sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CANDIBOOK - Portal dos candidatos



Os eleitores paranaenses ganharam desde quarta-feira (01/09/2010), uma poderosa ferramenta para ajudar a escolher em quem votar nas próximas eleições. Estreia no site do Voto Consciente da RPC TV/Gazeta do Povo o Portal dos Candidatos – Candibook –, onde os internautas poderão conhecer melhor os postulantes a cargos públicos no pleito do dia 3 de outubro.

O portal trará um perfil completo de cada candidato (formado a partir de um questionário padrão), foto, nome e número de urna, além de um grande diferencial: uma entrevista em vídeo de aproximadamente dois minutos com os concorrentes.

São quase mil páginas, uma para cada candidato a deputado estadual, federal, senador e governador no Paraná. Até agora já foram construídos mais de 900 perfis dos candidatos, com cerca de 400 entrevistas em vídeo, que somam cerca de 13 horas de material gravado.

A equipe de seis integrantes se revezou em dois turnos para entrar em contato com todos os candidatos de cada um dos 26 partidos (todos foram avisados oficialmente, com entrega de regulamento em mãos).

No site, o eleitor poderá saber qual é o partido do candidato, onde nasceu, cidade onde vive atualmente, qual é a religião que segue, para qual time torce e se já ocupou cargo público. Além disso, nas entrevistas em vídeo será possível saber um pouco mais a fundo quais são as propostas e as intenções de cada candidato. Também haverá links para as páginas pessoais de cada candidato, como sites, blogs e mídias sociais (Twitter, Orkut e Facebook).

Consulta

O editor-executivo de Vida-Pública da Gazeta do Povo, Eduardo Aguiar, resume o objetivo do projeto: “A intenção é oferecer ao eleitor uma boa fonte de consulta sobre os candidatos. Ao contrário do horário eleitoral no rádio e na tevê, o Portal permite que o cidadão se informe a respeito dos postulantes a cargos públicos a qualquer hora, sempre que desejar. E de forma ainda mais aprofundada quando começarem a ser publicadas as entrevistas em vídeo.”

Silvia Zanella, editora-executiva de Internet, ressalta o momento que o mundo da comunicação vive com os vários formatos que a internet permite. “As eleições deste ano são consideradas da era da internet e das mídias sociais. O objetivo do projeto foi ser o mais multimídia possível e, dentro desse espírito, procuramos construir uma verdadeira teia de informações.”

O portal poderá, se usado em todo o seu potencial, ser um aliado dos eleitores durante o mês que antecede o pleito. “Com todas essas informações em mãos, esperamos que o Candibook seja um companheiro fiel do eleitor neste período pré-eleitoral”, completa Eduardo Luiz Klisiewicz, editor do Candibook.

Parceria

Aguiar também destaca a importante parceria com o site Vigilantes da Democracia, um projeto da rede de Participação Política, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que monitora o trabalho dos atuais deputados estaduais, federais e senadores. “É uma ótima ferramenta para ver como se comportou o parlamentar durante o mandato”, diz.

Os candidatos que ainda não responderam o questionário nem gravaram entrevista e quiserem participar do Portal dos Candidatos podem entrar em contato pelos telefones (41) 3321-5694 (41) 3321-5695 (41) 3321-5837 ou pelo e-mail portaldoscandidatos@gazetadopovo.com.br.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/