sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura inicia a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida

Quarta-feira (11) a Prefeitura iniciou a reforma do Terminal Santa Cândida que vai ganhar mais quatro mil metros de área construída, com novas plataformas de embarque e desembarque e novas áreas de comércio e serviços. Esta é mais uma obra de mobilidade urbana que está em andamento em Curitiba.

A ampliação é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, em Curitiba, que prevê também a reforma da Avenida das Torres e a construção da trincheira da rua Guabirotuba e do viaduto estaiado. Um investimento de R$ 181 milhões.

A reforma do terminal - que ficará com 12,6 mil metros quadrados -  está orçada em R$ 11,3 milhões e vai permitir a ampliação da integração do transporte com municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte que vai ligar o terminal à Praça do Japão.

Com o início das obras, os biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso, no sentido Centro, vão parar na plataforma no sentido bairro, com mudanças também nos pontos de parada dos alimentadores Maracanã (que agora pára em frente ao ponto da linha Bairro Alto) e  Banestado/California, que pára atrás do ponto do Interbairros III.

Por enquanto, não há alteração em outros pontos de parada no terminal ou no funcionamento das lojas e Armazém da Família que serão  relocados em outra etapa da obra. Nesta fase, está sendo retirado o pavimento na plataforma do biarticulado no sentido Centro. A próxima etapa será a construção de muro de arrimo necessário para ampliação do terminal. 

Com a reforma, o Santa Cândida terá também uma nova área de comércio e serviço, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. Esta nova área vai ficar no subsolo, onde também funcionará o Armazém da Família permitindo tráfego de carga e descarga de produtos fora da área de passagem de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo, e nova iluminação, além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.

Nenhum comentário: