticos (Deputados, senadores e vereadores) ao serem eleitos para o cargo devem cumprir integralmente seus mandatos, caso estes venha a assumir outra função licenciando do cargo que lhe foi conferido nas urnas deve perder o mandato, e o partido na qual é filiado indicara seus suplentes.

O TSE recentemente em consulta formulada entendeu que o mandato é do partido, isto é um bom sinal pois o partido político oferece a legenda investe no candidato depois de eleito muda de partido por vantagem pessoal, agiu acertadamente o TSE, agora tem que o congresso nacional votar urgente a reforma partidária instituindo a fidelidade partidária.

Artigo escrito por Dr. Sérgio Francisco Furquim - Advogado.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nota de Repúdio


A Juventude do PSB/Curitiba vem por meio desta nota manifestar REPÚDIO a esta atitude de panfletagem apócrifa difamando e ofendendo Beto Richa, seu governo na prefeitura de Curitiba e sua família.

No lugar do respeito e da conduta compatível à disputa eleitoral, são gestos como estes, rasteiros e realizados por pessoas desprovidas de qualquer ética e caráter, que mancham a política no Brasil.

Enquanto cada vez mais, tanto nós jovens quanto a sociedade em geral, lutamos por uma política mais limpa e trabalhada de forma séria, que nada mais é do que servir ao povo, atitudes como esta desacreditam a classe política. 

Panfletagem apócrifa é o gesto mais covarde e baixo de se praticar a ilegalidade numa campanha política.

Lamentamos profundamente o fato e esperamos punição aos que praticam essa ação, que não cabe na boa prática da política no seu sentido mais amplo de existência.

Miguel Machado
Presidente da Juventude Socialista de Curitiba - JSB 

Nota publicada no site de Fabio Campana - http://www.fabiocampana.com.br/2010/09/panfleto-apocrifo/
Panfleto apócrifo - do Paçoca com Cebola
Em encontro com funcionários da Copel, ontem à noite, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, em Curitiba, o candidato tucano Beto Richa disse que estão sacaneando com ele: “Não acreditem nas maldades dos meus adversários. Entendam como eu entendo: desespero. A cada pesquisa de opinião pública aumentam as agressões em relação a mim. Hoje começaram a circular na cidade panfletos apócrifos. Acho que quem lança mão deste tipo de artifício não pode ser governador do Estado. Isso é uma das coisas mais baixas e rasteiras. Envolvendo a minha família, minha mulher, meus filhos, o Flávio Arns. Isso significa desespero. Falaram até que vou privatizar a educação. É uma maluquice”, disse o candidato.

CANDIBOOK - Portal dos candidatos



Os eleitores paranaenses ganharam desde quarta-feira (01/09/2010), uma poderosa ferramenta para ajudar a escolher em quem votar nas próximas eleições. Estreia no site do Voto Consciente da RPC TV/Gazeta do Povo o Portal dos Candidatos – Candibook –, onde os internautas poderão conhecer melhor os postulantes a cargos públicos no pleito do dia 3 de outubro.

O portal trará um perfil completo de cada candidato (formado a partir de um questionário padrão), foto, nome e número de urna, além de um grande diferencial: uma entrevista em vídeo de aproximadamente dois minutos com os concorrentes.

São quase mil páginas, uma para cada candidato a deputado estadual, federal, senador e governador no Paraná. Até agora já foram construídos mais de 900 perfis dos candidatos, com cerca de 400 entrevistas em vídeo, que somam cerca de 13 horas de material gravado.

A equipe de seis integrantes se revezou em dois turnos para entrar em contato com todos os candidatos de cada um dos 26 partidos (todos foram avisados oficialmente, com entrega de regulamento em mãos).

No site, o eleitor poderá saber qual é o partido do candidato, onde nasceu, cidade onde vive atualmente, qual é a religião que segue, para qual time torce e se já ocupou cargo público. Além disso, nas entrevistas em vídeo será possível saber um pouco mais a fundo quais são as propostas e as intenções de cada candidato. Também haverá links para as páginas pessoais de cada candidato, como sites, blogs e mídias sociais (Twitter, Orkut e Facebook).

Consulta

O editor-executivo de Vida-Pública da Gazeta do Povo, Eduardo Aguiar, resume o objetivo do projeto: “A intenção é oferecer ao eleitor uma boa fonte de consulta sobre os candidatos. Ao contrário do horário eleitoral no rádio e na tevê, o Portal permite que o cidadão se informe a respeito dos postulantes a cargos públicos a qualquer hora, sempre que desejar. E de forma ainda mais aprofundada quando começarem a ser publicadas as entrevistas em vídeo.”

Silvia Zanella, editora-executiva de Internet, ressalta o momento que o mundo da comunicação vive com os vários formatos que a internet permite. “As eleições deste ano são consideradas da era da internet e das mídias sociais. O objetivo do projeto foi ser o mais multimídia possível e, dentro desse espírito, procuramos construir uma verdadeira teia de informações.”

O portal poderá, se usado em todo o seu potencial, ser um aliado dos eleitores durante o mês que antecede o pleito. “Com todas essas informações em mãos, esperamos que o Candibook seja um companheiro fiel do eleitor neste período pré-eleitoral”, completa Eduardo Luiz Klisiewicz, editor do Candibook.

Parceria

Aguiar também destaca a importante parceria com o site Vigilantes da Democracia, um projeto da rede de Participação Política, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que monitora o trabalho dos atuais deputados estaduais, federais e senadores. “É uma ótima ferramenta para ver como se comportou o parlamentar durante o mandato”, diz.

Os candidatos que ainda não responderam o questionário nem gravaram entrevista e quiserem participar do Portal dos Candidatos podem entrar em contato pelos telefones (41) 3321-5694 (41) 3321-5695 (41) 3321-5837 ou pelo e-mail portaldoscandidatos@gazetadopovo.com.br.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Programa de prevenção ao fumo para crianças e adolescentes nas escolas



Cerca de 70 representantes de 29 escolas públicas e de unidades de saúde das regionais Boqueirão e Cajuru participaram, na segunda-feira (23/08/2010), do lançamento da Estratégia de Mobilização da Comunidade Escolar Contra o Tabagismo.

A ação, proposta pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com as escolas, tem dois objetivos: dar sustentação à Lei Municipal Antifumo, em vigor há mais de 1 ano, além de evitar que os adolescentes entrem em contato com o cigarro e desenvolvam esse tipo de dependência química que é considerada um problema prioritário de saúde pública.

A Estratégia de Mobilização da Comunidade Escolar Contra o Fumo vai abranger, a princípio, as 72 escolas públicas da cidade participantes dos programas de saúde e prevenção dirigidos aos adolescentes e principalmente seus alunos entre 13 e 15 anos. Juntas elas reúnem cerca de 56,5 mil alunos. A partir do esforço de professores, demais funcionários e alunos, elas têm o desafio de planejar e executar formas de abordagem que envolvam esses jovens na reflexão sobre o tema.

"Cada escola sabe quais os formatos de eventos mais adequados ao seu público e poderá definir as que irá adotar. Pode ser festival de música, exposição de arte, peça teatral", diz a coordenadora do programa Adolescente Saudável, Júlia Valéria Cordellini.

A estudante Lorena Peres Rocha, 12 anos, representou os alunos do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba. Apesar de ter tio fumante e mãe e avô ex-fumantes, a menina nunca se interessou pela droga.

"Tenho pavor. Além de não gostar do cheiro, sei que faz muito mal à saúde", explicou. Para ela, "falta conscientização e maturidade" da parte dos meninos e meninas da mesma idade que experimentam cigarro. "Acho que uma iniciativa como essa pode impedir que muita gente caia nessa" completa, referindo-se a um hábito que, com o passar dos anos, pode dar origem ao câncer bucal ou de pulmão e enfisema pulmonar, entre outros males.

Lorena está foram dos 36,5% de meninas que, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2009, já haviam experimentado cigarro. Entre os meninos a taxa de experimentação é um pouco menor: 33,3%. "A idéia é que não haja contato com a substância (nicotina) nessa fase porque é muito difícil alguém começar a fumar depois dos 19 anos", observa o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues.

Além dos colegas de turma de Lorena, entre os que podem ser incentivados a abandonar o vício está a professora de Português Doroti Dobrowolski, de 53 anos, fumante desde os 17. Ela representou a mesma instituição de ensino no encontro e não consegue largar os cerca de 15 cigarros diários mesmo depois de ter passado por uma cirurgia para remover nódulos aderidos à glândula tireóide e às cordas vocais, há 5 anos. O episódio a afastou definitivamente da sala de aula.

"Acho ótima a iniciativa e que poderia ter acontecido antes porque os jovens estão cada vez mais precoces em tudo: para beber, para fazer sexo e para fumar", justifica Doroti, que diz ter sido atraída para o cigarro por uma amiga. As duas se escondiam para fumar. A futura professora tossia e engasgava mas, depois de uma semana, não conseguia largar o vício.

As únicas vezes em que suspendeu o cigarro coincidiram com situações extremas: na gestação da primeira filha e nos cinco dias que antecederam e os dez seguintes à cirurgia que deixou uma cicatriz discreta em seu pescoço. Na gravidez da segunda filha, o máximo que conseguiu fazer foi reduzir a carga de nicotina. "Sou muito ansiosa e o próprio médico recomendou que eu fizesse assim", recorda. As duas filhas de Doroti não fumam e o marido largou o vício.

Na terça-feira (24/08/2010) a apresentação da Estratégia aconteceu nas escolas do Bairro Novo. A quarta-feira (25/08/2010) foi dedicada aos estabelecimentos de ensino do Pinheirinho e da CIC. Matriz e Portão se reuniram na quinta-feira (26/08/2010) e por fim, na sexta-feira (27/08/2010), as escolas do Boa Vista e de Santa Felicidade. Apesar de serem direcionadas às escolas participantes dos programas oficiais voltados para os jovens, os encontros são abertos para as instituições de ensino interessadas em implantar a proposta.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/