sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sítio Cercado recebe sexta central de Raio X da cidade

Na última quarta-feira (4) com a abertura do anexo de raio X médico e odontológico do Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) Sítio Cercado, a Prefeitura consolidou o complexo de unidades descentralizadas de radiografias. Está é a primeira do Brasil a ser interligada online com uma central de laudos.

Segundo secretária Municipal de Saúde, Eliane Chomatas, este é mais um avanço da Prefeitura para garantir um atendimento cada vez mais de qualidade para quem usa a rede pública de saúde, referindo-se a programas inovadores como o Mãe Curitibana, Mulher de Verdade, de prevenção à violência contra à mulher e anterior à Lei Maria da Penha, e Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência.

O complexo - Contam com o novo setor os CMUMs Boa Vista, Cajuru, CIC, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado. Juntos, eles representam um investimento de R$ 6,5 milhões em recursos próprios e do governo estadual e têm capacidade para fazer 12 mil radiografias médicas e 3 mil odontológicas por mês.

A aposentada Alexandrina Ferreira de Andrade, de 64 anos, gostou da novidade. Frequentadora das atividades para idosos na Unidade de Saúde São João Del Rey, onde também faz acompanhamento médico, diz que não precisará mais ir até os hospitais da região central para fazer a checagem de rotina das condições dos pulmões e da coluna. “Um dia, quando passei mal, fui de ambulância. Se fosse hoje, seria bem mais fácil e rápido”, compara.

Os serviços de Raio X estão interligados à Central de Laudos do Hospital do Idoso Zilda Arns, de onde 12 radiologistas distribuídos em plantões envia laudos para os serviços instalados nos CMUMs (que demandam o exame em caráter de urgência) e unidades básicas (que agendam o Raio X como procedimento eletivo).

Cada um tem 173 metros quadrados mobiliados e com aparelhos de diagnóstico por imagem, distribuídos em salas de para Raio X médico, Raio X odontológico, consultório odontológico e  espera comum.

Nenhum comentário: