sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Rubens dedica prêmio pela redução da mortalidade infantil aos servidores municipais


Ontem (12) em um encontro com assistentes sociais, o candidato a vice-prefeito da Coligação Curitiba Sempre na Frente, Rubens Bueno, dividiu com os servidores da Prefeitura de Curitiba o mérito pelo Prêmio Américas 2012 na categoria Redução da Mortalidade Infantil. O prefeito Luciano Ducci receberá do Instituto das Nações Unidas para Formação Profissional e Pesquisa – UNITAR, durante o Fórum de Competitividade das Américas, na Colômbia, em 25 de outubro.

Ducci foi premiado pelo trabalho considerado excepcional na implementação de políticas públicas compreensivas para redução da mortalidade infantil e para melhoria nas áreas de educação e saúde, bem como pela redução da desigualdade em Curitiba. “Em cada prêmio de Curitiba está o trabalho dos servidores públicos, que trabalham com amor”, afirmou Bueno.

O comitê de jurados responsável pela escolha deu destaque especial para o “Sistema de Monitoramento de Gestantes e Crianças de Menos de Um Ano de Vida sob Risco de Violência ou Negligência”, considerado modelo para a América Latina e recomendado como estratégia de ação para a redução da mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis.

O sistema de monitoramento de gestantes e crianças menores de um ano em situação de risco para a violência ou negligencia é feito por meio do Programa Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência, em parceria com o Programa Mãe Curitibana e outros programas municipais das áreas da saúde, da educação e da ação social.

O Prêmio Américas é uma iniciativa conjunta do Instituto para Formação Profissional e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR) e Centro de Treinamento de Autoridades Locais (Cifal Atlanta), com apoio do Carter Center e do Instituto Internacional Metrópolis. O prêmio confere distinção a personalidades públicas das Américas que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da sociedade e que alcançaram progresso tangível em atingir os Objetivos do Milênio estabelecidos pelas Nações Unidas.

Neste ano, o comitê de jurados avaliou projetos de 17 países do continente e selecionou oito ganhadores, com base em base a critérios de desempenho e impacto, sustentabilidade dos programas, inovação, manutenção de padrões éticos, estabelecimento de parcerias público-privadas.

Mãe Curitibana - A política combate à mortalidade infantil e materna traduzida no programa Mãe Curitibana, permite que Curitiba reduza sistematicamente a taxa de mortalidade infantil, por mil nascidos vivos, e registre atualmente a menor taxa de mortalidade infantil entre as capitais: 8,72.

O Mãe Curitibana também foi um dos vencedores da etapa latinoamericana do concurso internacional de boas práticas para maternidade segura, prêmio promovido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012.

Nenhum comentário: