sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Boas Festas
A Juventude Socialista Brasileira da cidade de Curitiba deseja a todos e, principalmente aos jovens socialistas, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
E que em 2011 possamos estreitar ainda mais nossos laços com a Prefeitura de Curitiba, Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e principalmente com todos os colegas de partido.
Um abraço e beijo com carinho!
Equipe JSB Curitiba
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Confraternização JSB Curitiba
Após reunião da diretoria executiva municipal da Juventude do PSB, informamos que estaremos realizando evento de confraternização entre os jovens que participaram de forma direta ou indiretamente da campanha do PSB nas eleições de 2010, para comparecerem na data de 15/12/2010 (quarta-feira) às 19 horas no Hotel Elo que fica na Rua Amintas de Barros nº 383.
Assim, fica feito o convite a todos os interessados, amigos e colegas do partido para que venham participar dessa integração e que também possam dividir conosco suas experiências políticas, pois desde já estamos planejando as próximas eleições.
O próximo ano será de muita importância para a JSB Curitiba, pois buscaremos maior espaço e voz junto ao partido e também com grandes lideranças de diversos setores de nossa cidade e região metropolitana, desta forma conseguiremos fortalecer ainda mais a Juventude do PSB.
É importante ressaltar que estará disponível formulário para a filiação de novos jovens socialistas!
Foto: Miguel, Guilherme, Vereador Tico Kuzma, Henryque, Arno e Bruno.
É importante ressaltar que estará disponível formulário para a filiação de novos jovens socialistas!
Foto: Miguel, Guilherme, Vereador Tico Kuzma, Henryque, Arno e Bruno.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Prefeito Luciano Ducci recebe prêmio no México de cidade mais verde
O prefeito Luciano Ducci retorna à Curitiba trazendo o troféu de cidade mais verde da América Latina. O prêmio foi recebido pelo prefeito no último final de semana na Cidade do México, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima. Curitiba ficou em primeiro lugar no Latin America Green City Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina), índice foi feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.
Luciano Ducci comemorou a premiação. "Esse título tem muitos significados, mas apenas uma origem: a capacidade que os curitibanos vêm demonstrando, ano após ano, de adotar uma agenda sustentável de maneira consciente e consistente", disse.
Curitiba ficou à frente de cidades como Buenos Aires, Santiago, Medellín, Bogotá, Quito, Guadalajara, Monterrey, Puebla, Cidade do México, Lima, Montevidéu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
"Cidade é gente. E, onde há gente, há desafios, necessidades, demandas. E essa é uma maneira de olhar a coisa. Mas, onde há gente, há potencialidades, soluções, respostas. E esse é o jeito curitibano de olhar a cidade. Eu acredito que foi isso que o estudo do Índice de Cidades Verdes da América Latina revelou", afirmou Luciano Ducci. "Outra característica importante é a adoção de boas práticas pela nossa população, ações cotidianas por parte de pessoas que entendem a importância de cada um que deseja uma cidade melhor para se viver".
O estudo
A Siemens contratou a Economist Intelligence Unit (Unidade de Inteligência da Economist) para desenvolver o Green City Index. É o primeiro estudo já feito na América Latina sobre cidades e sustentabilidade com essa amplitude.
"O Índice de Cidades Verdes da América Latina ajudará as cidades a aprenderem mais umas com as outras, e forma uma base objetiva para a troca de ideias a respeito de estratégias bem-sucedidas", disse Peter Löscher, presidente da Siemens. "Estamos propiciando para as cidades envolvidas no estudo importantes informações sobre proteção climática eficiente e fazendo parceria com elas no desenvolvimento de soluções de infra-estrutura abrangentes e sustentáveis".
O estudo na América Latina envolveu cidades de oito países e permitiu uma avaliação de itens como transporte, qualidade do ar, energia e emissões de CO2, coleta de lixo, saneamento, água, gestão ambiental e uso do solo. "O estudo demonstra que as cidades que adotam uma abordagem holística têm uma pontuação especialmente boa", explicou Leo Abruzzese, Diretor de Projeções Globais da Economist Intelligence Unit.
O Green Index verificou se o desempenho das cidades está abaixo da média, na média, acima da média ou bem acima da média. Curitiba foi a única cidade com classificação bem acima da média.
Para Stefan Denig, encarregado do projeto Green Index na Siemens, os resultados do estudo ajudarão as cidades a compreender melhor os seus desafios em meio ambiente e a dar-lhes repostas.
"Da mesma forma, permitirá às instâncias pertinentes tomar decisões sobre como reduzir o impacto ambiental das cidades, fazendo, por exemplo, que seu fornecimento de energia, seus sistemas de tráfego ou seus edifícios sejam mais eficientes do ponto de vista energético e mais respeitosos com o meio ambiente", disse Denig.
A Economist está fazendo o levantamento na Ásia e Oceania, África e América do Norte. O da Europa já foi concluído e divulgado, com Copenhague, na Dinamarca, em primeiro lugar. Os estudos farão parte do Índice de Cidades Ecológicas, que irá comparar o desempenho ambiental de cidades de diferentes regiões do mundo.
Cúpula Mundial
Luciano Ducci também participou no México da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, evento com o objetivo de promover e estabelecer um pacto afirmando que as cidades devem ter uma presença mais marcante e uma voz mais ativa nas negociações climáticas globais. Os prefeitos assinaram o Pacto Climático Global de Cidades, também chamado de Pacto da Cidade do México.
"Curitiba trabalha determinada na busca da sustentabilidade e prova que ações locais podem servir como instrumento de um grande projeto de conservação das diferentes formas de vida em todo o mundo", disse Luciano Ducci.
Fonte: http://www.psbnacional.org.br/
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Doação de Órgãos¹
“Se eu fizer isso, darei um grande passo a frente”.
Essa expressão é muito comum, e todos nós já escutamos ou a falamos pelo menos uma vez na vida. Agora, imagine se você pudesse falar algo do tipo:
“Se eu fizer isso, darei VINTE E CINCO passos a frente”.
Achou estranho? Talvez até seja, mas só a primeira vista. Vinte e cinco é, na verdade, nada mais do que o número de pessoas que um único doador de órgãos pode beneficiar. São vinte e cinco vidas que podem ser salvas e/ou beneficiadas por apenas um sentimento: o amor entre as pessoas.
Em 2009, 60.000 brasileiros estavam na fila de espera por um transplante. Parece muito, e é mesmo. Deste total, verificamos que 305 pessoas esperavam por um coração, 124 por um pâncreas, 161 por um pulmão e 576 por rim e pâncreas. Os outros 59.000 se dividem entre córnea e rim.
Para mudar esse quadro, é preciso que as massas tenham consciência do grande gesto de caridade e amor ao próximo que é a doação. Antes de tudo, é preciso saber duas coisas.
1) Para ser doador de órgãos, é preciso somente que você converse com sua família, pois a doação só ocorre com a autorização dela.
2) Existem dois tipos de doadores. O primeiro tipo é o doador vivo. Qualquer pessoa que concorde em doar órgãos, e desde que isso não comprometa sua saúde, pode ajudar. Podem ser doados um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Porém, apenas parentes até o quarto grau podem ser doadores, ou seja, até avós, netos, tios e primos. Se o doador não for parente, será preciso uma autorização judicial. O segundo tipo de doador é o falecido, que são os pacientes com morte cerebral. Esse tipo de doador é o que pode salvar vinte e cinco vidas.
Não sei a religião do amigo, mas a minha permite e incentiva a doação de órgãos. Por isso, transcrevo aqui o item 4, Capítulo XI (Amar o próximo como a si mesmo) do livro Evangelho Segundo o Espiritismo:
"Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós" é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas máximas tende à destruição do egoísmo. Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas, tão-somente, união, concórdia e benevolência mútua.”
Se você ainda está em dúvida se doa ou não seus órgãos, pense nisso: “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas”. (Mateus, cap. VII, v.12).
Agora imagine que é você na fila de espera, esperando um coração que nunca chega. E agora pense que sua última decisão nesta vida pode fazer a diferença para aqueles que precisam somente de três palavras: “SIM, QUERO DOAR”.
¹ Escrito com informações retiradas do site http://www.gabriel.org.br/ e do Ministério da Saúde.
Artigo escrito por Diego Lobo Teles - Economista da Copel, Cronista de Turfe e Doador de Órgãos.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Corrente Cultural
Começou hoje (03/11/2010) a mobilização para a segunda edição da Corrente Cultural, que transformará Curitiba, durante 12 dias, em um grande palco para espetáculos, exposições, debates, mostras, instalações, shows, entre muitas outras atividades. A programação começará pelas Regionais.
Os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba nas Regionais promoverão nos dias 3, 4 e 5 de novembro variados eventos para incentivar a participação da população nesta grande festa cultural. Ao todo, serão 350 atrações em 70 espaços na cidade, até 14 de novembro.
O Núcleo de Santa Felicidade, que fica na Rua da Cidadania Santa Felicidade, está organizando um "Duelo de DJs", abrindo espaço para o talento curitibano. As inscrições podem ser feitas até o dia 3, no próprio núcleo, com a etapa eliminatória marcada para o dia 5. O vencedor irá tocar na Virada da Corrente, que acontecerá entre os dias 6 e 7 (sábado e domingo), com mais de 24 horas de programação cultural ininterrupta. Informações pelo telefone (41) 3374-5018.
Teatro e oficina de contação de histórias marcam as atividades do Núcleo da Boa Vista. A peça "A história do homem que saiu pelo mundo afora para aprender a tremer e se arrepiar!", com o Grupo Mundaréu, tem apresentações no dia 3, na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna. No dia 5, será a vez da Escola Municipal Raul Gelbeck receber a companhia Anima Teatro de Bonecos, com a montagem "Na fazenda das meias". No CATI - Centro de Atendimento à Terceira Idade, acontece a Oficina de contação de histórias para idosos, nos dias 4 e 5.
A Mostra de Capoeira, marcada para o dia 5 na Cancha de Esportes da Escola Municipal Elza Lerner, é o programa preparado pelo Núcleo do Cajuru. Uma exposição fotográfica documental, elaborada pelo Núcleo da CIC, poderá ser apreciadas nos dias 3, 4 e 5, na entrada do espaço, localizado na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460. As imagens registram as principais ações culturais desenvolvidas pelo núcleo nos últimos cinco anos.
Um Festival de Música Sertaneja é a proposta do Núcleo do Pinheirinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local instalado na Rua da Cidadania Pinheirinho. As eliminatórias serão realizadas nos dias 3 e 4, com a grande final no dia 5, no CTG Vinte de Setembro (Linha Verde, s/n - ao lado da Churrascaria Gaúcha). Informações pelos telefones (41) 3313-5420 e (41) 3313-5421.
O Núcleo do Portão prepara uma Corrente Fotográfica, nos dias 3, 4 e 5, enquanto o Núcleo do Bairro Novo organiza, para o mesmo período, uma Mostra de Dança de Rua. No Núcleo do Boqueirão a atração fica por conta do Circo da Cidade "Zé Priguiça", que abriga o grupo GiraMundi com espetáculos e oficinas de artes circenses, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, vindos das escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral.
CORRENTE CULTURAL
A Corrente Cultural é um movimento dos produtores e promotores culturais ao lado de instituições públicas e privadas, com o objetivo de valorizar e promover a diversidade cultural em Curitiba. Na programação deste ano, que vai de 3 a 14 de novembro, serão oferecidas 350 atrações que ocuparão 70 espaços culturais espalhados pelo centro e bairros da cidade.
Serviço:
Evento: Corrente Cultural 2010
Data: De 3 a 14 de novembro
Local: 70 espaços culturais
Entrada: gratuita ou a preços populares
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Vitória do PSB: mais três governadores eleitos
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu neste domingo (31), três novos governadores. São eles: Camilo Capiberibe, no Amapá; Wilson Martins, no Piauí, e Ricardo Coutinho, na Paraíba. Eles somam-se a Eduardo Campos (PE), Renato Casagrande (ES) e Cid Gomes (CE). Com o resultado das urnas em 2010 o PSB torna-se o maior vitorioso nas corridas estaduais. De acordo com dados dos institutos de pesquisa, a legenda ocupará o segundo lugar no ranking dos partidos com o maior número de eleitores governados.
Segundo o presidente Nacional da legenda, Eduardo Campos, este resultado é a confirmação, pela mão dos eleitores nas urnas, do trabalho e empenho que os políticos socialistas têm realizado para levar mais qualidade de vida e justiça social a todos.
“Esse resultado nos enche de alegria. Na Paraíba, viramos no primeiro turno e confirmamos neste segundo turno o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, que representa, na verdade, a renovação necessária da política do estado paraibano. No Piauí, o governador Wilson Martins confirmou a sua capacidade e liderança política. E no Norte, Camilo Capiberibe, que começou a eleição em último lugar nas pesquisas de opinião, conquistou a confiança do Amapá. Ele é uma jovem liderança do nosso Partido”.
Fonte: http://psbnacional.org.br/
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Sanção da Lei da Transparência é uma conquista da sociedade paranaense
A sociedade paranaense conquistou na terça-feira (26/10/2010) uma importante ferramenta no combate à corrupção e no controle dos gastos públicos. Elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná e pela Associação Paranaense dos Juizes Federais, a Lei n.º 265/2010, conhecida como Lei da Transparência, foi sancionada pelo governador Orlando Pessuti e entrará em vigor em 180 dias. A partir de então, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas (TC), deverão publicar suas despesas no Diário Oficial do Estado.
A Lei da Transparência é resultado de um grande movimento de reação dos cidadãos paranaenses contra a corrupção, que teve à frente a OAB-PR. A criação do Movimento "O Paraná que Queremos” foi impulsionada por um momento marcante na história da imprensa paranaense, quando o jornal Gazeta do Povo e a RPC TV publicaram a série Diários Secretos. Houve a denúncia de diversas irregularidades na Assembleia Legislativa. A cobertura rendeu aos jornalistas responsáveis pelo trabalho indicações como finalistas do Prêmio Esso de Reportagem 2010 e do Prêmio Imprensa Embratel 2010.
O reconhecimento do papel da imprensa e a sanção da Lei da Transparência são provas de que não podemos nos calar diante das ameaças à nossa sociedade. A OAB Paraná divide essa conquista com as centenas de instituições representativas de classe, empresas e milhares de cidadãos que aderiram ao Movimento "O Paraná que Queremos".
Fonte: http://www.oabpr.com.br/
terça-feira, 26 de outubro de 2010
PSB prepara terreno para ser grande
Com 3 governadores já eleitos e chance de emplacar mais 3 no segundo turno, partido sonha ganhar fôlego para conquistar o Planalto em 2014.
Enquanto PT e PSDB polarizam desde 1994 a disputa pelo controle da Presidência da República, outra força política vai construindo discretamente um projeto de poder que ampliou tremendamente sua capilaridade nesta eleição, o PSB.
Com três governadores eleitos no primeiro turno e com a possibilidade real de ganhar em mais três Estados no segundo, o PSB sonha com um crescimento capaz de lhe dar fôlego para tentar subir a rampa do Palácio do Planalto em 2014 como protagonista.
Na prática, as urnas premiaram uma intrincada costura de alianças regionais montadas pelo comando do PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Se tudo der certo no segundo turno, o PSB poderá garantir o comando ou a participação direta na administração de nada menos do que 18 Estados a partir do próximo ano. Dando tudo errado, essa participação continua expressiva, com 11 governos.
No primeiro turno, o PSB já elegeu governador em três Estados. Ganhou em Pernambuco com o próprio Campos, reeleito com a maior votação proporcional entre os governadores. Reelegeu Cid Gomes no Ceará e ainda ganhou no Espírito Santo com o senador Renato Casagrande.
No segundo turno, o PSB tem chances reais de vencer em mais três. Está na disputa no Piauí, com o atual governador Wilson Martins e pode emplacar Ricardo Coutinho no governo da Paraíba. De quebra, disputa também o segundo turno no Amapá com Camilo Capiberibe.
Além desses seis Estados, o PSB participou de alianças vitoriosas em mais oito no primeiro turno, além de concorrer como parceiro em outras quatro disputas do segundo turno.
Esse plano de expansão do PSB já obteve outras posições estratégicas. Na eleição para o Senado, o partido reelegeu Antônio Carlos Valadares em Sergipe e ganhou no Distrito Federal, com Rodrigo Rollemberg, e na Bahia, com Lídice da Matta.
Campeões. Na nova Câmara, o PSB também conseguiu eleger vários campeões de voto estaduais. Em São Paulo, Gabriel Chalita se elegeu deputado federal com mais de meio milhão de votos. No Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque foi o segundo candidato mais votado. No Rio de Janeiro, o ex-atacante Romário estreou na vida política com a sexta maior votação para a Câmara.
Em Pernambuco, a deputada Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos e filha de Miguel Arraes, foi reeleita com mais de 387 mil votos. Outros resultados expressivos foram o de Valadares Filho, que foi o mais votado em Sergipe, e o de Audifax Barcellos, deputado campeão de votos no Espírito Santo.
Além disso, os acordos políticos fechados pelo PSB desde as eleições municipais garantiram outros espaços importantes nessa movimentação para espalhar lideranças do partido pelo território nacional.
Numa aliança improvável, reunindo PT e PSDB, o PSB conseguiu ganhar a Prefeitura de Belo Horizonte, com Márcio Lacerda, dois anos atrás. Em outra articulação que envolveu parceria com tucanos, o partido herdou a Prefeitura de Curitiba. A capital paranaense passou a ser administrada por Luciano Ducci, vice de Beto Richa, que se elegeu governador.
Ciro. Se a estratégia caminha para ser bem-sucedida, sua montagem provocou pelo menos um grande problema político. Em troca de uma aliança favorável com o PT em vários Estados, a cúpula do PSB aceitou implodir a pré-candidatura presidencial de Ciro Gomes.
Insatisfeito, Ciro disparou críticas pesadas à direção de seu partido, mas preferiu mergulhar em seguida.
O episódio provocou várias dúvidas. A primeira é se ele vai permanecer numa legenda onde corre o risco de ter sua candidatura novamente retirada, se isso for de interesse do partido. Até porque, depois do surpreendente bom desempenho de Marina Silva, do PV, a candidatura de Ciro, bem mais conhecida, poderia até ter decolado.
Outra dúvida é se o PSB quer que Ciro permaneça na legenda na condição de pré-candidato presidencial do partido. Não é segredo para ninguém que o PSB aposta no aumento da popularidade de Campos para encabeçar seu projeto nacional em 2014.
Neto de Miguel Arraes, o governador pernambucano tem trajetória parecida com a de seu colega de geração, o ex-governador mineiro Aécio Neves.
No Nordeste, é visto hoje como a maior liderança política regional. Já foi ministro de Ciência e Tecnologia e tem grande afinidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes do acerto entre PT e PMDB, foi cotado para ser vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma Rousseff.
Para 2014, dirigentes do partido já falam informalmente em lançar Campos como candidato à Presidência. Ou, no mínimo, ocupar a Vice-Presidência de alguma chapa forte, com quem tenham afinidades políticas, como seria o caso de Aécio.
Ministérios
O bom resultado eleitoral deverá garantir mais ministérios ao PSB, caso Dilma Rousseff vença. Comandando Ciência e Tecnologia e Portos, o PSB quer ganhar pelo menos mais uma pasta.
Artigo escrito por Marcelo de Moraes - O Estado de São Paulo
Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101018/not_imp626195,0.php
sábado, 23 de outubro de 2010
Prefeito Luciano Ducci
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, reuniu-se na sexta-feira (22/10/2010), em Cingapura – cidade-país do sudeste asiático, com o ministro do Desenvolvimento Nacional de Cingapura, Mah Bow Tan. No encontro, Luciano e Mah Bow Tan trocaram informações e experiências sobre projetos e ações de Curitiba e Cingapura na área de desenvolvimento sustentável social e econômico.
“Assim como Curitiba, Cingapura também tem experiência em projetos ambientais que podem servir de modelo para outras cidades, especialmente no uso de recursos naturais”, afirmou o prefeito de Curitiba.
“Já aprendemos muito com Curitiba na área de transporte público e podemos estabelecer boas parcerias no futuro”, disse o ministro do Desenvolvimento de Cingapura, que esteve em Curitiba em janeiro deste ano para participar da 2.ª Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, organizada pelas Nações Unidas, evento que reuniu algumas das maiores autoridades ambientais do planeta no Parque Barigui.
"Desde 2006, quando Curitiba sediou a Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP 8), somos referência quando o assunto é biodiversidade. Isso é resultado das políticas publicadas de conservação e preservação adotadas em nossa cidade", disse Luciano Ducci, que está na Ásia em missão internacional.
Malásia – Na última terça-feira (19/10/2010), o prefeito de Curitiba discursou na 2ª Conferência de Cidades Sustentáveis de Classe Mundial, em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Ele destacou as soluções urbanas de Curitiba e falou sobre a busca da harmonia entre o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a preservação do ambiente. “Curitiba é a prova de que uma cidade pode se transformar enquanto cresce e ser ainda melhor com políticas públicas que se sustentam”, disse Luciano Ducci, que foi convidado a discursar no evento pelo prefeito de Kuala Lumpur, Datuk Fuad.
Japão – Na próxima segunda-feira (25/10/2010), o prefeito de Curitiba participará da 10.ª Conferência das Partes na Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), evento da Organização das Nações Unidas, em Nagoya, no Japão, onde também acontece a Quinta Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP- 5).
Em Nagoya, Luciano Ducci participará da Cúpula de Biodiversidade Urbana; fará uma apresentação no evento A Onda Verde; e estará na mesa redonda de prefeitos e governadores.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Unidade de convivência de adolescentes e jovens - Centro da Juventude
O Centro da Juventude da Prefeitura de Curitiba é uma unidade do CRAS Iguaçu, onde jovens de 15 a 18 anos, residentes em sua área de abrangência, realizam atividades culturais, artísticas, esportivas e outras.
Neste espaço os jovens têm acesso à informática e desenvolvem a convivência, sociabilidade e protagonismo juvenil, em horário complementar ao período da escola.
Horário: 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.
Inscrições: Centro de Referência de Assistência Social Iguaçu - NR Cajuru
No endereço: Rua Doutor Ivan Jorge Curi, 195 Bairro Cajuru
Telefone: (41) 3226-3346
Prazo: As inscrições são atendidas de acordo com a disponibilidade de vagas.
Coordenação responsável: Núcleo Regional Cajuru
Telefone: (41) 3361-2319 Email: cajuru@fas.curitiba.pr.gov.br
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
O papel dos nossos representantes
Se conseguirmos que os nossos votos tenham elegido candidatos com tais qualidades, já teremos avançado de patamar, principalmente se considerarmos que a atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não foi capaz de oferecer alguma explicação sobre o destino de mais de R$ 100 milhões desviados daquela Casa.
Porém é preciso avançar mais. Nossa representação política nacional ainda é tímida. O crítico Temístocles Linhares já dizia, no início dos anos 50, que “o homem do Paraná não é um cético, nem um decadente, nem um contemplativo, nem um diletante. Ele vive um tempo e uma região em que os deveres e as tarefas são obscuros e humildes”.
Sessenta anos passados e parece que continuamos as nossas tarefas obscuras e humildes. Construímos um estado invejável, líder nacional na produção de grãos, dotado de indústrias alinhadas com o que existe de tecnologicamente mais avançado, crescemos nos índices de desenvolvimento social e humano, mas continuamos a ser pouco ouvidos em nossas pretensões maiores.
Se por um lado hoje o Paraná ocupa cargos de relevância no governo federal, por outro mantemos a dissensão interna, a impedir que nos foquemos no mesmo objetivo. Quando do Ato Público a favor da criação do Tribunal Regional Federal no Paraná, em abril último, vimos irmanadas na sede da OAB Paraná lideranças de todas as instâncias e de todas as colorações políticas. Ressalvando a ação pela extinção da injusta multa no caso Banestado, não lembramos de nenhuma outra ocasião recente em que isso tenha se dado. Não por falta de objetivos a conquistar, mas por flagrante ausência de interesse comum. Temístocles dizia que o paranaense é um herói telúrico, voltado apenas às coisas da terra. Mas todas as nossas pretensões são, em última análise, referentes à própria terra – ou não estamos falando de benefícios para o Paraná?
Trata-se de matéria que exige efeito imediato: é necessário que se passe da função de coadjuvante para a de protagonista das ações no cenário nacional. Não é tarefa fácil, mas dela não podemos nos furtar. Por ser um estado novo, em termos de ocupação geográfica, o Paraná tem sido visto, desde sempre, não mais do que “tábua rasa sob o ponto de vista social, político e intelectual”. São palavras de Bento Munhoz da Rocha Netto, o primeiro paranaense a alçar voo junto à metrópole, como ministro da Agricultura.
Bem sabemos que entre a exigência e a execução existem infinidades de complicações, que vão desde a eventual falta de vontade do poder central em permitir a ascensão do estado até a pretensa capacidade de mútua destruição dos homens públicos paranaenses. Essa última deve ser vista muito mais como produto do folclore político do que como verdade dos fatos. Aqui se critica o adversário da mesma forma que os inimigos se destroem em Pernambuco ou em Santa Catarina. A diferença está em que, nos demais estados, as questões cívicas em torno do bem comum recebem a adesão de todos, estejam ou não do mesmo lado da trincheira política.
Se a diversidade entre nós é permanente, também o é em todos os rincões. A realidade de União da Vitória, por exemplo, é diferente daquela vivida na capital, mas nem por isso os respectivos representantes políticos precisam estar em lados opostos em assuntos que remetem ao avanço humano, econômico e social do estado. Apenas esta união será capaz de nos fazer fortes e preparados para permitir a vida adequada que imaginamos para as próximas gerações.
Urge que ocupemos os espaços, tornando mais forte a representação deste grande Paraná. E que os nossos representantes fiquem unidos quando tratarem dos interesses maiores deste estado.
Alguém será capaz de vislumbrar traços de utopia no conteúdo deste artigo. Reconheçamos que eles existem, mas muito distantes das imaginadas por Thomas More ou, bem antes dele, Platão. A utopia que pregamos é simples: o Paraná acima de todos os interesses, o Paraná em elevado patamar na República, atendendo aos mais legítimos interesses da sociedade.
Artigo escrito por José Lucio Glomb presidente da OAB Paraná.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Governadores socialistas eleitos lideram índices de votação em todo o país
Eduardo Campos, governador reeleito de Pernambuco, e o novo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foram os recordistas de votos em todo o país. Os dois socialistas obtiveram 82,84% e 82,30% dos votos válidos em seus estados, respectivamente. O terceiro governador socialista vitorioso já em primeiro turno foi o cearense Cid Gomes, que figura entre os sete mais bem colocados nas urnas, reeleito em seu estado.
Os números apontam o alto índice de aprovação das gestões socialistas, com dois de seus três atuais governadores reeleitos. No Rio Grande do Norte, estado também administrado pelo PSB, a governadora Wilma de Farias encerra neste ano seu segundo mandato, para o qual foi reeleita nas eleições de 2006.
“O êxito do modelo de gestão socialista, que tem como foco reduzir as desigualdades sociais com a geração de benefícios para toda a sociedade, foi comprovado por meio do reconhecimento dos eleitores, que demonstraram nas urnas, o momento mais elevado da democracia, o desejo de manter seus estados crescendo e se desenvolvendo dentro desse paradigma”, avaliou o primeiro secretário Nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira.
Fonte: http://psbnacional.org.br/
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Obrigado Paraná
Olá, esta mensagem é para você que acreditou no Novo Paraná e nos ajudou a conquistar um novo tempo.
Atribuo a nossa vitória nas eleições do dia 3 de outubro ao seu trabalho e dedicação ao longo de toda a campanha, nos últimos meses. Você foi incansável. Você acreditou fervorosamente, até o último instante, na nossa consagração nas urnas.
Não vacilou nem hesitou um único momento.
Mesmo nas horas mais difíceis, quando fomos mais duramente atacados, você perseverou obstinadamente na luta.
Seu empenho ardoroso me deu a força vital de que eu precisava para continuar empunhando a bandeira da renovação, da ética e de uma forma de fazer Política com respeito e diálogo.
A batalha foi dura e isso tornou a vitória ainda mais saborosa.
Por tudo isso, quero expressar a minha mais profunda gratidão a você, o maior responsável pela condução de nossa vitoriosa campanha.
Tenho um compromisso com você, e com todos os cidadãos paranaenses, fixado em nosso plano de governo.
Não vou decepcioná-lo.
Muito obrigado, de coração, e até o dia da nossa posse, em 1º de Janeiro de 2011.
Grande abraço com minhas saudações social-democratas.
Beto Richa
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Veja a lista dos "10 mais votados do PSB"
Os candidatos do PSB mais votados para deputado estadual
1 – Gilberto Ribeiro - 103.740 *
2 – Reni Pereira - 54.799 *
3 – Hermas Brandão Jr. - 46.702 *
4 – Wilson Quinteiro - 43.791
5 – Danilson - 23.192
6 – Carlos Andrade - 18.730
7 – Dona Lourdes - 15.190
8 – Emília Belinati - 13.961
9 – Marcos Franco - 8.823
10 – Dallastra - 6.676
Os candidatos do PSB mais votados para deputado federal
1 – Leopoldo Meyer - 38.649 *
2 – Tico Kuzma - 37.013
3 – Manasses - 24.432
4 – Jairo Tamura - 21.210
5 – Irani Pereira - 19.156
6 – Aldair Rizzi - 16.275
7 – Zé Domingos - 12.676
8 – Scarpelini - 11.335
9 – Paulo Soni - 7.867
10 – Sandoval - 7.840
* eleitos
Parabéns PSB
O Partido Socialista Brasileiro do Estado do Paraná cresceu!
Finalmente o PSB Paraná estará representando na Câmara dos Deputados em Brasília e ainda mais forte e representativo na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, a partir de 01/01/2011.
É com muita satisfação, orgulho e felicidade que parabenizamos o deputado federal (Leopoldo Meyer) e os deputados estaduais (Gilberto Ribeiro, Reni Pereira e Hermas Brandão Júnior).
Também parabenizamos nosso ex-Prefeito de Curitiba Beto Richa, pela linda vitória nas urnas, a qual a população da cidade de Curitiba respeita, admira e se orgulha muito, podendo agora o Paraná inteiro ter o mesmo prazer de compartilhar as conquistas e o competente trabalho do melhor administrador público do país.
"Vamos continuar juntos essa excelente parceria agora município e governo" palavras de Luciano Ducci após dar um forte abraço ao amigo Beto Richa.
Parabenizamos também nosso atual e agora definitivo Prefeito de Curitiba - Luciano Ducci, o Presidente estadual do PSB - Severino Cavalcante, o Presidente Municipal do PSB de Curitiba - Ubirajara Schreiber, a Secretária do PSB Mulher - Valderes Hallu, e em especial, toda equipe da JSB Curitiba, além de todos aqueles incentivadores e apoiadores que foram fundamentais nessa longa caminhada.
Desejamos aos nossos deputados sabedoria, decoro, inteligência, respeito e principalmente amor pelo povo paranaense, o qual depositamos nossas esperanças em ter a cada dia que passa um novo e melhor Paraná.
A JSB Curitiba esteve presente ontem durante a apuração dos votos nos comitês de Tico Kuzma e Hermas Brandão Júnior, o qual pudemos no final da noite festejar a eleição de Herminhas.
Lembrem-se: "Juntos Somos Mais Fortes"
Foto: Presidente - Miguel Machado, Secretário-Geral - Bruno Ducci, Vice-Presidente - Guilherme A. Pickler, Deputado Estadual - Hermas Brandão Júnior.
sábado, 2 de outubro de 2010
Meus estimados amigos e amigas
Eis que chega o 3 de outubro, que estava longe, mas agora está aqui.
Dia de exercermos nossa cidadania e escolhermos nossos representantes na área política, pelos próximos 4 anos.
E humildemente, coloco meu nome para a disputa de uma vaga na Câmara Federal, plenamente consciente do desafio que se apresenta, mas muito consciente do que posso fazer em Brasília pelos paranaenses.
A convite de nossos amigos Beto Richa e Luciano Ducci, aceitei tal desafio e estou caminhando por cantos e mais cantos, conversando, ouvindo, anotando e entendendo melhor o que nosso povo precisa.
O que menos precisa, é da situação atual da classe política, com tanto descrédito e desconfiança.
Mas aqueles que me conhecem no exercício do mandato de vereador na Câmara de Curitiba, por todos os bairros da cidade, sabem que não compactuo com este comportamento leviano que alguns apresentam.
Por isso, sei da capacidade que tenho e do que poderei fazer em Brasília, defendendo, antes de tudo, os interesses do Paraná, da nossa Curitiba, do povo igual a mim, que mantém acesa a esperança de dias melhores.
Esta esperança que abre possibilidades de melhoria na saúde, na segurança, na educação, no combate às drogas com eficácia e seriedade, na preservação do meio ambiente e no comportamento ético do político agora escolhido.
Peço seu voto para este 3 de outubro e coloco meu número aqui estampado para sua memorização: Tico Kuzma 4045 - deputado federal.
A luta está apenas no começo, pois nosso rico estado do Paraná merece mais lutas como a minha, mais pessoas competentes em defesa do caráter e do brio do nosso povo.
Esta terra das araucárias merece ser levada novamente para primeiro plano.
E certo do que me aguarda, somente poderei provar que isto dá certo, com o seu voto.
Vamos trabalhar com Beto Richa 45 no Governo, Gustavo Fruet 456 e Ricardo Barros 111 no Senado e atender as necessidades de nossa população.
Não precisamos discursos inflamados e promessas vãs.
Precisamos arregaçar as mangas e lutar pelo que o Paraná tem direito.
E para isto, conto com seu apoio e com a força de Deus, este nobre amigo que nunca me abandonou, mesmo nas horas mais difíceis.
Com ele e com seu apoio, vamos dar início ao novo tempo da política paranaense.
Muito obrigado.
Tico Kuzma 4045
Dia de exercermos nossa cidadania e escolhermos nossos representantes na área política, pelos próximos 4 anos.
E humildemente, coloco meu nome para a disputa de uma vaga na Câmara Federal, plenamente consciente do desafio que se apresenta, mas muito consciente do que posso fazer em Brasília pelos paranaenses.
A convite de nossos amigos Beto Richa e Luciano Ducci, aceitei tal desafio e estou caminhando por cantos e mais cantos, conversando, ouvindo, anotando e entendendo melhor o que nosso povo precisa.
O que menos precisa, é da situação atual da classe política, com tanto descrédito e desconfiança.
Mas aqueles que me conhecem no exercício do mandato de vereador na Câmara de Curitiba, por todos os bairros da cidade, sabem que não compactuo com este comportamento leviano que alguns apresentam.
Por isso, sei da capacidade que tenho e do que poderei fazer em Brasília, defendendo, antes de tudo, os interesses do Paraná, da nossa Curitiba, do povo igual a mim, que mantém acesa a esperança de dias melhores.
Esta esperança que abre possibilidades de melhoria na saúde, na segurança, na educação, no combate às drogas com eficácia e seriedade, na preservação do meio ambiente e no comportamento ético do político agora escolhido.
Peço seu voto para este 3 de outubro e coloco meu número aqui estampado para sua memorização: Tico Kuzma 4045 - deputado federal.
A luta está apenas no começo, pois nosso rico estado do Paraná merece mais lutas como a minha, mais pessoas competentes em defesa do caráter e do brio do nosso povo.
Esta terra das araucárias merece ser levada novamente para primeiro plano.
E certo do que me aguarda, somente poderei provar que isto dá certo, com o seu voto.
Vamos trabalhar com Beto Richa 45 no Governo, Gustavo Fruet 456 e Ricardo Barros 111 no Senado e atender as necessidades de nossa população.
Não precisamos discursos inflamados e promessas vãs.
Precisamos arregaçar as mangas e lutar pelo que o Paraná tem direito.
E para isto, conto com seu apoio e com a força de Deus, este nobre amigo que nunca me abandonou, mesmo nas horas mais difíceis.
Com ele e com seu apoio, vamos dar início ao novo tempo da política paranaense.
Muito obrigado.
Tico Kuzma 4045
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Amigos da Juventude Paranaense
Iniciamos nosso trabalho de reestruturação da Juventude do PSB de Curitiba há pouco mais de 6 meses. Juntamos um grupo com vontade de trabalhar e com os mesmo ideais e, desde então, começamos a nos reunir e planejar ações que buscassem o desenvolvimento e fortalecimento da JSB.
Tivemos, desde o início, o forte apoio da Hermas Brandão Junior e Tico Kuzma, vereador de Curitiba, Valderes Hallu, secretária do PSB Mulher, nosso presidente do PSB de Curitiba, Ubirajara Schreiber, e de nosso maior líder, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, além de tantos outros incentivadores e apoiadores que foram fundamentais para nosso progresso.
Tivemos a oportunidade de participar de várias reuniões do partido, cursos de formação política do PSB Mulher, palestra do Dr. Leandro Meller (Presidente da FAS), realizamos uma Ação em Prol das Vítimas das enchentes ocorridas em Curitiba e ajudamos a formar, em parceria com juventudes de outros partidos, o Movimento das Juventudes Pró-Beto – Juventude Pode Mais - entre outras ações que tivemos a honra de realizar com o aval do partido.
Agora, chegou a hora de retribuirmos ao PSB, todo apoio que sempre tivemos!
Pedimos o seu voto para Beto Richa 45 para o Governo, Ricardo Barros 111 e Gustavo Fruet 456 para o Senado Federal e para deputado estadual e deputado federal, pedimos para que votem 40!
Com seus apoio, elegeremos 5 deputados estaduais e 2 deputados federais!. Procurem informações sobre o candidato que pretendem votar. Verifiquem seu histórico como pessoa pública e só assim poderemos melhorar a qualidade de nossos representantes.
Agradecemos o apoio que tivemos durante essa caminhada na campanha eleitoral. Aprendemos muito e queremos compartilhar isso com todos os jovens. Venha até o PSB e conheça nossas bandeiras de luta. Mobilize a juventude do seu bairro, sua escola, e venha participar conosco! Estamos à sua disposição e temos certeza que ”Juntos, Somos Mais Fortes”.
Obrigado jovens do Paraná!
O Partido Socialista Brasileiro - PSB - do Estado do Paraná, decidiu em sua convenção disputar as eleições à Câmara Federal e Assembleia Legislativa desse ano com "chapa pura", portanto não se coligando a outros partidos nas eleições proporcionais.
A respeito da eleição majoritária, foi aprovada a coligação junto com o "Novo Paraná", que incluem PSDB, PP, DEM, PPS entre outros partidos e, portanto, está com Beto Richa (PSDB) para o governo e Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) para o senado federal.
O PSB Paraná possui 35 candidatos a deputado federal e 32 candidatos a deputado estadual.
Boa sorte a todos!
Juventude Socialista Brasileira de Curitiba
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Hermas Brandão Júnior 40123 - Candidato a deputado estadual
1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?
Sou advogado, 39 anos, Serventuário da Justiça do Estado, casado e pai de duas filhas; comecei a trabalhar aos 16 anos de idade em minha cidade natal, Andirá. À época a cidade era pequena, mas meu pai, Hermas Brandão tinha um forte ideal pelo e para política, e quando ele foi eleito prefeito da cidade (1977) eu também comecei a ter ideal pela política. E como o tempo é mestre das nossas vidas, terminei a faculdade de Direito, e hoje decidi encarar a política paranaense, ou melhor, à Assembléia Legislativa do Paraná.
2 - Por que quer ser candidato a deputado ?
A decisão de meu pai pela prefeitura de Andirá teve um impacto muito forte em nossa família. E muito mais em mim. Hoje ele tem uma história política importante no Paraná, mas se afastou da vida pública. Com a ida do meu pai para o Tribunal de Contas do Estado, muitos dos paranaenses que nos apoiavam ficaram sem uma liderança política na Assembléia Legislativa. Eu entendi essa necessidade e decidi lançar-me candidato a deputado estadual. Foi uma decisão bem analisada e pensada por mim e pelas pessoas muito próximas a mim. Agora é o momento certo, é o meu momento!
3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?
Eu creio no dialogo e no debate com os cidadãos. A partir disso podemos conhecer as necessidades mais imediatas dos paranaenses. Isso é o básico! Mas eu entendo que em áreas como segurança é fundamental a especialização e a inteligência, e também investimentos de infra estrutura para que as polícias desempenhem correta e de maneira segura a proteção dos cidadãos.
Na saúde, a proposta é investir em atendimento na própria região, estabelecer e construir hospitais ou postos de atendimentos locais para, à medida do possível, fazer o tratamento sem precisar ter que transferir as pessoas para a Capital do Paraná, é manter aos munícipes, atendimento médico conforme o caso, evitar ter de percorrer quilômetros para atendimento.
À educação, o turno integral vai manter os alunos nas escolas com atividades intelectuais e esportivas; aos docentes, esses são os elos principais da educação, oferecer uma remuneração digna e proporcionar aprimoramento, e volto a dizer, o dialogo entre eles (corpo docente e funcionários) e nós (Poder Legislativo) para entender e adequar as escolas o ensino.
E claro, não menos importante, como deputado estadual creio que é fundamental estar atento e fiscalizar as atividades do Poder Legislativo, mas isso não significa animosidade ou enfrentamento entre as partes.
4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?
Aos jovens, precisamos integrá-los à uma sociedade que está se modernizando a todo instante, mas é fundamental que se preserve o respeito ao próximo, o caráter, o respeito às instituições governamentais e às Leis, e principalmente às famílias, os país.
Nas regiões, urbana ou rural, precisamos oferecer ensino condizente, atividades de lazer que os integre à realidade daquela região do Estado, do País, e por quê não dizer do mundo. A Internet é um grande instrumento para isso, mas claro com responsabilidade e mantendo o foco!
5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:
Pois bem, eu noto que a política no Paraná está complicada, recentemente aconteceram alguns fatos que expuseram os políticos paranaenses e a própria Assembléia Legislativa. O Legislativo Paranaense precisa, e com urgência, de uma reconstrução de imagem e de ideais. Política é decisão de vida, de sacerdócio, eu acredito na minha fé e no bom caráter de uma vida pública. Meu pai é exemplo disso! Mas meu foco na política paranaense é sim a melhoria da vida dos paranaenses. Quero dialogar com a população, e para isso tenho viajado o Paraná. Para nos conhecer e ouvir a diferentes matizes da realidade social paranaense.
Dessa maneira, e mantendo as portas abertas, quero conversar com os agricultores que forem ao meu gabinete na Assembléia Legislativa, mas também a população dos grandes centros urbanos. Minha prioridade é fazer um a política justa e de portas abertas.
Acesse: http://www.hermasbrandaojr.com.br/
Um forte abraço para minha gente do Paraná
Hermas Brandão Júnior 40123
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
NOTA DE DESAGRAVO AOS MORADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
Ontem, 28/09, no debate organizado pela RPC, canal12, o Senador Osmar Dias chamou de “playboys” moradores da Região Metropolitana. “Lá não tem cowboys e sim, só playboys”, foi a infeliz frase de Osmar.
Nós, da Juventude Socialista Brasileira, repudiamos esta afirmação do Senador. Quem conhece a realidade das pessoas que habitam a Região Metropolitana sabe que se trata de insulto inaceitável e um desrespeito sem tamanho com aquela gente séria e trabalhadora.
O termo“playboy” é usado àquelas pessoas nascidas em berço esplendido, pessoas que não precisam trabalhar para ganhar seu sustento, pessoas que não contribuem em nada para o crescimento das suas comunidades.
Se o Senador Osmar Dias conhecesse moradores de verdade da Região Metropolitana, certamente não teria essa opinião sobre eles.
Gente que acorda as 5 da manhã para ir trabalhar, muitas vezes em outras cidades, como Curitiba, gente que vende o almoço de hoje para pagar o jantar de ontem, gente que deixa os filhos em creches para ir a labuta, não pode, de jeito nenhum, ser taxado de “playboy”.
O povo da Região Metropolitana merece respeito, Osmar.
Saiba, Senador, que Curitiba e RMC reúne mais de 26 municípios, tem mais de 3 milhões de habitantes, um PIB acima de R$ 65 bilhões e é a maior potência do sul do Brasil.
Lá não é local de playboys, como o Sr. disse, e muito menos de mega-latifundiários que destrata sua população, os taxa de vagabundos com a vida mansa sem sequer conhecer sua realidade, seu dia-a-dia.
Nós, da Juventude do PSB, nos solidarizamos aos amigos moradores da Região Metropolitana de Curitiba, sabendo que tal insulto proferido pelo Senador Osmar Dias será respondido com o abrir das urnas no dia 03 de outubro.
Juventude Socialista Brasileira de Curitiba
JSB/Curitiba
PS: Gostaríamos de saber o que pensam os mais de 3 milhoes de habitantes que moram em Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Dr. Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná, Araucária, Balsa Nova, Agudos do Sul, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.
Tico Kuzma 4045 - Candidato a deputado federal
1- Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?
Leônidas Edson Kuzma nasceu em 23 de julho de 1971, em Curitiba, capital do Paraná. Tico Kuzma, como é conhecido, é o segundo filho do casal Leônidas e Lindamir Kuzma.
Sempre morou em Curitiba. Durante sua infância, conheceu muitas cidades do Paraná, pois acompanhava seu pai, que era delegado de polícia, em viagens por cidades onde trabalhava. De família tradicional e muito religiosa, Kuzma diz que Deus e a família são os grandes alicerces da sua vida.
Tico Kuzma cursou Eletrônica no Cefet-PR. Freqüentou também as aulas do curso de Administração de Empresas das Faculdades Santa Cruz, onde se formou.
Trabalhou como representante comercial da Batavo, já atuou como fiscal federal do CREA-PR, como técnico da Empresa Yok Equipamentos e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria.
Sua estréia na política foi em 2004, quando se elegeu vereador, com 3.199 votos, sendo o eleito com menos votos. Dois anos mais tarde, foi candidato a deputado estadual, não sendo eleito. Porém, com 18.807 votos, ficou entre os dez mais votados na capital.
O seu pai, que é o seu grande exemplo de vida e honestidade, foi assassinado em um assalto, em 2006, fato que deixou o vereador obstinado em lutar por mais segurança e paz. Por isso, criou a Campanha Basta de Violência - Queremos mais Segurança no Paraná e também aderiu ao Movimento Nacional Luta Sim – Luto Não.
Em 2008, Tico Kuzma, com 7.298 votos, reelegeu-se vereador pelo PSB. Diz que um vereador deve ter sempre em mente o princípio de zelar pela coisa pública; que a política deve ser um instrumento transformador da vida das pessoas e que está tentando colaborar para transformar e melhorar a vida do povo de Curitiba.
2 - Por que quer ser deputado estadual/federal ?
Aceitei o convite e desafio do nosso prefeito Luciano Ducci para ser candidato a deputado federal.
Primeiro por que o PSB não tem nenhum deputado federal , e é muito importante para o PSB, para Curitiba e para o Paraná termos um representante na Câmara Federal.
Segundo, por que acredito que a experiência como vereador da capital me deu experiência e me capacitou para poder desempenhar um bom trabalho na Câmara Federal.
Sinto-me preparado e capacitado para dialogar, reinvidicar e brigar pelo nossa gente e pelo nosso Estado. Atualmente não temos o respeito que nosso Estado merece. O povo paranaense trabalha muito, colabora bastante e paga muitos impostos, mas não recebe a devida atenção do Governo Federal.
A união dos nossos representantes políticos ao lado da gente do Paraná é muito importante para encontrarmos soluções e novas propostas para um novo Paraná. Juntos vamos garantir um futuro melhor para nossas famílias.
3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?
Buscarei entre outras coisas, defender as famílias do Paraná, apresentando propostas e buscando recursos para a educação, saúde e segurança das famílias.
* redução dos impostos federais que incidem nos custos do transporte coletivo, para baixar o valor das passagens.
* Regulamentação da emenda 29, para que os recursos da Saúde não sofram desvio de finalidade.
* Mais recursos federais para a Segurança Pública.
* Incentivos para a mobilidade em bicicleta e a pé. Buscando recursos para a revitalização das calçadas.
* Propor a Criação de um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
* e muito mais propostas construidas ouvindo as pessoas.
4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?
* Ampliação dos CAPS e das Comunidades Terapêuticas e dos leitos hospitalares para tratamentos dos dependentes quimicos.
* Construção de mais salas de aula para o ensino médio.
* Criação de cursos profissionalizantes no segundo e terceiro ano do ensino médio.
* Nova lei antifumo federal.
* Programas de promoção à saúde.
* Mais investimentos federais para promoção do esporte e lazer.
5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:
Tudo na nossa vida é política e infelizmente muitos não acompanham a política de perto. Parabéns a você que esta lendo esta entrevista, o voto consciente é muito importante.
Você é especial e muito importante para fazermos a diferença em nossa cidade e nosso país.
Precisamos do seu voto para defendermos a nossa bandeira de " é mais família , é mais segurança".
Entretanto, tão importante quanto escolher bem um candidato e acompanhar o seu trabalho depois de eleito.
Assim peço que me ajude agora e depois também , apresentando idéias, sugestões e criticas.
Um abraço,
Tico Kuzma 4045
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Emilia Belinati 40789 - Candidata a deputada estadual
1 - Conte um pouco de seu histórico - pessoal (se desejar) e profissional ?
Nasci em um pequeno sítio em Londrina. Estudei a vida inteira em escolas públicas, e após me formar em Educação Física, fui professora em instituições municipais e estaduais. Em 1990 fui eleita a única mulher deputada estadual, sendo eleita, por dois anos consecutivos, como a melhor parlamentar por um comitê de jornalistas. Quatro anos depois, fui eleita a primeira mulher vice-governadora do Paraná, cargo que ocupei durante dois mandatos, assumindo o governo do estado mais de 50 vezes. Sou cristã e há muitos anos congrego na Comunhão Cristã Abba.
2 - Porque quer ser candidata a deputada ?
Eu tenho convicção de que o meu chamado é servir às pessoas utilizando os dons e talentos que Deus me deu. Eu tenho habilidade e experiência com política. Conheço o Paraná e as necessidades do seu povo. Vou defender os princípios e valores cristãos e morais em cada projeto de lei votado na Assembleia Legislativa. O meu trabalho será feito com temor a Deus e respeito às pessoas. Manifestarei o amor ao próximo através de leis justas para toda a população paranaense.
3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?
O foco do meu trabalho é a família. É valorizar e proporcionar uma boa estrutura familiar para os paranaenses. Para isso, os valores e princípios cristãos serão defendidos e valorizados na Assembleia Legislativa.
Os temas ligados ao bem estar das famílias terão destaque na hora de votar e de propor leis:
- Foco no combate às drogas, promovendo tratamento adequado aos dependentes químicos e investindo em medidas de prevenção. O aumento da violência no Estado está diretamente ligado ao avanço deste problema.
- Promover a educação de qualidade, com a valorização de professores, atenção aos alunos e maior participação da comunidade. É necessário ampliar e melhorar o acesso à educação profissionalizante, além disso, os jovens e crianças que necessitam de cuidados especiais precisam de mais cuidado e de estruturas adequadas.
- Destinar mais recursos à saúde, que deve ser mais humana, com atendimento de qualidade. A população precisa ser respeitada e os profissionais valorizados. Além disso, é necessário melhorar a atenção básica da saúde e o acesso a serviços especializados em todos os municípios.
- Ampliar projetos sociais e religiosos que proporcionam assitência social, financeira e psicológica para as famílias, pois é importante investir no desenvolvimento humano, incentivando-o a valorizar e a contribuir ativamente com a sociedade em que vive.
O meu compromisso é lutar para que haja mais paz, justiça e alegria para a sua família.
4 - Tem projetos, idéias especialmente para os jovens ?
Estamos perdendo os nossos jovens para as drogas e, neste sentido, trabalharei com a prevenção e o combate ao uso de drogas, promovendo capacitação para o mercado de trabalho, incentivando projetos que levem cultura e prevenção às escolas e comunidades, entre outras coisas.
5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:
Está em nossas mãos o futuro do nosso estado e do nosso país e a dinâmica e disposição dos jovens pode fazer toda a diferença. Independente de religião, precisamos valorizar as famílias e pensar no bem estar de toda a população agindo com integridade, honestidade e respeito aos eleitores que depositaram seu voto de confiança em um candidato.
Minha trajetória na vida pública demonstra a seriedade e comprometimento com o qual exerço meu trabalho e é por isso, por este compromisso com o povo paranaense, que me coloco à disposição para defender o interesse do cidadão na Assembleia Legislativa.
Acesse: http://www.emiliabelinati.com.br/
Emilia Belinati 40789
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
1º Evento Político da JSB Curitiba
A juventude do PSB de Curitiba realizou na terça-feira (21/09/2010) seu primeiro evento político que contou com a presença de cerca de 120 jovens.
Estiveram no evento também o candidato a deputado federal - Tico Kuzma 4045, e o candidato a deputado estadual - Hermas Brandão Júnior 40123.
Nosso prefeito - Luciano Ducci, participou também do encontro e pediu apoio aos candidatos.
Sábias e boas palavras foram ditas pelos candidatos, alertando para o voto consciente.
Agradecemos novamente a todos aqueles que participaram e colaboraram para a realização do primeiro encontro da juventude do PSB.
Assinar:
Postagens (Atom)