segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Luciano Ducci e Beto reforçam a segurança na Vila Osternack com nova UPS

Hoje (3) Curitiba ganhou a sétima Unidade do Paraná Seguro (UPS), ampliando a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba em levar mais segurança aos bairros da cidade. Desta vez a comunidade beneficiada é a da região da vila Osternack, no Sítio Cercado.

Desde o início da madrugada mais de 300 homens das Polícias Militar e Civil, além de agentes da Guarda Municipal ocupam a região do Osternack e das vilas vizinhas, onde vivem mais de 20 mil famílias.

“Os curitibanos já perceberam que os casos de violência e de criminalidade caem vertiginosamente nos locais onde foram instaladas as seis primeiras UPS. As pessoas agora vivem com mais segurança e o comércio pode abrir as portas com tranquilidade até mais tarde”, disse o prefeito Luciano Ducci, que é candidato à reeleição pela Coligação Curitiba Sempre na Frente.

A Vila Osternack, no Sítio Cercado, foi escolhida porque apresenta quase 9% do índice de homicídios de Curitiba, de acordo com Secretaria de Estado da Segurança Pública. Com a nova UPS, também serão atendidas as vilas próximas do bairro Ganchinho.

A metodologia de implantação das UPS prevê uma fase inicial, de inteligência policial, para identificar pontos de tráfico de drogas e cenas de uso de entorpecentes e prender os traficantes que atuam nesses locais. Nas semanas anteriores à implantação da UPS Osternack, foram presas 37 pessoas e feitas várias apreensões de drogas. Na etapa atual, os organismos de segurança, como as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal de Curitiba fazem o chamado “congelamento” da área, com viaturas nas saídas de cada área e abordagem de pessoas.

Ao longo dos próximos dias, os policiais trabalharão em turnos em diferentes áreas de cada vila, fazendo abordagem de veículos suspeitos, na busca de carros furtados e roubados, e busca por criminosos procurados.

Na próxima etapa, a UPS será instalada oficialmente, com a designação de um grupo permanente de policiais especialmente treinados em policiamento comunitário e a começa a implantação de novos serviços públicos, em parceria com a prefeitura e outras entidades.

Os policiais farão visitas em cada moradia, estabelecendo contato com as famílias e explicando a nova filosofia de trabalho, que pressupõe proximidade e colaboração entre polícia e comunidade, com o objetivo comum de reduzir a criminalidade.

A instalação das UPS é uma das ações do programa Paraná Seguro, que prevê a contratação de 10 mil policiais (civis, militares e bombeiros) até 2014, além de investimentos na modernização de equipamentos e de viaturas, implantação de módulos móveis e construção de delegacias cidadãs
.
Até o fim deste ano, Curitiba terá dez UPS e posteriormente o programa será levado à região metropolitana da capital e grandes cidades, como Londrina.

Obras - Na região do Osternack e ao longo da rua Eduardo Pinto da Rocha, que está sendo revitalizada, a Prefeitura está construindo mais de 3 mil imóveis, que aumentar o número de pessoas que vivem perto da nova UPS.  “A Prefeitura está instalando serviços e equipamentos como creches, unidades de saúde, asfalto e nova iluminação nas ruas, para melhorar ainda mais a qualidade de vida destas pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.

Como complemento das ações de segurança, a Prefeitura de Curitiba também está melhorando a infraestrutura da região, com troca da iluminação das áreas da vila coberta pela UPS, a implantação de asfalto novo nas ruas.

Confira os equipamentos sociais que existem na Vila Osternack:
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Madre Teresa
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sambaqui
Escola Municipal Sobral Pinto
Escola Municipal Cecilia Mª Westphalen
Centro de Educação Infantil (CEI) Carlos Drummond de Andrade
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Osternack
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Alencar
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jequitibá
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sonho de Criança
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Novo Horizonte
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ciro Frare
Armazém da Familia Osternack
Unidade de Saúde Osternack
Unidade de Saúde Sambaqui
Academia ao Ar Livre (Rua Hussein I. Omairy)
Pavimentação da rua Eduardo Pinto da Rocha, do Alto Boqueirão até o Umbará

Nenhum comentário: