terça-feira, 11 de outubro de 2011

Oportunismo

Oportunismo nada mais é do que a “atitude daqueles que preferem contemporizar, para atingir um fim, aproveitando-se das circunstâncias oportunas. Sistema ou prática política, que consiste em aproveitar-se das circunstâncias ou acomodar-se a elas para tirar proveito”.


O oportunismo é uma conduta moralmente reprovável, buscando-se evitar o convívio com pessoas que agem pela conveniência de seus interesses, fazendo uso das circunstâncias de cada momento para se beneficiar, sem qualquer demonstração de coerência.


Então, o que dizer quando uma pessoa que deveria representar os interesses de um grupo, de um povo faz isso?


Infelizmente é com essa situação que o povo curitibano se deparou recentemente, quando um político de renome do cenário municipal, contrariando tudo aquilo que defendeu durante boa parte de sua vida política, se aliou àqueles que sempre foram alvo de suas críticas. A aliança em tese pretende viabilizar sua corrida pela prefeitura nas eleições de 2012, exatamente contra aqueles com quem ele sempre compartilhou ideais e objetivos. Ideais estes que parecem ter sido esquecidos ou jogados no lixo pelo político em questão, tendo em vista que este segue sua vida política em um partido com ideologia contrária a seu antigo grupo.


O povo deve estar se perguntando o motivo de tal mudança, e a resposta é simples, por pura vaidade e oportunismo, já que em detrimento dos seus ideais e do interesse do povo curitibano, preferiu abrir mão daquilo que sempre defendeu para buscar a todo o custo a prefeitura de Curitiba. Difícil vai ser o povo curitibano acreditar na pessoa que perdeu toda sua credibilidade por priorizar uma vaidade pessoal.


Como diz um amigo “O caráter de um político pode ser facilmente medido pela coerência em suas ações, assim como pelo respeito que ele tem por seu eleitorado”.


Alguém arriscaria dizer quem é o político em questão?


Bruno R. Ducci
Vice-Presidente da Juventude do PSB do Paraná

Nenhum comentário: