segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tico Kuzma 4045 - Candidato a deputado federal


1- Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Leônidas Edson Kuzma nasceu em 23 de julho de 1971, em Curitiba, capital do Paraná. Tico Kuzma, como é conhecido, é o segundo filho do casal Leônidas e Lindamir Kuzma.

Sempre morou em Curitiba. Durante sua infância, conheceu muitas cidades do Paraná, pois acompanhava seu pai, que era delegado de polícia, em viagens por cidades onde trabalhava. De família tradicional e muito religiosa, Kuzma diz que Deus e a família são os grandes alicerces da sua vida.

Tico Kuzma cursou Eletrônica no Cefet-PR. Freqüentou também as aulas do curso de Administração de Empresas das Faculdades Santa Cruz, onde se formou.

Trabalhou como representante comercial da Batavo, já atuou como fiscal federal do CREA-PR, como técnico da Empresa Yok Equipamentos e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria.

Sua estréia na política foi em 2004, quando se elegeu vereador, com 3.199 votos, sendo o eleito com menos votos. Dois anos mais tarde, foi candidato a deputado estadual, não sendo eleito. Porém, com 18.807 votos, ficou entre os dez mais votados na capital.

O seu pai, que é o seu grande exemplo de vida e honestidade, foi assassinado em um assalto, em 2006, fato que deixou o vereador obstinado em lutar por mais segurança e paz. Por isso, criou a Campanha Basta de Violência - Queremos mais Segurança no Paraná e também aderiu ao Movimento Nacional Luta Sim – Luto Não.

Em 2008, Tico Kuzma, com 7.298 votos, reelegeu-se vereador pelo PSB. Diz que um vereador deve ter sempre em mente o princípio de zelar pela coisa pública; que a política deve ser um instrumento transformador da vida das pessoas e que está tentando colaborar para transformar e melhorar a vida do povo de Curitiba.

2 - Por que quer ser deputado estadual/federal ?

Aceitei o convite e desafio do nosso prefeito Luciano Ducci para ser candidato a deputado federal.

Primeiro por que o PSB não tem nenhum deputado federal , e é muito importante para o PSB, para Curitiba e para o Paraná termos um representante na Câmara Federal.

Segundo, por que acredito que a experiência como vereador da capital me deu experiência e me capacitou para poder desempenhar um bom trabalho na Câmara Federal.

Sinto-me preparado e capacitado para dialogar, reinvidicar e brigar pelo nossa gente e pelo nosso Estado. Atualmente não temos o respeito que nosso Estado merece. O povo paranaense trabalha muito, colabora bastante e paga muitos impostos, mas não recebe a devida atenção do Governo Federal.

A união dos nossos representantes políticos ao lado da gente do Paraná é muito importante para encontrarmos soluções e novas propostas para um novo Paraná. Juntos vamos garantir um futuro melhor para nossas famílias.

3 - Quais são suas principais propostas para o povo paranaense ?

Buscarei entre outras coisas, defender as famílias do Paraná, apresentando propostas e buscando recursos para a educação, saúde e segurança das famílias.

* redução dos impostos federais que incidem nos custos do transporte coletivo, para baixar o valor das passagens.
* Regulamentação da emenda 29, para que os recursos da Saúde não sofram desvio de finalidade.
* Mais recursos federais para a Segurança Pública.
* Incentivos para a mobilidade em bicicleta e a pé. Buscando recursos para a revitalização das calçadas.
* Propor a Criação de um Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
* e muito mais propostas construidas ouvindo as pessoas.

4 - Tem projetos, idéias, especialmente para os jovens ?

* Ampliação dos CAPS e das Comunidades Terapêuticas e dos leitos hospitalares para tratamentos dos dependentes quimicos.
* Construção de mais salas de aula para o ensino médio.
* Criação de cursos profissionalizantes no segundo e terceiro ano do ensino médio.
* Nova lei antifumo federal.
* Programas de promoção à saúde.
* Mais investimentos federais para promoção do esporte e lazer.

5 - Deixe aqui, sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Tudo na nossa vida é política e infelizmente muitos não acompanham a política de perto. Parabéns a você que esta lendo esta entrevista, o voto consciente é muito importante.

Você é especial e muito importante para fazermos a diferença em nossa cidade e nosso país.

Precisamos do seu voto para defendermos a nossa bandeira de " é mais família , é mais segurança".

Entretanto, tão importante quanto escolher bem um candidato e acompanhar o seu trabalho depois de eleito.

Assim peço que me ajude agora e depois também , apresentando idéias, sugestões e criticas.

Um abraço,

Tico Kuzma 4045

Um comentário:

Unknown disse...

Votar em Tico Kuzma, é ter a certeza de ter seu voto bem aplicado. Estudei por 4 anos na Faculdade Sta Cruz com ele, e segui de perto sua luta para chegar onde esta e lutar por uma Curitiba melhor.Homem dedicado e defensor de seus ideais, politico trabalhador e honesto. Um grande abraço.
Charles (Gerente Administrativo)