segunda-feira, 9 de julho de 2012

Curitiba tem a 11ª Unidade de Atendimento Social

Na última sexta-feira (6) as 349 famílias que vivem na região do Moradias Alto Bela Vista do Passaúna, no bairro Augusta, ganharam uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS). Esta é a 11ª unidade entregue pela administração municipal.
Ela será responsável pelo atendimento das comunidades do Alto da Bela Vista, Diadema e Sabará. O equipamento é vinculado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Barigui que atende a 4.307 famílias.
“Hoje atendemos todo o território de Curitiba. Nos 45 CRAS o nosso serviço é referência no Brasil. Agora, com as Unidades de Atendimento, conseguimos chegar ainda mais perto das comunidades”, afirmou Maria de Lourdes San Roman, superintendente da Fundação de Ação Social (FAS).
“A Prefeitura nos tirou da área de risco e juntamente com a FAS e a Cohab construiu nossas casas que hoje são nossas riquezas. Agora ganhamos esta unidade de atendimento, que irá oferecer cursos para as mulheres”, contou Leonina de Oliveira, liderança do Bela Vista do Passaúna.
A nova Unidade de Atendimento foi construída pela Cohab e entregue à FAS para atender as famílias realocadas da área de ocupação Bela Vista II e Bolsão Sabará para o novo Conjunto Habitacional Moradias Alto Bela Vista.
A professora aposentada, Soeli Oliveira, já participa dos grupos de convivência coordenados pela FAS há dois anos e que isso mudou a sua vida. “Depois que entrei no Grupo Esperança comecei a viver. Sempre tive medo de ser uma velhinha que fica em casa tricotando sozinha mas no grupo a gente sai, aprende. Quero participar aqui da Unidade de Atendimento também”, afirmou.
“Os trabalhos oferecidos pela FAS ajudam principalmente as mulheres. Aqui conversamos, nos informamos e aprendemos novas técnicas de trabalho”, frisou a costureira Maria da Graça Silva.
Nova Sede – Também foi entregue nesta sexta, a nova sede do CRAS Guaíra, que realiza o atendimento das comunidades dos bairros Guaíra, Fanny e Lindóia. A antiga sede funcionava desde abril de 2010 em um imóvel cedido pelo Centro Social Guaíra. Agora, com a mudança de endereço, o imóvel com mais de 200 m² alugado e equipado pela Fundação de Ação Social passará a atender também os moradores do Parolin, integrantes da Associação de Catadores e Material Reciclável Táxi.
Também participaram das solenidades os secretários de Relação com a Comunidade, Fernando Guedes; Antidrogas, Hamilton Klein e de Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Richa.


Nenhum comentário: