quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prefeitos socialistas são os mais bem avaliados do país



Dois prefeitos do PSB, Márcio Lacerda (Belo Horizonte) e Luciano Ducci (Curitiba) ocupam os primeiros lugares na lista de mais avaliados entre os administradores de oito capitais brasileiras, segundo pesquisa Datafolha. Além desses, foram avaliados os prefeitos de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.

O primeiro colocado é Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com nota 6,6. Ele tem 54% de aprovação (ótimo e bom). Em julho ele era aprovado por 51%.

Luciano Ducci (PSB), que substituiu Beto Richa (PSDB) na Prefeitura de Curitiba no início deste ano, aparece em segundo lugar do ranking, com nota 6,5 e 49% de aprovação.

José Fortunatti (PDT), de Porto Alegre, com nota 5,9, e Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, com nota 5,8, aparecem em seguida.

Gilberto Kassab (PSDB) é o primeiro prefeito em segundo mandato no ranking e ocupa o quinto lugar com nota de 5,4, à frente de João da Costa (PT), de Recife, que apesar de ter nota idêntica, 5,4, tem taxa de aprovação menor (24%).

João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador, recebeu nota 4,5 dos moradores da cidade. Ele é aprovado por apenas 18% e tem taxa de reprovação de 50%.

Luizianne Lins (PT), de Fortaleza, com 4,4, é a última colocada no ranking -50% dos moradores da capital do Ceará reprovam sua gestão e 22% aprovam a prefeita.

É Importante ressaltar que a aprovação da administração municipal da cidade de Curitiba subiu de 71,38% para 75,82%, desde abril. Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas, em levantamento feito de 12 a 16 de dezembro.

"O resultado desta pesquisa mostra que estamos no caminho certo, dialogando com a comunidade e estimulando nossas equipes a trabalhar muito para melhorar a cidade cada vez mais, com foco no aumento da qualidade de vida da população", disse Luciano Ducci.

A pesquisa anterior havia sido feita no final de abril. A nova pesquisa de dezembro, que ouviu 765 pessoas, mostrou também que a desaprovação de administração diminuiu, de 17,7% para 16%. Nesta pesquisa, 8% não opinaram.

A nova pesquisa mostra também que os entrevistados apontam como principais qualidades do prefeito a responsabilidade, a competência e o trabalho.

Para o prefeito Luciano Ducci, o programa de obras de 2010 foi um dos fatores que motivaram a boa aprovação da administração. "Neste ano, são R$ 208 milhões em obras por toda a cidade, para melhorar a infraestrutura para a população", disse Luciano Ducci.

A Prefeitura também está licitando mais R$ 165 milhões em obras de pavimentação, drenagem e edificações, para a construção de creches, equipamentos de saúde e piscinas cobertas. "São obras definidas pela população, nas audiências públicas, que atendem principalmente os bairros mais carentes de Curitiba. São investimentos que vão transformar a vida dos moradores em cada um dos bairros da cidade", afirmou o prefeito.

Nenhum comentário: