segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gustavo Fruet 456 - Candidato a Senador



1 - Conte um pouco de seu histórico – pessoal (se desejar) e profissional ?

Nasci em Curitiba, onde também fiz toda a minha formação escolar e acadêmica. Tenho 47 anos e sou formado em Direito pela UFPR, mesma instituição onde concluí mestrado e doutorado, também em Direito. Depois de atuar alguns anos nessa área, em 1996 fui eleito para meu primeiro cargo eletivo – o de vereador em Curitiba. Dois anos depois, meu pai, Maurício Fruet (que nos anos 80 foi prefeito de Curitiba) era candidato a deputado federal e faleceu inesperadamente a poucos dias das eleições. Atendendo a um apelo de amigos e lideranças políticas, aceitei o desafio de assumir a candidatura e fui eleito para o primeiro mandato de deputado federal. Depois fui reeleito em 2002 e em 2006, quando tive a honra de ser o deputado federal mais votado do Paraná, recebendo a confiança de mais de 210 mil paranaenses.

2 - Por que quer ser Senador ?

Não faço política por apego a cargos ou funções, mas movido por uma paixão lúcida e pela crença de que esta é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Este ano recebi a convocação do meu partido para disputar o Senado e, depois de três mandatos de deputado federal, avaliei que era hora de enfrentar este desafio. Acredito que posso colaborar para que o Senado, desgastado depois de tantos escândalos, resgate o seu verdadeiro papel, que é o de fazer boas leis e fiscalizar os atos do governo e a utilização de recursos públicos. Também quero ajudar o Paraná a recuperar o espaço merecido na federação, com projetos e recursos que favoreçam o desenvolvimento do Estado.

3 - Quais são suas principais propostas para o estado do Paraná ?

O Paraná precisa, antes de mais nada, restabelecer a harmonia na relação entre o governo estadual, o governo federal e os representantes do Estado no Congresso Nacional. Nos últimos anos, a postura do governador estimulou o conflito e a divergência. Precisamos trabalhar pela convergência, superando divergências políticas pelo bem do Paraná. Entre as minhas propostas para o Estado está a mudança na cobrança do ICMS da energia, que hoje vai para os estados onde a energia é consumida. São R$ 800 milhões a mais por ano para o Paraná, que podem ser investidos em educação, saúde, segurança. Também precisamos garantir que o Paraná seja beneficiado pelo pré-sal e trazer mais recursos federais para investimento em infraestrutura, educação, tecnologia, saúde e segurança.

4 - Tem projetos, ideias, especialmente para os jovens ?

Quero ser o senador da educação – e não há nada que possamos fazer de melhor pelos nossos jovens do que garantir a eles o acesso a uma educação de qualidade. No Senado vou trabalhar para destinar à educação parte dos valores arrecadados com contribuições sociais, para que estados e municípios possam investir mais em educação e pagar melhor os professores. Vou defender também o aumento das vagas em cursos técnicos profissionalizantes, para que os jovens possam se preparar para o mercado de trabalho. Outra preocupação é garantir melhores condições de segurança. O Brasil perde milhares de jovens para a violência todos os anos. Vou trabalhar por mais recursos para a segurança, a fim de proteger os nossos jovens da violência e das drogas.

5 - Deixe aqui sua mensagem final aos nossos leitores do blog:

Fico muito feliz quando vejo jovens interessados em política. Apesar de todo o desgaste sofrido pela atividade política, em função de tantos escândalos, é importante saber separar o joio do trigo e entender que a política é uma atividade digna e necessária. Omitir-se é abrir espaço para os mal intencionados. Por isso, faço um apelo aos jovens para que participem e se informem sobre a trajetória de cada candidato. Coloco a minha trajetória para o julgamento do eleitor. São 14 anos de atividade política em que tenho procurado agir com responsabilidade, coerência e firmeza. Tenho a honra de ter o reconhecimento de entidades como o Diap, que há oito anos inclui meu nome na lista dos 100 parlamentares mais influentes, e de jornalistas e internautas que há quatro anos me conferem o Prêmio Congresso em Foco. Lembro que este ano vamos votar duas vezes para senador e espero contar com seu apoio.

Acesse: http://www.gustavo456.com.br/

Gustavo Fruet 456

Nenhum comentário: