segunda-feira, 25 de abril de 2011

Seminário Fundação João Mangabeira‏



A diretoria da Juventude do PSB, comunica a todos os jovens e demais interessados que, na data de 30/04/2011, estará sendo promovido pela Fundação João Mangabeira - Curso de Formação Política - a ser realizado no seguinte local e horário: Faculdades SPEI, Rua Carlos de Carvalho, n.° 256, Bairro Centro, Município de Curitiba - Estado do Paraná, a paritr das 8:30h da manhã.

Segue abaixo, informativo da FJM a respeito do curso a ser ministrado:

Brasília, 05 de abril de 2011.

Prezado(a)s Companheiro(a)s,

Hoje a Diretoria da FJM Nacional se reuniu para analisar os projetos de formação que os Núcleos da FJM estaduais nos enviaram.

Notamos um avanço com relação aos projetos de 2009 não somente numérico, mas, sobretudo, de qualidade.

Não temos uma tradição de formação política consolidada, mas estamos construindo um caminho, uma experiência planejada e nacional.

Conforme discutido no IIº Seminário de Planejamento em fevereiro deste ano, a FJM construiu, nos últimos anos, um conjunto de cursos de formação que estão direcionando e unificando o pensamento do PSB, um partido ideológico que tem como bases o Socialismo, a Liberdade e a Democracia. Construir uma definição atualizada desses valores não é tarefa fácil, mas é necessária e urgente.

Por isso a FJM nacional, ao analisar os projetos, percebendo que se torna necessária uma ação conjunta nacionalmente e uma atuação contemporânea para termos um avanço coletivo, está convocando todos os núcleos estaduais para organizar um importante SEMINÁRIO NACIONAL via TV João Mangabeira com o objetivo de dar início à formação de multiplicadores com um rumo unitário, respeitando naturalmente as peculiaridades estaduais.

Indicamos para que todos os Estados realizem o Seminário de Formação de Multiplicadores no sábado 30 de abril, a partir das 09,00 horas (horário de Brasília).

O objetivo é oferecer, de forma unificada nacionalmente, uma formação básica e sólida para construirmos um partido com uma forte identidade socialista própria. É uma formação de multiplicadores, que terão como objetivo realizar uma série de atividades formativas nas suas regiões e/ou municípios.

A transmissão ocupará cerca de duas horas da parte da manhã. Sugerimos que o restante do dia seja reservado para vocês planejarem as atividades regionais dos multiplicadores.

Esse primeiro seminário nacional via TV João Mangabeira terá sua segunda etapa no final desse ano, momento no qual deveremos avaliar as atividades realizadas por cada multiplicador, discutir as dificuldades, e planejar a segunda etapa que será a preparação dos mesmos para que possam aplicar, no início do próximo ano, o Curso de Gestão de Políticas Públicas para os pré-candidatos do PSB para as eleições municipais.

O PSB vem recebendo a adesão de muitas pessoas que percebem o valor do nosso partido e sua consistência, como também ocorrem defecções de alguns que, sem dúvida, não tinham uma identificação com os nossos ideais. Temos que visar um partido com forte identidade ideológica e ética.

Carlos Siqueira
Primeiro Secretário Nacional do PSB e Presidente da Fundação João Mangabeira

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Jovens vão definir políticas públicas em Curitiba


O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, recebeu um grupo de jovens servidores públicos nesta segunda-feira, 11, na abertura da quarta edição da Semana Jovem de Curitiba. O evento reúne até domingo, 17, em diferentes espaços da cidade, 4,5 mil participantes de 14 a 29 anos para avaliações e divulgação das atividades e políticas públicas oferecidas na área.

"Nossa meta é atingir 4,5 mil jovens com vários tipos de atividades e também saber quais são as principais demandas. Precisamos ouvi-los e definir ações conjuntas para garantir a eficiência das políticas públicas em Curitiba", disse o prefeito. "Esta também é uma oportunidade de apresentarmos a Prefeitura e a cidade para os potenciais servidores públicos".

Atividades - A programação da Semana Jovem envolve 12 secretarias municipais e inclui exibição de filmes, rodas de conversa, passeios com o ônibus da Linha Turismo, que percorre os principais pontos de interesse da cidade, palestras e cursos de nutrição.

A agente administrativa Daiane Ribeiro Gaspareto, de 26 anos, representou os jovens servidores da Secretaria de Saúde de Curitiba no encontro. Há seis meses ela trabalha do departamento de Saúde Mental da Secretaria. "Espero continuar por muito mais tempo, estou aprendendo muito", contou Daiane.

