terça-feira, 2 de outubro de 2012

Calçadão central para pedestres na Avenida Cândido de Abreu

A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, terá um calçadão central de 870 metros de extensão e 18 metros de largura. A mudança na organização do espaço viário e de pedestres não impedirá a circulação de carros e ônibus, que continuará com o mesmo número de faixas de circulação. O canteiro central será aumentado para uma área de 18 metros, onde ficará o calçadão de pedestres, margeado por uma nova linha expressa de ônibus.


O projeto do prefeito Luciano Ducci está aprovado pelo governo federal por meio do PAC da Copa, e as obras começam no início do ano que vem. O calçadão ficará no meio da avenida, conectando a praça 19 de Dezembro à praça Nossa Senhora de Salete.

“É um projeto que vai organizar o sistema viário da avenida e valorizar a cidade e o cidadão, melhorar a qualidade da circulação dos pedestres e ao mesmo tempo atender ao transporte coletivo e ao sistema viário”, afirma Luciano Ducci.

A tônica do projeto segue o processo de valorização da área central, iniciada na atual gestão com a revitalização do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, da Rua Riachuelo. Nessa mesma esteira começaram agora as obras na rua São Francisco e em seguida será iniciada a transformação do antigo Quartel do Exército na rua Riachuelo em Cine Passeio, com três salas de exibição. São obras para garantir mobilidade segura dos curitibanos e novos ares e áreas de cultura e lazer para a área central.

Redistribuição do espaço - Atualmente a avenida Cândido de Abreu possui quatro faixas de tráfego no sentido bairro-centro e três no sentido oposto, sendo uma das marginais ociosa do ponto de vista do tráfego, nas quais os automóveis e ônibus compartilham o espaço. Com o projeto serão cinco pistas no sentido Palácio Iguaçu-Praça Tiradentes, sendo uma de uso exclusivo dos ônibus, e duas faixas no sentido inverso.

A avenida terá quatro estações-tubo para os ônibus ligeirinhos das linhas que atendem a região Santa Cândida-Pinheirinho; Boqueirão-Centro Cívico, Aeroporto, Barreirinha-São José, Colombo-CIC e Fazendinha-Tamandaré.
Nos cruzamentos em que os veículos cruzam do calçadão a passagem será elevada de forma a reduzir a velocidade, a exemplo do que é feito hoje na Praça do Batel.

A Cândido de Abreu será a primeira rua da cidade com WiFi (internet gratuita) e flexibilizada no que diz respeito ao mobiliário urbano com pontos de encontro para os pedestres. Outros destaques da nova Cândido de Abreu serão a Iluminação e comunicação visual diferenciadas.

Nenhum comentário: