quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Luciano receberá prêmio da ONU por redução da mortalidade infantil com o Mãe Curitibana

O prefeito Luciano Ducci é o vencedor do Prêmio Américas 2012 na categoria Redução da Mortalidade Infantil, por meio das ações do programa Mãe Curitibana. O prêmio será entregue pelo Instituto das Nações Unidas para Formação Profissional e Pesquisa – UNITAR, durante o Fórum de Competitividade das Américas, na presença de mais de mil líderes do continente, em Cali, na Colômbia, em 25 de outubro.

Luciano Ducci foi premiado pelo trabalho considerado excepcional na implementação de políticas públicas compreensivas para redução da mortalidade infantil e para melhoria nas áreas de educação e saúde, bem como pela redução da desigualdade em Curitiba.

O comitê de jurados deu destaque especial para o “Sistema de Monitoramento de Gestantes e Crianças de Menos de Um Ano de Vida sob Risco de Violência ou Negligência”, que foi considerado modelo para a América Latina e recomendado como estratégia de ação para a redução da mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis.

O sistema de monitoramento de gestantes e crianças menores de um ano em situação de risco para a violência ou negligencia é feito por meio do Programa Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência, em parceria com o Programa Mãe Curitibana e outros programas municipais das áreas da saúde, da educação e da ação social.

Criado em 2000, o sistema permite identificar e notificar situações em que a gestação possa estar sob algum tipo de risco que possa comprometer a vida ou o desenvolvimento da criança. São averiguados desde casos em que a gestante não comparece para fazer um exame pré-natal gratuito, até casos em que é verificado o uso de drogas, ou ainda situações em que a gestante possa estar sendo vítima de algum tipo de violência, física ou moral, na família ou na comunidade onde vive.

Nestes casos, a gestante e o bebê passam a ter atendimento e acompanhamento diferenciados da Rede de Proteção, que notifica e acompanha todos os casos de violência contra crianças e adolescentes até os 18 anos, atendendo aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O Sistema de Monitoramento é mais uma ferramenta para reduzir a mortalidade infantil de Curitiba, que já vem decrescendo nos últimos anos. Este indicador revela a qualidade de serviços de uma cidade e a própria qualidade de vida de uma população”, afirma a médica pediatra Hedi Muraro, coordenadora da Rede de Proteção à Criança e ao adolescente em situação de risco para a violência.

MORTALIDADE INFANTIL EM CURITIBA – POR MIL NASCIDOS VIVOS
2000
2005
2006
2007
2008
2009
2010*
2011*
14,7
11,23
11,94
10,47
10,51
9,86
8,97
8,72
* Dados preliminares

MÃE CURITIBANA
A política combate à mortalidade infantil e materna traduzida no programa Mãe Curitibana, permite que Curitiba reduza sistematicamente a taxa de mortalidade infantil, por mil nascidos vivos, e registre atualmente a menor taxa de mortalidade infantil entre as capitais: 8,72. A meta para os próximos anos é reduzir a mortalidade infantil para menos que 8 casos por 1.000 nascidos vivos.

O Mãe Curitibana também foi um dos vencedores da etapa latinoamericana do concurso internacional de boas práticas para maternidade segura, prêmio promovido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012.

Nenhum comentário: