terça-feira, 25 de outubro de 2011

Convenção Estadual PSB Paraná


A Juventude do PSB de Curitiba convida a todos interessados para participarem da convenção estadual do partido que será realizado nesse sábado (29/10/2011) a partir das 9 horas, no Condor Hotel, que fica na Avenida Sete de Setembro, 1866 (em frente ao Mercado Municipal de Curitiba).

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Carta aberta de Valeria Prochmann ao Ministro da Saúde


Senhor Ministro:
 
Sou jornalista e voluntária da Aliança para o Controle do Tabagismo no Brasil, laureada por diploma de honra ao mérito conferido pelo Município de Curitiba (Prefeitura e Câmara de Vereadores) pelo empenho na aprovação por unanimidade da lei antifumo de Curitiba, de autoria do vereador Tico Kuzma. 

Mantenho em meu portfolio uma palestra intitulada FUMO ZERO proferida gratuita e voluntariamente a quem interessar possa (arquivo anexo).

Há algumas semanas tomei conhecimento por fonte segura de que a indústria tabagista “derramou” recursos financeiros no Congresso Nacional para aprovação de um projeto de lei federal para invalidar todas as leis antifumo estaduais e municipais aprovadas até o momento no Brasil, recriando bares e restaurantes com fumaça de tabaco. 

Hoje assisti estarrecida à reportagem no Jornal Hoje / Rede Globo sobre o assunto.

Trata-se de inaceitável retrocesso para o país na matéria. 

Acabo de chegar de viagem à Europa, onde todos os países adotam há anos rigorosas legislações antifumo para proteger seus cidadãos e desestimular tal prática nociva à saúde, à integridade e à segurança pública e ambiental. 

Até mesmo nas lixeiras de rua e estações de transportes coletivos estão instalados apagadores de cigarros,medida simples que deveria ser adotada de imediato em todo Brasil. 

A própria China - até então acusada de não adotar lei antifumo para facilitar o controle da natalidade por meio da morte prematura dos tabagistas e tabagistas passivos – está a implantar legislação antifumo por pressão de executivos e turistas estrangeiros que não mais admitem a exposição ao veneno da droga.

Por que o Brasil ainda não tem uma lei federal antifumo decente?

Sei que o ex-presidente Lula – tabagista inveterado – impediu tal iniciativa recomendada pelo Ministério da Saúde por parte do governo federal, omitindo-se diante de tão grave matéria, favorecendo o lobby tabagista, confundindo sua dependência química particular com seu papel republicano de zelar pela saúde pública e pela segurança ambiental dos brasileiros.

Mas agora que estamos no governo da presidente Dilma tal omissão é incompreensível e inexplicável, a menos que seja o governo federal refém do lobby tabagista – um dos mais nefastos do mundo, ao lado da indústria armamentista. 

É devido à omissão governamental e à inércia da imensa maioria dos nossos congressistas que tal iniciativa da indústria tabagista encontra espaço.

Como brasileira, cidadã honesta, trabalhadora e contribuinte, espero imediato posicionamento do governo contra tal projeto de lei, mobilizando sua bancada e sua “base aliada” para impedir a aprovação do mesmo, com no mínimo o mesmo empenho com que protegeu recentemente o deputado Waldemar da Costa Neto da abertura de processo na comissão de ética. 

Vamos e venhamos: ele e o cigarro são duas faces de uma mesma moeda!

O Brasil merece um governo e um Congresso que faça o mínimo pela saúde e pela segurança, já tão devastadas por séculos de descaso e violações de direitos humanos.

Valéria Prochamnn

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oportunismo

Oportunismo nada mais é do que a “atitude daqueles que preferem contemporizar, para atingir um fim, aproveitando-se das circunstâncias oportunas. Sistema ou prática política, que consiste em aproveitar-se das circunstâncias ou acomodar-se a elas para tirar proveito”.


O oportunismo é uma conduta moralmente reprovável, buscando-se evitar o convívio com pessoas que agem pela conveniência de seus interesses, fazendo uso das circunstâncias de cada momento para se beneficiar, sem qualquer demonstração de coerência.


Então, o que dizer quando uma pessoa que deveria representar os interesses de um grupo, de um povo faz isso?


Infelizmente é com essa situação que o povo curitibano se deparou recentemente, quando um político de renome do cenário municipal, contrariando tudo aquilo que defendeu durante boa parte de sua vida política, se aliou àqueles que sempre foram alvo de suas críticas. A aliança em tese pretende viabilizar sua corrida pela prefeitura nas eleições de 2012, exatamente contra aqueles com quem ele sempre compartilhou ideais e objetivos. Ideais estes que parecem ter sido esquecidos ou jogados no lixo pelo político em questão, tendo em vista que este segue sua vida política em um partido com ideologia contrária a seu antigo grupo.


O povo deve estar se perguntando o motivo de tal mudança, e a resposta é simples, por pura vaidade e oportunismo, já que em detrimento dos seus ideais e do interesse do povo curitibano, preferiu abrir mão daquilo que sempre defendeu para buscar a todo o custo a prefeitura de Curitiba. Difícil vai ser o povo curitibano acreditar na pessoa que perdeu toda sua credibilidade por priorizar uma vaidade pessoal.


Como diz um amigo “O caráter de um político pode ser facilmente medido pela coerência em suas ações, assim como pelo respeito que ele tem por seu eleitorado”.


Alguém arriscaria dizer quem é o político em questão?


Bruno R. Ducci
Vice-Presidente da Juventude do PSB do Paraná

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Beto Richa assume publicamente apoio à reeleição de Luciano Ducci


"Pela primeira vez o governador Beto Richa (PSDB) assumiu publicamente que irá apoiar a reeleição do prefeito de Curititba - Luciano Ducci (PSB). Em entrevista a emissoras de rádio, quando da assinatura de um protocolo de intenções entre o governo do Paraná e o Movimento Brasil Competitivo, para implantar o programa de Modernizando a Gestão Pública, realizada terça-feira, no Palácio das Araucárias, Richa destacou que Ducci sempre foi 'parceiro'; - Esteve sempre ao nosso lado, tem tocado todos os projetos seguindo a linha de governo que nós iniciamos e não poderia ser diferente porque deu grande contribuição quando foi nosso vice, destacou".


Fonte: roseliabrao.com