terça-feira, 10 de julho de 2012

Terminais e estações-tubo terão câmeras de monitoramento

Até julho de 2013 a Rede Integrada de Transporte passará a contar com câmeras de monitoramento nos 21 terminais urbanos, no Terminal Guadalupe e nas 364 estações tubo que compõem o sistema. No total serão 622 câmeras já licitadas pela Prefeitura, que fazem parte de projetos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em implantação pela Prefeitura.

Além das câmeras em estações e terminais, os ônibus também estão ganhando mais segurança. Em operação a partir de abril, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs já faz o monitoramento on-line de todos os ônibus do sistema. Técnicos, agentes e fiscais do transporte acompanham cada ônibus em tempo real, podendo entrar em contato ou receber mensagens do motorista a qualquer momento.

Os ônibus contam com computador de bordo, GPS e  dispositivos acoplados à parte elétrica que permitem o monitoramento tanto no CCO na Urbs, quanto nas própria empresas operadoras, o que agiliza intervenções que sejam necessárias.
Numa próxima etapa, prevista para ser iniciada ainda neste ano, também policiais do Batalhão de Trânsito e guardas municipais vão ficar no CCO, acompanhando on-line o  que acontece no trânsito e no transporte coletivo da cidade. 

 Além de melhorar a operação e o planejamento do transporte coletivo, o CCO também amplia a segurança de motoristas, cobradores e usuários. Os motoristas dispõem de um painel através do qual podem enviar mensagens ao CCO e à empresa comunicando situações de emergência e solicitando auxílio ou orientação. 

No Centro Operacional os técnicos têm condições de saber de imediato qualquer alteração na operação, como por exemplo se o ônibus está parado fora do ponto, se está parado há mais tempo que o devido, se faz alterações na rota ou qualquer mudança não prevista.

A Urbs também está desenvolvendo estudos para implantação de câmeras de monitoramento dentro dos ônibus ampliando ainda mais as medidas já em andamento para melhorar a operação e garantir mais conforto e segurança ao usuário.
 

Nenhum comentário: