quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Prefeito Luciano Ducci recebe prêmio no México de cidade mais verde


O prefeito Luciano Ducci retorna à Curitiba trazendo o troféu de cidade mais verde da América Latina. O prêmio foi recebido pelo prefeito no último final de semana na Cidade do México, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima. Curitiba ficou em primeiro lugar no Latin America Green City Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina), índice foi feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.

Luciano Ducci comemorou a premiação. "Esse título tem muitos significados, mas apenas uma origem: a capacidade que os curitibanos vêm demonstrando, ano após ano, de adotar uma agenda sustentável de maneira consciente e consistente", disse.

Curitiba ficou à frente de cidades como Buenos Aires, Santiago, Medellín, Bogotá, Quito, Guadalajara, Monterrey, Puebla, Cidade do México, Lima, Montevidéu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

"Cidade é gente. E, onde há gente, há desafios, necessidades, demandas. E essa é uma maneira de olhar a coisa. Mas, onde há gente, há potencialidades, soluções, respostas. E esse é o jeito curitibano de olhar a cidade. Eu acredito que foi isso que o estudo do Índice de Cidades Verdes da América Latina revelou", afirmou Luciano Ducci. "Outra característica importante é a adoção de boas práticas pela nossa população, ações cotidianas por parte de pessoas que entendem a importância de cada um que deseja uma cidade melhor para se viver".

O estudo

A Siemens contratou a Economist Intelligence Unit (Unidade de Inteligência da Economist) para desenvolver o Green City Index. É o primeiro estudo já feito na América Latina sobre cidades e sustentabilidade com essa amplitude.

"O Índice de Cidades Verdes da América Latina ajudará as cidades a aprenderem mais umas com as outras, e forma uma base objetiva para a troca de ideias a respeito de estratégias bem-sucedidas", disse Peter Löscher, presidente da Siemens. "Estamos propiciando para as cidades envolvidas no estudo importantes informações sobre proteção climática eficiente e fazendo parceria com elas no desenvolvimento de soluções de infra-estrutura abrangentes e sustentáveis".

O estudo na América Latina envolveu cidades de oito países e permitiu uma avaliação de itens como transporte, qualidade do ar, energia e emissões de CO2, coleta de lixo, saneamento, água, gestão ambiental e uso do solo. "O estudo demonstra que as cidades que adotam uma abordagem holística têm uma pontuação especialmente boa", explicou Leo Abruzzese, Diretor de Projeções Globais da Economist Intelligence Unit.

O Green Index verificou se o desempenho das cidades está abaixo da média, na média, acima da média ou bem acima da média. Curitiba foi a única cidade com classificação bem acima da média.

Para Stefan Denig, encarregado do projeto Green Index na Siemens, os resultados do estudo ajudarão as cidades a compreender melhor os seus desafios em meio ambiente e a dar-lhes repostas.

"Da mesma forma, permitirá às instâncias pertinentes tomar decisões sobre como reduzir o impacto ambiental das cidades, fazendo, por exemplo, que seu fornecimento de energia, seus sistemas de tráfego ou seus edifícios sejam mais eficientes do ponto de vista energético e mais respeitosos com o meio ambiente", disse Denig.

A Economist está fazendo o levantamento na Ásia e Oceania, África e América do Norte. O da Europa já foi concluído e divulgado, com Copenhague, na Dinamarca, em primeiro lugar. Os estudos farão parte do Índice de Cidades Ecológicas, que irá comparar o desempenho ambiental de cidades de diferentes regiões do mundo.

Cúpula Mundial

Luciano Ducci também participou no México da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, evento com o objetivo de promover e estabelecer um pacto afirmando que as cidades devem ter uma presença mais marcante e uma voz mais ativa nas negociações climáticas globais. Os prefeitos assinaram o Pacto Climático Global de Cidades, também chamado de Pacto da Cidade do México.

"Curitiba trabalha determinada na busca da sustentabilidade e prova que ações locais podem servir como instrumento de um grande projeto de conservação das diferentes formas de vida em todo o mundo", disse Luciano Ducci.

Fonte: http://www.psbnacional.org.br/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Doação de Órgãos¹



“Se eu fizer isso, darei um grande passo a frente”.

Essa expressão é muito comum, e todos nós já escutamos ou a falamos pelo menos uma vez na vida. Agora, imagine se você pudesse falar algo do tipo:

“Se eu fizer isso, darei VINTE E CINCO passos a frente”.

Achou estranho? Talvez até seja, mas só a primeira vista. Vinte e cinco é, na verdade, nada mais do que o número de pessoas que um único doador de órgãos pode beneficiar. São vinte e cinco vidas que podem ser salvas e/ou beneficiadas por apenas um sentimento: o amor entre as pessoas.

Em 2009, 60.000 brasileiros estavam na fila de espera por um transplante. Parece muito, e é mesmo. Deste total, verificamos que 305 pessoas esperavam por um coração, 124 por um pâncreas, 161 por um pulmão e 576 por rim e pâncreas. Os outros 59.000 se dividem entre córnea e rim.

Para mudar esse quadro, é preciso que as massas tenham consciência do grande gesto de caridade e amor ao próximo que é a doação. Antes de tudo, é preciso saber duas coisas.

1) Para ser doador de órgãos, é preciso somente que você converse com sua família, pois a doação só ocorre com a autorização dela.

2) Existem dois tipos de doadores. O primeiro tipo é o doador vivo. Qualquer pessoa que concorde em doar órgãos, e desde que isso não comprometa sua saúde, pode ajudar. Podem ser doados um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Porém, apenas parentes até o quarto grau podem ser doadores, ou seja, até avós, netos, tios e primos. Se o doador não for parente, será preciso uma autorização judicial. O segundo tipo de doador é o falecido, que são os pacientes com morte cerebral. Esse tipo de doador é o que pode salvar vinte e cinco vidas.

Não sei a religião do amigo, mas a minha permite e incentiva a doação de órgãos. Por isso, transcrevo aqui o item 4, Capítulo XI (Amar o próximo como a si mesmo) do livro Evangelho Segundo o Espiritismo:

"Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós" é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua.”

Se você ainda está em dúvida se doa ou não seus órgãos, pense nisso: “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas”. (Mateus, cap. VII, v.12).

Agora imagine que é você na fila de espera, esperando um coração que nunca chega. E agora pense que sua última decisão nesta vida pode fazer a diferença para aqueles que precisam somente de três palavras: “SIM, QUERO DOAR”.

¹ Escrito com informações retiradas do site http://www.gabriel.org.br/ e do Ministério da Saúde.

Artigo escrito por Diego Lobo Teles - Economista da Copel, Cronista de Turfe e Doador de Órgãos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Corrente Cultural



Começou hoje (03/11/2010) a mobilização para a segunda edição da Corrente Cultural, que transformará Curitiba, durante 12 dias, em um grande palco para espetáculos, exposições, debates, mostras, instalações, shows, entre muitas outras atividades. A programação começará pelas Regionais.

Os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba nas Regionais promoverão nos dias 3, 4 e 5 de novembro variados eventos para incentivar a participação da população nesta grande festa cultural. Ao todo, serão 350 atrações em 70 espaços na cidade, até 14 de novembro.

O Núcleo de Santa Felicidade, que fica na Rua da Cidadania Santa Felicidade, está organizando um "Duelo de DJs", abrindo espaço para o talento curitibano. As inscrições podem ser feitas até o dia 3, no próprio núcleo, com a etapa eliminatória marcada para o dia 5. O vencedor irá tocar na Virada da Corrente, que acontecerá entre os dias 6 e 7 (sábado e domingo), com mais de 24 horas de programação cultural ininterrupta. Informações pelo telefone (41) 3374-5018.

Teatro e oficina de contação de histórias marcam as atividades do Núcleo da Boa Vista. A peça "A história do homem que saiu pelo mundo afora para aprender a tremer e se arrepiar!", com o Grupo Mundaréu, tem apresentações no dia 3, na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna. No dia 5, será a vez da Escola Municipal Raul Gelbeck receber a companhia Anima Teatro de Bonecos, com a montagem "Na fazenda das meias". No CATI - Centro de Atendimento à Terceira Idade, acontece a Oficina de contação de histórias para idosos, nos dias 4 e 5.

A Mostra de Capoeira, marcada para o dia 5 na Cancha de Esportes da Escola Municipal Elza Lerner, é o programa preparado pelo Núcleo do Cajuru. Uma exposição fotográfica documental, elaborada pelo Núcleo da CIC, poderá ser apreciadas nos dias 3, 4 e 5, na entrada do espaço, localizado na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460. As imagens registram as principais ações culturais desenvolvidas pelo núcleo nos últimos cinco anos.

Um Festival de Música Sertaneja é a proposta do Núcleo do Pinheirinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local instalado na Rua da Cidadania Pinheirinho. As eliminatórias serão realizadas nos dias 3 e 4, com a grande final no dia 5, no CTG Vinte de Setembro (Linha Verde, s/n - ao lado da Churrascaria Gaúcha). Informações pelos telefones (41) 3313-5420 e (41) 3313-5421.

O Núcleo do Portão prepara uma Corrente Fotográfica, nos dias 3, 4 e 5, enquanto o Núcleo do Bairro Novo organiza, para o mesmo período, uma Mostra de Dança de Rua. No Núcleo do Boqueirão a atração fica por conta do Circo da Cidade "Zé Priguiça", que abriga o grupo GiraMundi com espetáculos e oficinas de artes circenses, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, vindos das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral.

CORRENTE CULTURAL

A Corrente Cultural é um movimento dos produtores e promotores culturais ao lado de instituições públicas e privadas, com o objetivo de valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba. Na programação deste ano, que vai de 3 a 14 de novembro, serão oferecidas 350 atrações que ocuparão 70 espaços culturais espalhados pelo centro e bairros da cidade.
  
Confira a programação completa no site http://www.correntecultural.com.br/

Serviço:
Evento: Corrente Cultural 2010
Data: De 3 a 14 de novembro
Local: 70 espaços culturais
Entrada: gratuita ou a preços populares

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vitória do PSB: mais três governadores eleitos



O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu neste domingo (31), três novos governadores. São eles: Camilo Capiberibe, no Amapá; Wilson Martins, no Piauí, e Ricardo Coutinho, na Paraíba. Eles somam-se a Eduardo Campos (PE), Renato Casagrande (ES) e Cid Gomes (CE). Com o resultado das urnas em 2010 o PSB torna-se o maior vitorioso nas corridas estaduais. De acordo com dados dos institutos de pesquisa, a legenda ocupará o segundo lugar no ranking dos partidos com o maior número de eleitores governados.

Segundo o presidente Nacional da legenda, Eduardo Campos, este resultado é a confirmação, pela mão dos eleitores nas urnas, do trabalho e empenho que os políticos socialistas têm realizado para levar mais qualidade de vida e justiça social a todos.

“Esse resultado nos enche de alegria. Na Paraíba, viramos no primeiro turno e confirmamos neste segundo turno o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, que representa, na verdade, a renovação necessária da política do estado paraibano. No Piauí, o governador Wilson Martins confirmou a sua capacidade e liderança política. E no Norte, Camilo Capiberibe, que começou a eleição em último lugar nas pesquisas de opinião, conquistou a confiança do Amapá. Ele é uma jovem liderança do nosso Partido”.