quinta-feira, 19 de julho de 2012

Luciano vai criar mais 7,5 mil vagas em creches até 2016

O prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição da Coligação Curitiba Sempre na Frente, vai criar mais 7,5 mil vagas em creches, atendendo toda a fila de Curitiba até 2016. Luciano disse, em entrevista ao programa Conversa Especial da ÓTV, na noite de terça-feira (17), que com abertura destas vagas vai antecipar em quatro anos a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), para que metade das crianças das cidades brasileiras sejam atendidas por creches municipais, até 2020.

“Curitiba tem maior rede de creches do Brasil, proporcional a sua população, e está ampliando para atender bairros que estão crescendo, como Ganchinho e Tatuquara”, disse o prefeito, que também deu entrevista ao G1 Paraná. Luciano destacou que Curitiba é também referência na qualidade de ensino, sendo a melhor capital do Brasil segundo o MEC.

Outro compromisso de Luciano é retirar todas as famílias que vivem na miséria em Curitiba. Segundo a Prefeitura, existem 12,7 mil famílias, que ganham menos de R$ 70 por pessoa. “Curitiba já mostrou que isso pode ser feito, ao reduzir em 65% a miséria, no período de seis anos”, disse.

Para atingir este compromisso, Luciano vai retirar todas as famílias que vivem na beira do rio, dar prioridade para que coloquem os filhos em creches, oferecer cursos de capacitação nos Liceus de Ofícios e atendê-las no programa Família Paranaense, além de dar acesso à rede de abastecimento dos Armazéns da Família.

Mobilidade - O prefeito também anunciou novidades pra o transporte público com a criação de faixas exclusivas para atender a linha Inter 2, que atualmente transporta 80 mil passageiros por dia. Outra novidade é a implantação do Ligeirão Centenário/Campo Comprido, para diminuir o tempo das viagens. Luciano também anunciou que as obras do metrô vão começar no fim do ano.

Para melhorar o trânsito, o prefeito disse que está implantando o Sistema Integrado de Mobilidade, que terá câmeras de monitoramento e painéis indicando as condições do trânsito. Outra ação é s série de obras que melhoram a malha viária, como o viaduto estaiado, trincheiras, a ampliação da Marechal Floriano Peixoto e obras em ruas comerciais.

Na área de Segurança, Luciano destacou a parceria da Prefeitura e a presença da Guarda Municipal nas instalações das Unidades Paraná Seguro (UPS) nos bairros. Já foram seis unidades, quatro delas nessa semana na CIC, e até o fim do ano serão 10 UPS. Cada bairro terá um módulo policial móvel, 75 no total, e mais batalhões da PM.

A Prefeitura também fará sua parte e instalará um total de 1.072 câmeras, das quais 622 já estão licitadas e serão instaladas nos terminais e estações-tudo. Algumas centrais de operação também estão sendo montadas para o sistema de vigilância da Guarda e da PM.

Nenhum comentário: