sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O poder da internet nas eleições 2010



Em epóca de eleições, estamos acostumados a esperar o fim do jornal nacional e começar a propaganda política. Ou então passear pela cidade e ver carros adesivados, pessoas com camisetas, faixas nas ruas e os famosos “santinhos”.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o maior acesso a internet e o sucesso das mídias sociais, a última eleições nos Estados Unidos mostraram que esse panorama deve mudar: a propaganda política na internet, mais conhecida como marketing digital político, veio para ficar e mais; veio para decidir as eleições.

O presidente Barack Obama, quando ainda estava nas prévias, só sobreviveu a esse período graças ao mais novo método de angariar fundos para a campanha: a doação eletrônica.

Como num e-commerce, você clica, decide entre boleto ou cartão de crédito, e realiza sua doação. Simples assim.

Obama utlizou outras ferramentas na internet para vencer as eleições. A principal delas foram as mídias sociais.

Fazendo os eleitores sentirem-se “próximos” de seu candidato, Obama se tornou um deles. Essas pessoas viam o candidato como se fosse mais no mundo virtual. Alguém como eles. Muito diferente dos “superstars” que os candidatos a presidência parecem ser.

Utilizando uma estratégia de quando ainda era um líder comunitário, ele usou e abusou de um aparelho acessível a todos e que agrantia tanto agilidade nas ações de campanha como velocidade na comunicação com os eleitores: as mensagens para aparelhos celulares.

De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, a internet já influencia mais o eleitor do que os poderosos jornais e revistas, ficando atrás apenas da televisão (por enquanto).

Portanto, provavelmente você irá se lembrar do ano de 2010 como o ano em que a internet mudou a cara da política no Brasil.

Fonte: http://www.magoweb.com/

Nenhum comentário: