sexta-feira, 10 de junho de 2011
Para Reflexão !?!?!?!?
Recentemente estreiou o filme "Quebrando Tabu" do diretor Fernando Grostein Andrade que inicia diálogo sobre as drogas, tendo o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso como âncora do documentário.
Porém poucos sabem que no ano passado um projeto independente parecido foi exibido em festivais de cinema pelo Brasil: "Cortina de Fumaça"
A Juventude do PSB de Curitiba, disponibiliza na íntegra o filme "Cortina de Fumaça", que é um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta; a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis inaceitáveis.
O documentário de 94 minutos, traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor Rodrigo Mac Niven gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos; visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaista e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado, o ex-Chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista.
O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.
“O modelo atual de política de repressão às drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabu que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores de drogas em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis à ação do crime organizado”. Relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2009).
Para o diretor, “é preciso instigar os indivíduos a repensarem a sociedade porque ela está em constante mutação. As pessoas desconhecem informações fundamentais que determinam uma política de drogas que interfere diretamente na vida delas, na liberdade delas, na segurança delas. Uma política que ignora princípios e direitos universais de liberdade e soberania. Muita gente está lucrando com isso e quem sofre é a sociedade que não consegue enxergar tamanha é a desinformação”.
"Cortina de Fumaça" é um projeto independente movido pela vontade de colaborar na construção de uma sociedade mais equilibrada e alinhada com os princípios de liberdade, diversidade e tolerância.
O filme foi produzido, escrito e dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven, numa co-produção entre a J.R. Mac Niven Produções e a TVa2 Produções.
Fonte: http://www.cortinadefumaca.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
STF LIBERA MARCHA PELA MACONHA, VAMOS JUNTOS JUVENTUDE, REVOLUCIONAR A POLITICA PUBLICA DE COMBATE AS DROGAS, CHEGA DOS MESMOS BLA BLA BLA, VAMOS AS RUAS LUTAR POR MUDANÇA, NÃO TENHAM MEDO OU VERGONHA, "LIBERDADE DE EXPRESSÃO... DEIXA EU FALAR FPD... EXPRRESSÃO" PARABÉNS PELO BLOG E PELO DOCUMENTÁRIO
Postar um comentário