segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Livro Vozes do Paraná traz Luciano Ducci como um dos personagens



O prefeito Luciano Ducci é um dos homenageados pelo livro Vozes do Paraná 3, lançado na terça-feira (17/08/2010) pelo escritor e jornalista Aroldo Murá G.Haygert, no salão de eventos do Shopping Crystal Plaza. O livro traz o perfil de personalidades do Paraná.

Em um dos capítulos, o autor conta a história do prefeito, sua trajetória profissional, histórias de vida e depoimentos de amigos que convivem de perto com Luciano Ducci. No trecho adiante, Aroldo Murá retrata um momento decisivo da vida do médico, que decidiu se dedicar totalmente ao serviço público. Confira:

“O consultório havia anos vivia apinhado de mães com seus filhos, boa parte deles, bebês. Lá acorriam mulheres de todas as classes sociais, a maioria de bom poder aquisitivo. Naquela tarde do ano 2000, Luciano atendeu à última criança da agenda do dia. Eram 18h30 e avisou a todos: a partir daquele momento, estava fechando a clínica particular. O pediatra especializado em 1983 em Pneumologia na Itália, muito requisitado, finalmente rompia, assim, com o dilema que o vinha afligindo e - por que não dizer? -, até colocando em cheque seus valores humanísticos. E note-se que ele estava então no topo da especialidade em Curitiba, em que só havia outro pneumologista pediatra do mesmo porte, Nelson do Rosário. Mas a despeito disso, já devotava a maior parte do seu tempo à medicina pública, o que lhe criava contratempos para bem atender a clientela particular.

Optou, para alívio seu, pela medicina coletiva, concursado que era da Prefeitura de Curitiba, abandonando definitivamente a particular. Não foi difícil. A opção plena pelo social e o olhar aprofundado nas carências de uma maioria alijada de acesso a bens fundamentais, como a saúde, vinham de muito tempo. Mais precisamente, desde quando aluno de Medicina da Universidade Católica do Paraná (hoje PUCPR), final dos 1970. Ou seria já desde os tempos de criança, convivendo sob a influência católica, na Igreja do bairro Guabirotuba, em Curitiba?

O bairro foi basilar na infância e adolescência de Ducci, embaladas pelo sino do mosteiro chamando as monjas do carmelo local para o ofício das horas, pelos passarinhos e o verde e, também, pelo ritmo cadenciado dos operários entrando e saindo do imenso complexo industrial local, a fábrica de eletrodomésticos.”

O lançamento teve parte da renda destinada ao Centro de Educação João Paulo II, de Laranjeiras, Piraquara, obra educacional referencial, totalmente gratuita, criada por Belmiro e Elizabeth Castor e voltada para população periférica.

O Vozes do Paraná 3, em 250 páginas, apresenta perfis biográficos de paranaenses de grande contribuição na vida do Paraná de hoje. "O livro tem um amplo material biográfico da história de vida de cada enfocado", disse Aroldo Murá.

Além de Luciano Ducci, são personagens do livro: Lylian Vargas e Tulio Vargas; governador Orlando Pessuti; ex-governador João Elísio Ferraz de Campos; crítico literário Wilson Martins; presidente da mantenedora da PUC e da ABEC, irmão marista Dario Bortolini; padre Patrick McGillicudy, da obra Social Projeto N.S.do Perpétuo Socorro; reverendo presbiteriano Jean Carlos Selletti, diretor do Curso de Teologia da Faculdade Evangélica do Paraná; professor e oncologista Cícero Urban, cirurgião Edmilson Fabbri; historiadora Oksana Boruszenko; professor, especialista em judaísmo, Antonio Carlos da Costa Coelho; jornalista Luiz Geraldo Mazza; professor de jornalismo e escritor, Hélio de Freitas Puglieli; socióloga Moema Viezzer; e o agropecuarista Ibrahim Faiad.

Fonte: http://lucianoducci.com.br/

Nenhum comentário: