quarta-feira, 27 de junho de 2012

400 alunos recebem certificado de qualificação profissional

Na última segunda-feira (25) a presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci, participou da entrega de 400 certificados dos cursos profissionalizantes promovidos pelos Liceus de Ofícios. Somente neste ano já participaram mais de 19 mil pessoas.

Segundo Marry Ducci, os cursos são promovidos nas dez regionais respeitando as diferenças e peculiaridades de cada local. A presidente ainda ressaltou que os cursos são totalmente gratuitos e muitas vezes representam a chance do ingresso no mercado de trabalho.

Cursos - ofertados pelos Liceus de Ofícios, são totalmente gratuitos e destinados para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, candidatos ao primeiro emprego, com algum tipo de deficiência e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou nos programas oferecidos pelo município.

 “Meu sonho sempre foi ter uma panificadora. Comecei a frequentar o curso e agora, com a ajuda dos meus dois filhos que também se qualificaram em panificação, isso foi possível”, contou Leo Petry, ex-caminhoneiro que participou do curso oferecido no Liceu Santa Rita, na regional do Bairro Novo. Ele inaugurou a panificadora Café Pão no último dia (23).

Já Edna Maria dos Santos, procurou o curso de cabeleireira no Liceu do Campo Comprido, para melhorar a renda da família. Mãe de cinco filhos, a dona de casa melhorou a situação financeira da família além da sua autoestima. “Comecei com o curso básico de cabeleireiro e logo depois já estava trabalhando como auxiliar. Agora frequento o curso de Manicure e  pedicure. Aprendi a me cuidar e me valorizar mais”, disse.

Entre 2005 e 2010, os liceus capacitaram 262.825 pessoas. Só no ano passado 61.500 pessoas receberam a qualificação. Uma pesquisa realizada no final do ano passado pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), mostrou que 70% dos entrevistados reconheceram que o curso oferecido pelo Liceu foi importante para a sua colocação no mercado de trabalho e 495 que tiveram uma melhoria considerável na renda mensal.

Também participaram do evento a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba Juliana Vosnika; a diretora de Geração de Trabalho e Renda da FAS Deise Caputto;  Cecília Hauer, assessora da Coordenação de Proteção Social Básica da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social;  Marcelo Vosnika, diretor do Sinditrigo;  Gilberto Camargo, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A e a diretora da escola Maria Ruth Junqueira, Léa Pimentel e os vereadores João do Suco, Julieta Reis, Zezinho do Sabará, Jair César, Roberto Hinça, Denílson Pires, Pastor Valdemir Soarez, Sabino Picolo, Serginho do Posto, Odilon Volkman, Emerson Prado e Francisco Garcez.


Nenhum comentário: