sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Entrevista da JSB Curitiba com o Vereador e candidato a deputado federal Tico Kuzma sobre 1 ano da Lei Antifumo em Curitiba


JSB: O SR É O AUTOR DA LEI MUNICIPAL QUE PROÍBE O CONSUMO DE CIGARROS E PRODUTOS FUMÍGENOS EM LOCAIS FECHADOS DE USO COLETIVO E DÁ FIM AOS FUMÓDROMOS, SANCIONADA PELO ENTAO PREFEITO BETO RICHA EM 19 DE AGOSTO DE 2009. O QUE MOTIVOU O SR. A PROPOR ESSA LEI?

Trabalhamos pelo cidadão curitibano. Nosso objetivo como vereador da cidade de Curitiba é trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas nos mais variados aspectos. Tanto na iluminação pública, asfalto nas ruas, esporte, lazer, segurança e saúde, temos que fazer a diferença. Temos que trabalhar para honrar cada voto que recebemos nas urnas na hora da eleição.

E nada mais importante do que a saúde das pessoas!

JSB: O SR. É FUMANTE OU JÁ FOI ALGUM DIA DA SUA VIDA?

Não, inclusive sempre fui incentivador daqueles amigos ou parentes que fumavam e estavam tentando largar. Sabemos que para quem fuma, não é fácil largar o vício, mas também constatamos que nenhum ex-fumante se arrepende de ter parado de fumar. Vale a pena o esforço por uma vida mais saudável.

JSB: O ENTAO PREFEITO BETO RICHA SANCIONOU A LEI E OS ESTABELECIMENTOS TIVERAM 90 DIAS PARA SE ADAPTAREM. NO BRASIL, COSTUMA-SE DIZER QUE DETERMINADA LEI "PEGA" OU "NÃO PEGA". O SR. ACHA QUE ESSA LEI "PEGOU" EM CURITIBA?

A restrição ao fumo é uma tendência mundial hoje em dia. A cidade de Curitiba é conhecida como a capital ecológica e nossa população é bem educada e deu o exemplo. Tivemos muito poucas autuações feitas pela vigilância sanitária e hoje, 1 ano após ter entrado em vigência a lei, o número é praticamente zero de bares e restaurantes que descumprem a legislação. Sem sombra de dúvidas, a Lei “pegou”

JSB: ESSA LEI FOI MUITO ELOGIADA PELO FATO DE TRATAR DE ASSUNTO POLÊMICO E SABEMOS QUE UMA PESQUISA REVELA QUE 80% DA POPULAÇÃO APROVOU O ATO. DEIXANDO AS PESQUISAS UM POUCO DE LADO, O QUE SR. SENTIU AO ANDAR PELAS RUAS DA CIDADE? MAIS APROVAÇÕES OU REPROVAÇÕES?

Muito mais elogios. Um fato que me chamou muito a atenção foi que muitas pessoas falaram: "por várias vezes deixei de sair com meus filhos, ir a restaurantes, por causa do ambiente cheio de fumaça." Ou seja, aquele argumento que o movimento cairia neste tipo de estabelecimento não foi verídico. Certamente aquelas famílias que, cientes dos malefícios da fumaça do cigarro, não freqüentavam e levavam seus filhos, a partir da aprovação da lei passaram a freqüentar muito mais esse setor da economia.

JSB: O SR. RECEBEU O APOIO DE VÁRIAS ORGANIZAÇÕES, ENTIDADES E SINDICATOS NO PROCESSO DE APROVAÇÃO DA LEI. COMO FORAM ESSAS CONTRIBUIÇÕES?

Foram muito importantes. Nosso modo de atuar é através do diálogo. Sempre procuramos conversar com todos antes de tomar qualquer atitude. Aprendemos muito com essas instituições, que nos municiaram com estatísticas, dados e informações. O contato com a população e com os técnicos da área da saúde foram o segredo para o sucesso da aprovação dessa lei.

JSB: A CAMARA DE CURITIBA É, POR VEZES, CRITICADA PELO TEOR DOS PROJETOS DE LEI. O SR. FOI ELOGIADO RECENTEMENTE POR COLEGAS VEREADORES PELOS PROJETOS QUE TEM APRESENTADO. QUAIS FORAM OS PRICIPAIS QUE O SR. APRESENTOU?

Sempre trabalhamos pela melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Como estamos em contato direto com as pessoas, escutamos suas reivindicações e trabalhamos para que suas expectativas sejam atendidas. Fui autor da Lei que obriga a identificação de torcedores em estádios, criei o “Padrinho Curitibano”, também fui o autor da lei que estabelece o agendamento telefônico de consultas médicas para paciente idosos ou portadores de deficiências, fui autor da Frente Parlamentar de combate ao craque, entre outros projetos.

JSB: O SR. CARREGA A BANDEIRA DA SEGURANÇA E SABEMOS QUE ESTA COMPETÊNCIA CABE AO GOVERNO DO ESTADO. COMO SE FAZ PARA LEGISLAR NUMA CATEGORIA QUE NÃO CABE ESPECIFICAMENTE AO VEREADOR?

Meu pai foi delegado de polícia. Sempre combateu a criminalidade e morreu assassinado em 2006 numa tentativa de assalto.

Ele sempre foi meu grande exemplo de vida e honestidade e isso me motivou ainda mais a me dedicar a esta área da segurança. Desde então, o combate por mais segurança se tornou uma obsessão para mim. Fui autor de diversas leis relacionadas a área, presidi a Comissão de Segurança na Câmara, fundei o movimento “Basta de Violência”, sempre procurando combater a criminalidade nas suas raízes. A segurança é um direito de todo cidadão, e, cabe a nós parlamentares, representantes legais da população, lutar por este bem mais precioso que temos, a vida.

4 comentários:

Pedro disse...

Nossa Tico MUITO OBRIGADO, agora eu posso voltar das baladas e não preciso jogar minhas roupas pra lavar, e a mulherada não precisa mais lavar o cabelo antes de dormir, eheheheh

Flávia Santos disse...

Graças a vereadores sérios como o Tico Kuzma, nossa saúde é colocada como prioridade na gestão publica! Obrigado vereador pela autoria da lei.

Lucas Braga disse...

Com certeza Tico Kuzma tem meu voto para Deputado Federal e merece ser eleito, essa lei antifumo foi provavelmente uma das leis mais importantes e eficientes dos últimos anos.

Anônimo disse...

Boa sorte em sua campanha tico kuzma, agora se eleito não esqueça da gente do povo curitibano que sempre esteve do seu lado! So esqueceram de mencionar que seu numero é 4045