terça-feira, 31 de julho de 2012

“Em vez de promessas, temos projetos, trabalho e obras para mostrar”, diz Luciano Ducci

Ontem (30) o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela coligação Curitiba Sempre na Frente, participou da homenagem ao Dia do Motorista, em Santa Felicidade. Durante o evento Luciano disse que um pacote de obras de mobilidade e renovação urbana está sendo executado e vai contribuir para o desenvolvimento de várias regiões da cidade. Estiveram presentes no encontro cerca de 6.000 pessoas.

“O que temos para a cidade são obras e muito trabalho, e não apenas promessas. Não existe varinha mágica que resolve os problemas de um dia para o outro, é preciso trabalho e conhecimento pra enfrentar os desafios urbanos”, afirmou Ducci.

 Parte dessas obras está nos bairros da região leste, que também terá uma divisão administrativa com a criação da nova Administração Regional do Uberaba, deixando as ações e serviços públicos, especialmente da Prefeitura, mais perto dos moradores.

Na região do Uberaba, onde o prefeito participou do lançamento da candidatura de Hélio Wirbiski a vereador pelo PPS, já começaram as obras do viaduto estaiado que passará sobre a avenida das Torres, no cruzamento com a Coronel Francisco H. dos Santos. Junto será feita uma trincheira na rua Guabirotuba e a revitalização completa com implantação de ciclovia na avenida.

Outra obra para a região que deve começar em um mês é a renovação da avenida Salgado Filho, que vai desafogar uma área onde há uma forte concentração comercial e interligações de ruas, que ligam bairros das regionais Cajuru e Boqueirão. Será feita a recuperação de 2.700 metros, entre as ruas Capitão João Ribas de Oliveira e Rodolfo Bernardelli.

Acompanhado de Rubens Bueno, candidato a vice prefeito, Luciano Ducci aproveitou e anunciou que o Jardim das Américas ganhará uma Unidade de Saúde. “Ducci está trazendo muitas obras para a região Leste da cidade, que um tempo ficou esquecida. Queremos reforçar esse trabalho junto com Luciano”, destacou o candidato a vereador Hélio Wirbiski.

Taxistas – Na mesma noite, o prefeito Luciano Ducci recebeu uma homenagem dos taxistas de Curitiba. “Aproveitamos o dia do Motorista para homenagear esse prefeito que está fazendo tantas obras na cidade. São trincheiras, pavimentação, reforço na sinalização de trânsito que sem dúvidas deixarão o fluxo muito melhor”, destacou o presidente da Associação de Rádiotaxi, Edson Fernandes.

Luciano defendeu o aumento do número de táxis na cidade e pediu paciência com as obras que estão acontecendo. “São obras importantes para a mobilidade urbana, e precisamos aproveitar que hoje temos um bom relacionamento com os Governos Estadual e Federal, que estão repassando recursos para nossos projetos. Também precisamos aumentar a frota de táxis, e já estamos trabalhando para isso”, afirmou Luciano Ducci.

Depois do evento em Santa Felicidade, Luciano Ducci participou ainda do evento do prêmio “Personalidade AECIC”, que em 2012 homenageou o empresário Carlos Antonio Gusso, presidente da Risotolândia Refeições.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Luciano vai ampliar programa de hortas comunitárias de Curitiba

Na última sexta-feira (27) o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela coligação Curitiba Sempre na Frente, adiantou que vai ampliar o programa de hortas comunitárias de Curitiba. “Hoje, vizinhos, comunidades e grupos de moradores interessados em ter uma horta coletiva já contam assistência técnica da prefeitura, mas vamos ampliar o programa com mais incentivos, mais insumos, entre outras medidas”, disse Luciano.

Em Curitiba já são 1,4 mil hortas comunitárias apoiadas pela prefeitura, envolvendo cerca de 9 mil pessoas, numa área de cultivo de 250 hectares de terra. Nas hortas são cultivadas mais de 33 variedades de verduras e legumes.

A Prefeitura fornece alguns insumos, técnicas de preparo de solo e de plantio, avaliação prévia e acompanhamento da produção. Cada grupo tem apoio institucional pelo prazo de um ano.

“A Secretaria do Abastecimento, com agrônomos e técnicos, vai ampliar o suporte necessário a famílias interessadas em transformar terrenos ociosos em áreas de produção de alimentos”, destaca Luciano.

O prefeito destaca as inúmeras vantagens das hortas que vão além da produção de alimentos. “É um método barato de ocupar terrenos baldios, que muitas vezes viram depósitos de lixo e de foco de mosquito”, disse.

“As hortas também evitam a impermeabilização do solo, um problema grave nos grandes centros urbanos, além de ser um exercício de cidadania quando envolve grupos de pessoas”, completa.

Para receber o apoio, basta ter um grupo de pessoas interessados e a autorização do proprietário do terreno. Condomínios, escolas, instituições podem participar do programa.

Junto com o projeto Lavoura - que atende pequenos produtores rurais - a produção nas hortas comunitárias e dos pequenos produtores chegou a 4,7 mil toneladas em 2011. A produção é destinada tanto para consumo das famílias, como para comercialização do excedente.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

No Bairro Novo, Luciano anuncia unidade de saúde, melhorias na rua Izaac Ferreira da Cruz e mais obras

Na noite de ontem (26) O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela Coligação Curitiba Sempre na Frente, e Rubens Bueno, candidato a vice-prefeito, foram recebidos com festa para a abertura do Comitê Bairro Novo, no Adelson Clube Show. Mais de 700 pessoas estiveram presentes.

Durante o evento Ducci anunciou mais uma unidade saúde e outras obras no Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho. A nova Unidade de Saúde Coqueiros será construída em parceria com o Governo do Estado, em um local próximo ao Terminal Sítio Cercado e ao Centro de Urgências Médicas, na rua Victor Agner Kendrick (atrás do Condor).

“Compramos o terreno e nos próximos dias vamos fazer a licitação, para começar a construir a Unidade Coqueiros ainda neste ano. É mais uma parceria com o governador Beto Richa para vai melhorar a vida das famílias que vivem e trabalham no Bairro Novo”, disse Luciano.

O prefeito Luciano Ducci enumerou várias obras que estão sendo feitas na Regional Sítio Cercado, como a colocação de iluminação baixa e novas calçadas na rua Izaac Ferreira da Cruz; a pavimentação de 90 ruas (35 km) no Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará; construção de dois barracões de reciclagem de materiais; a implantação de 32 câmeras de monitoramento de segurança; o Restaurante Popular, com almoço a R$ 1,00; a instalação do Raio X digital no Centro de Urgências Médicas; a ampliação de mais 400 vagas em creches; a retirada de famílias de áreas de invasão, como a 23 de Agosto, para novas moradias que já beneficiam 3 mil famílias; dois Armazéns da Família, além do Clube da Gente, entre outras obras.

“Estamos trabalhando muito e ainda vamos fazer muito mais, porque sabemos o que é preciso fazer. Curitiba é uma cidade grande e complexa. Não podemos entregar a administração desta cidade para novatos, ou quem nunca administrou nada”, disse Luciano.

O empresário Adelson Batista, que abriu as portas da empresa para receber os amigos e apoiadores do prefeito Luciano Ducci, disse que está muito contente de ver e de poder apoiar o trabalho do prefeito. “Eu vi acontecer muita coisa nesse bairro em dois anos. Aqui pra mim é uma cidade. É o meu Jardim Social, graças ao trabalho do Luciano e do Beto Richa”, disse Adelson. “Candidatos existem muitos, mas o nosso é o melhor”, afirmou.
Quem também compareceu na inauguração do novo comitê foi o ex-jogador de futebol Dionísio Filho, o Djonga, hoje comentarista esportivo. “Nunca me manifestei para apoiar ninguém, mas agora é diferente. Luciano Merece, porque trabalha muito e é um dos grandes responsáveis pelo progresso da cidade”, afirmou Djonga.

Obras marcam novo Centro, diz Luciano Ducci

Curitiba é a única capital brasileira onde o número de moradores cresceu nos últimos anos. Dados do IBGE indicam que a população aumentou 14.1% na região. Em muitas cidades, a tendência da população é fugir de áreas centrais para os bairros, inclusive os mais afastados.
O prefeito Luciano Ducci não tem dúvidas: o crescimento é resultado das intervenções da Prefeitura partir de 2005. “As ações garantem mais qualidade de vida aos antigos e novos moradores do centro”, afirma. A região concentra 18 bairros e 206 mil moradores.

O conjunto de obras deu outra cara ao centro, ficando mais organizado, iluminado e seguro. Revigorada, a área se torna também mais atraente, em especial para famílias, jovens casais e idosos. Eles veem boas vantagens nos imóveis mais espaçosos e na facilidade de acesso a todos os serviços necessários ao dia a dia. Em muitos casos, não precisam fazer uso do carro ou têm transporte urbano que facilita sua locomoção.

“Sem falar que a programação cultural que a cidade oferece em espaços públicos da região - como shows da Virada e o Natal de Luz - faz com que os moradores também convivam com essas coisas boas, que alimentam o espírito”, adianta Luciano.

Obras - Essa nova realidade tem repercussões positivas também no comércio e no mercado imobiliário, incrementando a economia da região. A revitalização da Praça Tiradentes desencadeou as melhorias. A renovação do espaço foi atraindo o interesse e o prefeito decidiu estendê-la para a Rua Riachuelo, a região do São Francisco. A restauração do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, manteve as bonitas características arquitetônicas do prédio de quatro andares, tombado pelo Patrimônio Histórico nacional.

Entre as novas ações se destacam a central de monitoramento com 49 câmeras, as obras de renovação da Rua São Francisco, da Carlos de Carvalho, da Avenida Batel, a Rua 24 Horas e o projeto de reforma completa de 11 banheiros públicos, além da criação de mais cinco estruturas de serviços de atendimento ao público com lanchonetes, bancas de revistas, casa da leitura. Esses espaços serão construídos na Praça Carlos Gomes, Santos Dumont, Zacarias, Santos Andrade e Tiradentes.

“O centro ganhou diversos pontos que levam à convivência urbana e os curitibanos podem desfrutar da cidade que é cuidada para eles mesmos”, disse Luciano.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Luciano anuncia mais 86 km de asfalto em bairros da Regional Boqueirão

O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela Coligação Curitiba Sempre na Frente, vai asfaltar 86 quilômetros dos bairros da Regional Boqueirão. Cerca de 22 quilômetros já estão sendo feitos, como na rua Batista da Costa, no Xaxim, onde máquinas e equipes estão trocando 1.800 metros de antipó por asfalto definitivo.

“São obras viárias que complementam os acessos à Linha Verde e em ruas por onde também passam ônibus do transporte coletivo, e melhora os deslocamentos das pessoas”, destaca Luciano Ducci que vistoriou obras na região.

A rua Batista da Costa é uma importante ligação entre o Pinheirinho e Linha Verde. Nessa rua fica a casa da dona Margarida Oliveira, dona de casa, que está aprovando a transformação. “Muitas ruas foram asfaltadas aqui perto, e agora chegou nossa vez”, disse Margarida.

Outra rua importante que receberá novo asfaltamento é a Frederico Maurer. Nessa rua serão revitalizados quatro quilômetros de pista. Nesse mesmo pacote está ainda a revitalização da rua João Mikeletto, que dá acesso ao Zoológico Municipal. Outro compromisso nosso é asfaltar todas as ruas do Conjunto Érico Veríssimo.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Moradores e comerciantes agradecem a Luciano Ducci e Beto Richa pela segurança

Na manhã do último sábado (21) o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela Coligação Curitiba Sempre Na Frente, e o governador Beto Richa estiveram na Cidade Industrial. Eles percorreram algumas ruas e ouviram moradores, comerciantes e lideranças comunitárias da região, que acaba de ganhar quatro Unidades Paraná Seguro (UPS).

“Agora tomamos posse da CIC. É a primeira vez em muitos anos que eu me sinto segura para trabalhar”, disse a comerciante Zilda Lucena, de 40 anos. Marlon Alberti, gerente de uma loja de telefones, disse que reconhece com facilidade o trabalho do prefeito. “A UPS deu uma segurança legal. Garante mais a qualidade do bairro. Antes não dava para se movimentar muito. Agora dá e isso é trabalho do Luciano e do Beto”, disse Alberti.

A moradora Regina Maria dos Santos, dona de uma lanchonete na rua Pedro Gusso, disse que está gostando muito do que o prefeito Luciano Ducci está fazendo pela região, principalmente a melhoria na saúde. “Não tem o que reclamar do nosso posto de saúde, na Praça 4. Tem três clínicos gerais, três pediatras, dois ginecologistas, psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta. E eu sempre sou muito bem atendida, inclusive quando levo minha mãe, que é idosa”, disse.

O empresário Juarez Carneiro Lopes, que vende móveis e emprega 70 pessoas em quatro lojas na região da CIC, disse que está gostando de ver o trabalho que a prefeitura e o governo estão fazendo juntos na região. “Com mais creches, equipamentos, benfeitorias, o bairro fica bonito e a região valorizada. Agora, com a presença mais forte da polícia, os marginais se afastam e temos um bom incentivo para continuar aqui”, disse ele. 

Mais policiamento - O governador disse que além da presença dos policiais na instalação das UPS outros 120 vão permanecer na região fazendo policiamento comunitário. E a região também vai ganhar um novo batalhão da Polícia Militar. “É o único bairro do Paraná inteiro que terá seu próprio batalhão da polícia, com 500 policiais”, disse Richa.

O prefeito aproveitou o encontro com os moradores para falar sobre os investimentos que estão sendo feitos na região da CIC, onde a prefeitura está colocando asfalto novo em mais de 100 ruas, totalizando mais de 30 quilômetros, até o fim deste ano. “Estamos refazendo todas as ruas do conjunto Oswaldo Cruz, e as regiões do Sabará e Vitória Régia”, disse Luciano.

Na região foi entregue recentemente um novo Clube da Gente, que oferece aulas de natação e hidroginástica gratuitas para a comunidade. Também está em construção a nova creche Arroio, que abrirá mais 150 vagas para crianças, e a Escola Municipal Moradias Corbélia está em obras.

A prefeitura concluiu recentemente o novo Eixo Viário CIC-Tatuquara e nos próximos meses também serão iniciadas as obras de renovação das ruas Raul Pompéia e Carlos Klemptz, melhorando a ligação entre a CIC e a Fazendinha, com novo pavimento, calçadas, iluminação, drenagem e paisagismo.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Luciano Ducci fala com trabalhadores no Parolin

No início da manhã de ontem (18) o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição da Coligação Curitiba Sempre na Frente,  conversou com trabalhadores da área de infraestrutura, saneamento e indústria, da região do Parolin.

“As pessoas querem segurança e estamos trabalhando muito nisso. Começamos a instalar quatro UPS na Cidade industrial, em parceria com o governo do estado, que está contratando e treinando policiais e vai instalar um módulo policial em cada bairro”, disse Luciano.

Ducci ainda contou que a prefeitura já começou a fazer as obras para preparar a cidade para a Copa do Mundo. Logo será iniciada a instalação do metrô e já estamos planejando um novo hospital e pronto-socorro, para a região norte da cidade.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Luciano vai criar mais 7,5 mil vagas em creches até 2016

O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição da Coligação Curitiba Sempre na Frente, vai criar mais 7,5 mil vagas em creches, atendendo toda a fila de Curitiba até 2016. Luciano disse, em entrevista ao programa Conversa Especial da ÓTV, na noite de terça-feira (17), que com abertura destas vagas vai antecipar em quatro anos a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), para que metade das crianças das cidades brasileiras sejam atendidas por creches municipais, até 2020.

“Curitiba tem maior rede de creches do Brasil, proporcional a sua população, e está ampliando para atender bairros que estão crescendo, como Ganchinho e Tatuquara”, disse o prefeito, que também deu entrevista ao G1 Paraná. Luciano destacou que Curitiba é também referência na qualidade de ensino, sendo a melhor capital do Brasil segundo o MEC.

Outro compromisso de Luciano é retirar todas as famílias que vivem na miséria em Curitiba. Segundo a Prefeitura, existem 12,7 mil famílias, que ganham menos de R$ 70 por pessoa. “Curitiba já mostrou que isso pode ser feito, ao reduzir em 65% a miséria, no período de seis anos”, disse.

Para atingir este compromisso, Luciano vai retirar todas as famílias que vivem na beira do rio, dar prioridade para que coloquem os filhos em creches, oferecer cursos de capacitação nos Liceus de Ofícios e atendê-las no programa Família Paranaense, além de dar acesso à rede de abastecimento dos Armazéns da Família.

Mobilidade - O prefeito também anunciou novidades pra o transporte público com a criação de faixas exclusivas para atender a linha Inter 2, que atualmente transporta 80 mil passageiros por dia. Outra novidade é a implantação do Ligeirão Centenário/Campo Comprido, para diminuir o tempo das viagens. Luciano também anunciou que as obras do metrô vão começar no fim do ano.

Para melhorar o trânsito, o prefeito disse que está implantando o Sistema Integrado de Mobilidade, que terá câmeras de monitoramento e painéis indicando as condições do trânsito. Outra ação é s série de obras que melhoram a malha viária, como o viaduto estaiado, trincheiras, a ampliação da Marechal Floriano Peixoto e obras em ruas comerciais.

Na área de Segurança, Luciano destacou a parceria da Prefeitura e a presença da Guarda Municipal nas instalações das Unidades Paraná Seguro (UPS) nos bairros. Já foram seis unidades, quatro delas nessa semana na CIC, e até o fim do ano serão 10 UPS. Cada bairro terá um módulo policial móvel, 75 no total, e mais batalhões da PM.

A Prefeitura também fará sua parte e instalará um total de 1.072 câmeras, das quais 622 já estão licitadas e serão instaladas nos terminais e estações-tudo. Algumas centrais de operação também estão sendo montadas para o sistema de vigilância da Guarda e da PM.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Curitiba na lista das cidades que cumprem a Lei de Acesso à Informação

A Prefeitura de Curitiba foi uma das poucas a responder um levantamento sobre contratação de funcionários de confiança feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). De 133 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas 16 responderam a um pedido de informação formulado pela Abraji. A lista foi divulgada pelo site Congresso em Foco na última sexta-feira (13).
O levantamento da Abraji perguntava: quem são, quanto recebem e que cargos ocupam todos os funcionários que foram indicados pelo poder Executivo local. Além de Curitiba responderam Brasília (DF), Londrina (PR), Cariacica (ES), Caucaia (CE), Sorocaba (SP), Serra (ES), São Carlos (SP), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Novo Hamburgo (RS), Belo Horizonte (MG), Taubaté (SP),Campinas (SP), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

Este é o quinto levantamento do gênero que a Abraji realiza e o primeiro durante a vigência da Lei de Acesso a Informação, que entrou em vigor há quase dois meses. Os dados serão apresentados neste sábado (14) no 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo.

Para conseguir os dados, as prefeituras foram questionadas em dois momentos. No primeiro, foi informado que os dados solicitados seriam usados em reportagem. No segundo, foi dito que as informações seriam utilizadas para consolidar o levantamento. 

As respostas consideradas satisfatórias foram aquelas em que os órgãos realmente enviaram planilhas com as informações requeridas. Também foram consideradas satisfatórios os casos em que a prefeitura já havia publicado os dados em seu site ou em seu Portal da Transparência.

Transparência - desde 2010, a Prefeitura de Curitiba divulga as informações da cidades para os interessados pelo Portal Curitiba Aberta. O portal é uma área especial dentro do site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br
) e tem atualização diária das despesas e receitas da Prefeitura.

O portal foi feito com linguagem simplificada para que os textos sejam acessíveis à maioria da população. Há explicações para cada termo técnico, para que as informações sejam entendidas com clareza.

As despesas podem ser consultadas de forma detalhada, mês a mês. A lista de informações tem o nome da pessoa ou empresa que recebeu recursos, o CPF ou CNPJ do credor, o valor do pagamento correspondente e a descrição do gasto (o objeto do “empenho” orçamentário).

No final de cada dia, a equipe técnica da Secretaria de Finanças consolida todos os registros contábeis da movimentação financeira de todas as secretarias e órgãos públicos municipais para que sejam lançados no sistema de acesso público.

Curitiba é a cidade com o maior índice de transparência orçamentária entre as capitais brasileiras conforme pesquisa divulgada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, de Brasília. A capital paranaense teve nota 75,9, a maior no levantamento que mediu informações sobre a gestão das finanças de 28 capitais, incluindo a capital federal.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Luciano Ducci é homenageado na Festa do Carmo

Ontem (16) o prefeito Luciano foi homenageado pelo padre Kleina, do Santuário Nossa Senhora do Carmo, durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo. O padre também aproveitou a oportunidade para agradeceu o apoio do prefeito e pelas obras no entorno do santuário. Como a que está sendo realizada na avenida Marechal Floriano Peixoto. Após a missa, o prefeito também participou do evento.

Na região, a prefeitura está fazendo a revitalização da avenida Marechal Floriano, entre a Linha Verde e o município de São José dos Pinhais, onde serão colocadas novas calçadas, novo asfalto, iluminação e paisagismo. Além disto, na Regional Boqueirão, 88 quilômetros estão sendo pavimentados, beneficiando 149 ruas dos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim.
 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura inicia a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida

Quarta-feira (11) a Prefeitura iniciou a reforma do Terminal Santa Cândida que vai ganhar mais quatro mil metros de área construída, com novas plataformas de embarque e desembarque e novas áreas de comércio e serviços. Esta é mais uma obra de mobilidade urbana que está em andamento em Curitiba.

A ampliação é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, em Curitiba, que prevê também a reforma da Avenida das Torres e a construção da trincheira da rua Guabirotuba e do viaduto estaiado. Um investimento de R$ 181 milhões.

A reforma do terminal - que ficará com 12,6 mil metros quadrados -  está orçada em R$ 11,3 milhões e vai permitir a ampliação da integração do transporte com municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte que vai ligar o terminal à Praça do Japão.

Com o início das obras, os biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso, no sentido Centro, vão parar na plataforma no sentido bairro, com mudanças também nos pontos de parada dos alimentadores Maracanã (que agora pára em frente ao ponto da linha Bairro Alto) e  Banestado/California, que pára atrás do ponto do Interbairros III.

Por enquanto, não há alteração em outros pontos de parada no terminal ou no funcionamento das lojas e Armazém da Família que serão  relocados em outra etapa da obra. Nesta fase, está sendo retirado o pavimento na plataforma do biarticulado no sentido Centro. A próxima etapa será a construção de muro de arrimo necessário para ampliação do terminal. 

Com a reforma, o Santa Cândida terá também uma nova área de comércio e serviço, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. Esta nova área vai ficar no subsolo, onde também funcionará o Armazém da Família permitindo tráfego de carga e descarga de produtos fora da área de passagem de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo, e nova iluminação, além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Construção de 2,7 mil moradias muda o perfil do Ganchinho

Na última terça-feira (10) o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab, Ibson Campos,  acompanhado de técnicos da Prefeitura, foram conferir o andamento das obras no Residencial Parque Iguaçu. Atualmente com uma população de 8.695 habitantes, o Ganchinho receberá até o final do ano mais 10 mil moradores, que vão ocupar as 2.796 unidades habitacionais que estão em construção no local.

Campos disse que o Ganchinho vai dar um salto no que diz respeito ao desenvolvimento urbano, pois além das moradias, a Prefeitura levará ao local maior oferta de equipamentos públicos e infraestrutura. Possibilitando assim uma expansão com qualidade de vida.

As obras habitacionais estão sendo executadas em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. São investimentos de R$ 140 milhões, que devem atender duas faixas da clientela da Cohab.

Parte das unidades, num total de 1.820, está destinada a famílias com renda de até R$ 1.395, originárias da fila da Cohab e de áreas de risco. Nesta situação estão moradores das Vilas Americana, Coqueiros, Nova Aurora, Parque Náutico e de um barracão no bairro Boqueirão que abriga coletores de material reciclável.

Outras 976 unidades em obras no Ganchinho foram comercializadas entre famílias da fila da Cohab com renda entre R$ 1.395 e R$ 2.900. A comercialização foi realizada antes do início das obras, ou “na planta”, como é conhecido este tipo de operação.

Infraestrutura – Hoje o Ganchinho conta com dois Centros Municipais de Educação Integral (CMEI), duas escolas de 1ª a 4ª série e uma Unidade de Saúde. Para garantir o atendimento aos futuros moradores serão implantadas mais uma escola municipal, outra estadual, além de nova creche e outra unidade de saúde.

Além de mais equipamentos públicos, as linhas de ônibus que operam no local serão estendidas e ganharão outras paradas, com intuito de facilitar o deslocamento dos novos habitantes do bairro.

Campos ainda falou que as obras são de grande proporção, mas o Ganchinho vai crescer de maneira planejada e totalmente integrado ao resto da cidade. ”Sua população vai construir o sentimento de pertencimento e identificação com o local onde vive. É a Prefeitura atuando de modo intersetorial para garantir a continuidade do desenvolvimento de Curitiba”, finaliza Campos.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Terminais e estações-tubo terão câmeras de monitoramento

Até julho de 2013 a Rede Integrada de Transporte passará a contar com câmeras de monitoramento nos 21 terminais urbanos, no Terminal Guadalupe e nas 364 estações tubo que compõem o sistema. No total serão 622 câmeras já licitadas pela Prefeitura, que fazem parte de projetos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em implantação pela Prefeitura.

Além das câmeras em estações e terminais, os ônibus também estão ganhando mais segurança. Em operação a partir de abril, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs já faz o monitoramento on-line de todos os ônibus do sistema. Técnicos, agentes e fiscais do transporte acompanham cada ônibus em tempo real, podendo entrar em contato ou receber mensagens do motorista a qualquer momento.

Os ônibus contam com computador de bordo, GPS e  dispositivos acoplados à parte elétrica que permitem o monitoramento tanto no CCO na Urbs, quanto nas própria empresas operadoras, o que agiliza intervenções que sejam necessárias.
Numa próxima etapa, prevista para ser iniciada ainda neste ano, também policiais do Batalhão de Trânsito e guardas municipais vão ficar no CCO, acompanhando on-line o  que acontece no trânsito e no transporte coletivo da cidade. 

 Além de melhorar a operação e o planejamento do transporte coletivo, o CCO também amplia a segurança de motoristas, cobradores e usuários. Os motoristas dispõem de um painel através do qual podem enviar mensagens ao CCO e à empresa comunicando situações de emergência e solicitando auxílio ou orientação. 

No Centro Operacional os técnicos têm condições de saber de imediato qualquer alteração na operação, como por exemplo se o ônibus está parado fora do ponto, se está parado há mais tempo que o devido, se faz alterações na rota ou qualquer mudança não prevista.

A Urbs também está desenvolvendo estudos para implantação de câmeras de monitoramento dentro dos ônibus ampliando ainda mais as medidas já em andamento para melhorar a operação e garantir mais conforto e segurança ao usuário.
 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Curitiba tem a 11ª Unidade de Atendimento Social

Na última sexta-feira (6) as 349 famílias que vivem na região do Moradias Alto Bela Vista do Passaúna, no bairro Augusta, ganharam uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS). Esta é a 11ª unidade entregue pela administração municipal.
Ela será responsável pelo atendimento das comunidades do Alto da Bela Vista, Diadema e Sabará. O equipamento é vinculado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Barigui que atende a 4.307 famílias.
“Hoje atendemos todo o território de Curitiba. Nos 45 CRAS o nosso serviço é referência no Brasil. Agora, com as Unidades de Atendimento, conseguimos chegar ainda mais perto das comunidades”, afirmou Maria de Lourdes San Roman, superintendente da Fundação de Ação Social (FAS).
“A Prefeitura nos tirou da área de risco e juntamente com a FAS e a Cohab construiu nossas casas que hoje são nossas riquezas. Agora ganhamos esta unidade de atendimento, que irá oferecer cursos para as mulheres”, contou Leonina de Oliveira, liderança do Bela Vista do Passaúna.
A nova Unidade de Atendimento foi construída pela Cohab e entregue à FAS para atender as famílias realocadas da área de ocupação Bela Vista II e Bolsão Sabará para o novo Conjunto Habitacional Moradias Alto Bela Vista.
A professora aposentada, Soeli Oliveira, já participa dos grupos de convivência coordenados pela FAS há dois anos e que isso mudou a sua vida. “Depois que entrei no Grupo Esperança comecei a viver. Sempre tive medo de ser uma velhinha que fica em casa tricotando sozinha mas no grupo a gente sai, aprende. Quero participar aqui da Unidade de Atendimento também”, afirmou.
“Os trabalhos oferecidos pela FAS ajudam principalmente as mulheres. Aqui conversamos, nos informamos e aprendemos novas técnicas de trabalho”, frisou a costureira Maria da Graça Silva.
Nova Sede – Também foi entregue nesta sexta, a nova sede do CRAS Guaíra, que realiza o atendimento das comunidades dos bairros Guaíra, Fanny e Lindóia. A antiga sede funcionava desde abril de 2010 em um imóvel cedido pelo Centro Social Guaíra. Agora, com a mudança de endereço, o imóvel com mais de 200 m² alugado e equipado pela Fundação de Ação Social passará a atender também os moradores do Parolin, integrantes da Associação de Catadores e Material Reciclável Táxi.
Também participaram das solenidades os secretários de Relação com a Comunidade, Fernando Guedes; Antidrogas, Hamilton Klein e de Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Richa.


Campanha de Luciano Ducci começa com caminhada na CIC, Pinheirinho e Bairro Novo

A campanha de reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB) começou neste sábado (7) com uma caminhada pelos comércios da Cidade Industrial, Pinheirinho e Bairro Novo. Ducci também participou da 7ª Feijoada Beneficente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, no Clube Concórdia.

O prefeito também teve um encontro com moradores do bairro Órleans e com integrantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. No final da tarde, Ducci também participou da Festa Junina da Torcida do Coritiba.

A noite o prefeito esteve presente no lançamento da Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná e também na homenagem ao Dia do Panificador, no Restaurante Madalosso.




sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prefeitura inaugurou CMEI Ruth Cardoso

Ontem (5) a Prefeitura inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ruth Cardoso, na Vila Audi União, Uberaba. O CMEI conta 260 vagas, sendo um dos maiores da rede municipal de ensino, que agora passará a contar com 190 creches.

A unidade teve investimentos de R$ 2,6 milhões e ganhou o nome da antropóloga e professora Ruth Cardoso (1995-2003), mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ruth criou e presidiu o programa Comunidade Solidária, de inclusão social.

Obras - O CMEI Ruth Cardoso é o quarto inaugurado pela Prefeitura nesta semana. Na segunda-feira (2) foi entregue o CMEI Mário Covas, com 150 vagas, no bairro Augusta. Na terça-feira (3) o Jardim Alegre, com 200 vagas, no Santa Cândida. Na quarta-feira (4) o Maria Aparecida Buscardin Hartmann, com 150 vagas, no bairro Cachoeira.

Avanços - Além das quatro inaugurações de julho, estão em construção nove CMEIs nos bairros Sítio Cercado, Boa Vista, Uberaba, Cidade Industrial, Rebouças, Tatuquara, Campo de Santana, Parolin e Santo Inácio. Também há uma unidade em ampliação no Sítio Cercado.

Curitiba é a capital brasileira com maior porcentagem de crianças atendidas em creches em período integral - oito horas ou mais. O município também aguarda a liberação de recursos do governo federal para a construção de mais 22 creches.




Sítio Cercado recebe sexta central de Raio X da cidade

Na última quarta-feira (4) com a abertura do anexo de raio X médico e odontológico do Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) Sítio Cercado, a Prefeitura consolidou o complexo de unidades descentralizadas de radiografias. Está é a primeira do Brasil a ser interligada online com uma central de laudos.

Segundo secretária Municipal de Saúde, Eliane Chomatas, este é mais um avanço da Prefeitura para garantir um atendimento cada vez mais de qualidade para quem usa a rede pública de saúde, referindo-se a programas inovadores como o Mãe Curitibana, Mulher de Verdade, de prevenção à violência contra à mulher e anterior à Lei Maria da Penha, e Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência.

O complexo - Contam com o novo setor os CMUMs Boa Vista, Cajuru, CIC, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado. Juntos, eles representam um investimento de R$ 6,5 milhões em recursos próprios e do governo estadual e têm capacidade para fazer 12 mil radiografias médicas e 3 mil odontológicas por mês.

A aposentada Alexandrina Ferreira de Andrade, de 64 anos, gostou da novidade. Frequentadora das atividades para idosos na Unidade de Saúde São João Del Rey, onde também faz acompanhamento médico, diz que não precisará mais ir até os hospitais da região central para fazer a checagem de rotina das condições dos pulmões e da coluna. “Um dia, quando passei mal, fui de ambulância. Se fosse hoje, seria bem mais fácil e rápido”, compara.

Os serviços de Raio X estão interligados à Central de Laudos do Hospital do Idoso Zilda Arns, de onde 12 radiologistas distribuídos em plantões envia laudos para os serviços instalados nos CMUMs (que demandam o exame em caráter de urgência) e unidades básicas (que agendam o Raio X como procedimento eletivo).

Cada um tem 173 metros quadrados mobiliados e com aparelhos de diagnóstico por imagem, distribuídos em salas de para Raio X médico, Raio X odontológico, consultório odontológico e  espera comum.