segunda-feira, 30 de julho de 2012

Luciano vai ampliar programa de hortas comunitárias de Curitiba

Na última sexta-feira (27) o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição pela coligação Curitiba Sempre na Frente, adiantou que vai ampliar o programa de hortas comunitárias de Curitiba. “Hoje, vizinhos, comunidades e grupos de moradores interessados em ter uma horta coletiva já contam assistência técnica da prefeitura, mas vamos ampliar o programa com mais incentivos, mais insumos, entre outras medidas”, disse Luciano.

Em Curitiba já são 1,4 mil hortas comunitárias apoiadas pela prefeitura, envolvendo cerca de 9 mil pessoas, numa área de cultivo de 250 hectares de terra. Nas hortas são cultivadas mais de 33 variedades de verduras e legumes.

A Prefeitura fornece alguns insumos, técnicas de preparo de solo e de plantio, avaliação prévia e acompanhamento da produção. Cada grupo tem apoio institucional pelo prazo de um ano.

“A Secretaria do Abastecimento, com agrônomos e técnicos, vai ampliar o suporte necessário a famílias interessadas em transformar terrenos ociosos em áreas de produção de alimentos”, destaca Luciano.

O prefeito destaca as inúmeras vantagens das hortas que vão além da produção de alimentos. “É um método barato de ocupar terrenos baldios, que muitas vezes viram depósitos de lixo e de foco de mosquito”, disse.

“As hortas também evitam a impermeabilização do solo, um problema grave nos grandes centros urbanos, além de ser um exercício de cidadania quando envolve grupos de pessoas”, completa.

Para receber o apoio, basta ter um grupo de pessoas interessados e a autorização do proprietário do terreno. Condomínios, escolas, instituições podem participar do programa.

Junto com o projeto Lavoura - que atende pequenos produtores rurais - a produção nas hortas comunitárias e dos pequenos produtores chegou a 4,7 mil toneladas em 2011. A produção é destinada tanto para consumo das famílias, como para comercialização do excedente.

Nenhum comentário: