sexta-feira, 22 de junho de 2012

Prefeitura autoriza construção de mais um parque na cidade

O prefeito Luciano Ducci assinou nesta quinta-feira (21) a ordem de serviço para o início das obras do Parque Vista Alegre das Mercês. O investimento nas obras será de R$ 5 milhões, numa parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o governo do Estado do Paraná. Serão mais 100 mil metros quadrados de área de preservação e lazer para o curitibano. A área do novo parque equivale ao Parque das Pedreiras onde estão a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera do Arame. 

O Parque Vista Alegre das Mercês será o 25º parque da cidade. Além deles, há 15 bosques, mais de mil praças e jardinetes e cinco reservas particulares, o que contabiliza aproximadamente 25 milhões de metros quadrados de área verde para Curitiba.

Ducci afirmou que a construção de mais esta obra para o benefício da população curitibana está acontecendo graças a parceria com o governador Beto Richa. "Com o novo parque teremos quatro grandes parques em andamento na cidade, o da Vista alegre, Bernardo Meyer, Vila Rigoni e da Imigração Japonesa. São ações na área do meio ambiente que fazem com que Curitiba continue na vanguarda nesta área", disse.

O novo parque ficará entre as ruas Gardênio Scorzato e Luiz Leduc, no bairro Vista Alegre. O local contará com estacionamentos, portal de acesso, recantos, lago, equipamentos de lazer, trilha, bistrô, mirantes, passarela, ponte, sanitários, playground, iluminação e toda a estrutura adequada para o uso da população.

A primeira etapa de obras, que começará imediatamente, terá um custo de R$ 2 milhões e prevê a execução dos serviços de limpeza e terraplenagem, numa área de intervenção de 11 mil m².

Luciano Ducci explicou que este projeto ira atender a uma reivindicação da população. O novo parque alia ações de proteção, manejo e pesquisa. Ele também afirmou que além de oferecer mais uma alternativa de lazer para a população local, cria mias um mecanismo para impedir a ocupação e uso desordenado do solo, preservando assim nossa biodiversidade.

O prefeito também destacou o crescimento no número de parques e bosques na cidade. Hoje são 36 unidades espalhadas pela capital. Além dos 21 parques já existentes na cidade, há três em fase de obras: o Parque da Imigração Japonesa, no Uberaba, e os dois que irão compor o Parque Linear do Barigui: um na Vila Rigoni, Fazendinha, e outro na Rua Bernardo Meyer, na CIC.

Antiga pedreira - Mais que um novo ponto turístico da cidade, o Parque Vista Alegre das Mercês é uma importante reserva ambiental para a cidade. O local, que já abrigou uma pedreira, tem vegetação exuberante, água cristalina e cascata. Além de importante espaço de preservação da flora e fauna, sua área verde também ajuda a garantir a qualidade do ar da região.

Acompanharam a assinatura da ordem de serviço do novo parque a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o deputado estadual Osmar Bertoldi e representantes da comunidade local e da paróquia Bom Pastor.

 

Nenhum comentário: