quinta-feira, 24 de março de 2011

Ainda não é a hora, Fruet

Notícias dão conta que Gustavo Fruet, ex-deputado federal pelo PSDB, quer ser candidato a prefeito de Curitiba em 2012. Nada mais legítimo. A votação de Fruet, quando concorreu ao Senado em 2010, 650 mil votos na cidade de Curitiba, o credencia a isso.

Mas não é só isso. Fruet já foi vereador da cidade, quando deputado federal sempre teve ótimas votações em Curitiba, seu pai, Mauricio, foi prefeito desta cidade e, além disso, ou melhor, para comprovar isso, Fruet quase alcançou a cadeira do senado federal por causa de seu prestígio junto ao eleitorado curitibano.

Mas a disputa pela prefeitura não envolve só isso.

Em 2004, Beto Richa(PSDB) disputou a prefeitura tendo Luciano Ducci(PSB) como seu vice. Foram VENCEDORES. Não elencarei aqui tudo o que foi feito pela cidade. Meu intuito não é esse. Quatro anos depois, 2008, Beto manteve, apesar de forças tentarem o oposto, Ducci como seu vice na sua campanha de reeleição. Novamente, a dupla Beto/Ducci foi vencedora com uma vitória acachapante com quase 80% dos votos.

Com altos índices de aprovação, o então Prefeito Beto Richa, aceitou o desafio de ser governador. Ducci assumiu a prefeitura e manteve o acelerado e eficiente ritmo de obras pela cidade e trabalhou ao lado de Beto para elegê-lo governador do estado, mesmo que a orientação do PSB nacional não fosse esta. Ducci conversou com Eduardo Campos, presidente nacional da sigla, e demonstrou que esse grupo era forte e que ele tinha que ser coerente.

Beto ganhou de goleada na capital do estado.

Esse grupo que começou em 2004, portanto há quase 7 anos, sempre caminhou junto, trabalhou junto. Antes pela cidade de Curitiba e agora por todo estado do Paraná.

PSB e PSDB estão em sintonia com os anseios do povo paranaense e, por isso, o grupo ganha força com o passar dos anos.

Ao que tudo indica, a intenção de Fruet em disputar a prefeitura ano que vem, pode enfraquecer e até mesmo dissolver esse forte e unido grupo que se consolidou em torno da dupla Beto/Ducci.

Ninguém duvida da experiência parlamentar de Gustavo, mas, ao mesmo tempo, qual é sua experiência administrativa?

Nos 12 anos de Brasília, passou ele mais dias aqui ou lá?

Em nome da unidade desse grupo, iniciado em 2004 e que hoje tem vereadores, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos em todo o Paraná, administra a capital do estado além do governo estadual, entendo que Fruet tem muito o que acrescentar, porém precisa ganhar experiência no executivo.

Imagino que Fruet, em nome do grupo e sem vaidades pessoais, possa colocar seu nome a disposição do coletivo e será facilmente cotado para a vice de Ducci.

É o melhor para todos. O grupo permanece unido e ainda com mais força para a disputa majoritária de 2012. A experiência que Fruet ganharia no executivo será fundamental para o futuro de sua trajetória política.

Fruet ainda é novo, e, humilde que sei que é, demonstraria grandeza ao aceitar esse desafio de disputar a prefeitura de Curitiba ao lado de Ducci, e certamente, pouco tempo depois, com o grupo unido, poderá sonha grande, pois capacidade, sabemos que tem.

Imagino Fruet um dia prefeito da cidade, mas tudo tem sua hora e devemos sempre trabalhar buscando a convergência, união e respeito pelo trabalho de todos.

Miguel Machado
Secretário-geral da Juventude do PSB de Curitiba

5 comentários:

Túlio Haido disse...

Entendo a necessidade de 'defender o seu', mas todo esse texto não condiz com a realidade e nada mais é do que uma fantasiosa interpretação da mesma.
Pergunte a qualquer cidadão comum, não servidores-cabos eleitorais da prefeitura, se ele lembrava de quem era o vice do Beto nas últimas eleições.
Não diminuo a importância do PSB nas eleições, mas a campanha girava muito mais em torno da pessoa do Richa do que de qualquer sigla. Enfim, são argumentos muito fracos para refutar uma candidatura de Fruet, que já se mostrou muito mais vencedor nas urnas do que Ducci. Afinal, no Brasil, alguém vota em Vice? Assim fica fácil.

Anônimo disse...

O glorioso PSB não deve se intrometer em assuntos internos de outras legendas. Cabe ao PSDB saber o que é melhor para o partido.

Fruet será o prefeito, seja pelo PSDB ou não.

Ducci foi um mero protagonista do Beto, todos sabemos disso. Sozinho, Ducci não faria 10% dos votos.

Deve ser o contrário Fruet prefeito, Ducci vice.

Anônimo disse...

Vale lembrar que culturalmente o brasileiro não lembra do VICE.
Portanto, é um despropósito sem tamanho (e cheio de erros de português) o artigo acima.
Talvez tenha sido escrito para convencer a própria juventude do PSB de que Ducci tem condições de se eleger sozinho, o que todos e principalmente os curitibanos, sabem que não tem!

Eduardo Alves disse...

Prezado Miguel, apenas leia a seguinte nota da JPSDB... Aproveite e pare para refletir sobre o que você disse... Se você tiver o mínimo de hombridade e seriedade perceberá que não lhe é permitido, moralmente pelo menos, exigir algo de outro partido.

http://jpsdbcuritiba.blogspot.com/2011/03/nota-de-esclarecimento_28.html

Diego Lobo Teles disse...

Muito boa a nota de esclarecimento do JPSDB, reflete o atual posicionamento do PSDB e do Governador. E muito melhor ainda a nota do Miguel, que teve como motivação o comportamento do prefeiturável "Gustavo Fruet", conforme notícia no link a seguir. http://www.bemparana.com.br/index.php?n=176290&t=fruet-da-ultimato-ao-psdb-e-beto-richa-sobre-eleicao-de-2012