Daiane aproveitou o encontro no Salão Brasil da Prefeitura para conversar com os colegas mais antigos sobre o trabalho. "Esta é uma ótima oportunidade de ter um contato direto com secretários, coordenadores administrativos e até mesmo com o prefeito".

Projovem - A secretária de Educação de Curitiba, Liliane Sabbag, ressaltou os principais programas da área direcionados ao público de 14 a 29 anos. "Na Secretaria da Educação, além dos nossos jovens servidores, também temos os estudantes das oitavas séries e os grupos de Educação para Jovens e Adultos", lembrou Liliane. "Além disso, a cidade é referência no ProJovem, programa que já formou 1.480 jovens e que trabalha com as questões de educação básica, participação cidadã e profissionalização".

Em Curitiba, a população de jovens, com idades entre 15 e 29 anos, representa quase 27% dos moradores. São aproximadamente 482 mil rapazes e moças que estudam, trabalham e desejam viver em uma cidade com oportunidades e boa qualidade de vida.

Participam da abertura da Semana Jovem as presidentes da Fundação de Ação Social, Marry Ducci, e do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika; os secretários de Saúde, Eliane Chomatas; do Govern, Luiz Fernando Jamur; do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto, e do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa; e o deputado federal Fernando Francischini.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (11)
14h - exibição de filmes na Cinemateca
16 h - palestra Juventude com o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa
19h - Palestra Empreendedorismo e Vida (Bom Negócio) no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação.

Terça-feira (12)
14h - exibição de filme na Cinemateca
14h - curso sobre nutrição no Mercado de Orgânicos
18h30 - passeio noturno no Zoológico com alunos do ProJovem Urbano de Curitiba

Quarta-feira (13)
9h - palestra A Importância do 1º Emprego no Colégio Estadual Santa Cândida, com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense.
10h - palestra sobre pontos turísticos na Escola Municipal São Miguel
14h - exibição de filmes na Cinemateca
14h30 - palestra sobre pontos turísticos na Escola Municipal Durival Britto e Silva
19h - palestra do programa Papo Legal no Centro de Capacitação
19h - palestra A Importância do 1º Emprego no Colégio Estadual Santa Cândida, com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense

Quinta-feira (14)
8h - passeio na Linha Turismo, com ônibus jardineira, para os alunos da Escola Municipal São Miguel
13h30 - passeio na Linha Turismo, com ônibus jardineira, para os alunos da Escola Municipal Durival Britto e Silva
19h30 - palestra Sustentabilidade e Responsabilidade Social com o professor Evandro Razzoto, na Associação de Moradores do Parolin

Sexta-feira (15)
14h - roda de conversa sobre sexualidade e drogas no Centro de Capacitação
19h - encontro ProJovem e EJA no Centro de Capacitação

Sábado (16)
14h - oficinas Participação Cidadã em escolas do programa Comunidade Escola

Domingo (17)
9h - Jovem Curitibano na praça Afonso Botelho
14h - Jovem Curitibano na praça Afonso Botelho

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/

sábado, 2 de abril de 2011

Eleitores de Curitiba devem se recadastrar pelo sistema biométrico


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, esteve em Curitiba, na última segunda-feira (28/03/2011), para o lançamento das atividades de recadastramento eleitoral para identificação biométrica na capital paranaense. O novo sistema identifica o eleitor através das impressões digitais. O recadastramento é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

As atividades de revisão eleitoral em Curitiba, busca habilitar a cidade para as eleições municipais de 2012, para que a votação aconteca com a nova tecnologia. O sistema já foi utilizado nas eleições de 2010 com eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros, entre eles Balsa Nova, no Paraná, que puderam votar depois que o leitor acoplado à urna eletrônica reconheceu suas impressões digitais.

O atendimento ao eleitor funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas. No ato da revisão o eleitor poderá regularizar possíveis pendências, alterar local de votação e fazer retificações, bem como, receberá um novo título de eleitor. O chamamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) leva em consideração o mês de nascimento do eleitor, conforme o cronograma abaixo:

Nascidos em janeiro serão atendidos em abril/2011;
Nascidos em fevereiro e março serão atendidos em maio/2011;
Nascidos em abril e maio serão atendidos em junho/2011;
Nascidos em junho e julho serão atendidos em julho/2011;
Nascidos em agosto serão atendidos em agosto/2011;
Nascidos em setembro serão atendidos em setembro/2011;
Nascidos em outubro serão atendidos em outubro/2011;
Nascidos em novembro serão atendidos em novembro/2011;
Nascidos em dezembro serão atendidos em dezembro/2011 até 20 de janeiro de 2012.

Fontes: Assessoria de Imprensa do TSE e TRE-PR